Por que me sinto insegura quando não estou com meu namorado?

Feita por >Fefa · 15 jul 2021 Dependência emocional

Tenho 36 anos e estou namorando um pouco mais de 3 anos . De uns tempos pra cá e principalmente por causa do afastamento devido a pandemia, eu tenho ficado insegura no relacionamento. Meu namorado tem 64 anos , ele é bastante paciente comigo pois ele sabe que tenho baixa auto estima e complexo de inferioridade, fora minha visão distorcida de mim que todos dizem que tenho, pq dizem que tenho as pernas grossas mas eu não as vejo assim , entre outras coisas , só dei um exemplo. E por conta dessas coisas, me sinto insegura quando tem uma mulher mais bonita e com o corpo mais bonito,por perto. ele não é de ficar olhando pra outras mulheres e não é um cara safado, ele me respeita, é fiel e me trata bem, me ama. mas ja tivemos discussões, quase terminamos e depois de uma conversa tudo fica bem entre nós dois . Mas sempre que não estou com ele eu fico insegura, com todas essas questões.... parece até algo irracional. Isso tudo me dói me faz chorar me dá desespero . Eu tinha começado a fazer terapia mas tive que parar pq fiquei desempregada .. só queria uma luz
Obrigada

A melhor resposta 19 JUL 2021

oi! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que vou lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

11 AGO 2021

Fefa, voce precisa confiar mais em si mesma e não se importar com os outros, não ouça os comentários dos outros.
Voce não veio aqui para se comparar com os outros, veio aqui para se realizar e ser feliz. Cada um de nós é um ser diferente, com seus próprios gostos e preferências. Além do mais, o corpo é apenas uma embalagem onde guardamos dentro dele a nossa alma.
Precisa sim descobrir quem voce é, qual a tua identidade, o que veio fazer aqui e saber como voce se enxerga.
A visão que tem de voce mesma está distorcida pela visão dos outros. Por isso a insegurança
Precisa aumentar teu amor-próprio, amar a voce mesma, fazer o que prefere e não fazer só o que os outros gostam.
Faça Psicoterapia para ser auxiliada nesta etapa inicial.
Abraços

5817 respostas

19 JUL 2021

Oi, sinto muito saber que está passando por isso, Fefa.

A maneira como você fala fica muito claro que entende racionalmente sobre sua baixa autoestima e a percepção distorcida que tem sobre si mesma, saiba que reconhecer isso é um passo importante dentro do processo de mudança.

Se seu companheiro nunca lhe deu motivos para sentir tamanha insegurança, seria interessante você entender qual a origem desses conflitos, seria um relacionamento conturbado anterior? Uma fragilidade e medo de abandono que te acompanha em todas as suas relações (amizades, familiares, relacionamentos)? Ou é algo ligado exclusivamente a questão física?

Entender a origem da angústia faz com que possamos dar o primeiro passo. Saber por que você se sente assim é necessário para a cura desses conflitos, sentimentos e emoções.

Procure ajuda de um profissional, o primeiro passo até aqui já foi dado!

Estou à disposição, forte abraço!

Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

16 JUL 2021

Olá Fefa! Grato por escrever. A inferioridade e a insegurança, fazem as pessoas ver as coisas de forma distorcida: o que é delas, parece pior; o que é dos outros, parece melhor. O grande namorado, que acompanha a pessoa a vida toda, vinte e quatro horas por dia, é ela mesma. Por isso é imprescindível que você exercite o gostar de si mesma, de ver, sentir e agir com base na autoconfiança, no amor próprio. Vocè, nem ninguém, pode namorar ao outro, se antes, não namorar a si mesmo.
Será muito importante você retomar sua psicoterapia.
Uma observação para que você preste atenção: você aos trinta e seis, namorando um homem de sessenta e quatro anos, terá conexão com as sensações atuais?
Estaremos à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, maoria políticos falsos, maioria dos religiosos falsos, até alguns cientístas falsos, sigamos as recomendações das instituições sérias como: TV cultura, Universidades Públicas, Instituto Butantan, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.