Me julgo demais

Feita por >Anônimo · 15 mar 2021 Desenvolvimento pessoal

Eu tenho uma certa dificuldade para interagir com as pessoas. Muitas vezes tenho medo e insegurança de falar o que eu penso, de conversar com as pessoas, ou de falar qualquer coisa simples que seja, porque é como se o tempo todo as pessoas estivessem me julgando. E pelo medo de ser julgada, eu acabo fazendo isso primeiro, antes que as outras pessoas façam isso, eu me julgo. Fico analisando/aprovando ou desaprovando tudo o que eu falei. Eu queria muito mudar isso. Pois isso me faz muito mal e também atrapalha muito minha vida social.

A melhor resposta 16 MAR 2021

Olá.
Como seria suas conversas se não houvesse julgamento interno?
Quais seriam os assuntos que ia preferir conversar?
Com quem iria ter mais diálogo?
O que pensa que outros estão pensando a seu respeito? Como você valida isso?
O que acha de perguntar as pessoas mais próximas o que pensam quando você está falando? Assim poderia validar seus pensamentos?
Estas perguntas podem te ajudar a refletir, porém um acompanhamento psicológico poderá te ajudar a superar estas dificuldades.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 MAR 2021

Olá, tudo bem?
Então, essa questão do julgamento ou de se defender o tempo todo, tem a ver com a nossa identidade, com a formação através da experiências que você foi vivendo desde a sua infância.

É como se o mundo fosse ameaçador e que a qualquer hora alguém pode me machucar, mesmo que isso concretamente não aconteça. É muito importante buscar um acompanhamento psicológico para olhar para a sua forma de ver o mundo e a vida. Muitas vezes o medo imaginário é alguma distorção sobre a realidade criada pelas suas experiências.

Tudo isso é possível tratar, cuidar e transformar a forma de ver e viver a vida.

Um ótimo dia para você!

Abraços!

Neimar Sérgio - psicólogo clínico (Atendimentos online)

Neimar Sérgio de Souza Psicólogo Psicólogo em Brasília

22 respostas

16 MAR 2021

Olá, que bom que você tem olhado isso, o primeiro passo é reconhecer que o comportamento existe. Tenho visto muito isso na clínica, pq acreditamos tanto nos outros e duvidamos de nos mesmos? Sugiro um processo psicoterapêutico, te ajudaria a descobrir potencialidades, aumentando a autoestima e autoconfiança, melhorando também qualidade de vida. Espero que fiques bem, se tiveres interesse podemos conversar mais.

Abraços.

Patrícia Oliveira

Patrícia Oliveira Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

41 respostas

16 MAR 2021

Olá anônimo! Grato por escrever. Teu texto sinaliza que você já deu passos importantes. Começa por perceber que se coloca com um juiz superior aos outros, mas ao mesmo tempo, que erra muito pois se julga com exagerado rigor. Será preciso compreender a função (ilusória, mal sucedida) desse seu posicionamento. Se você reparar bem, verá que estende as cobranças que faz a si mesmo, também a outros.
Para mudar isso, precisa desenvolver autoconfiança, razoabilidade para troca social, aprender a trocar socialmente sem precisar ficar carregado de energias defensivas, para esconder falhas que somente precisam ser escondidas por esse juiz rigoroso que é você mesmo.
Quanto antes você puder passar por um caminhada científica com um psicólogo, com mente aberta, persistência e disciplina, mais rápido você poderá desfrutar de maior aprendizado e troca social.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

16 MAR 2021

Olá, que bom que você deseja mudar. Sempre que algo nos incomoda ou nos causa desconforto é importante buscarmos novas possibilidades. Penso que você deveria buscar um apoio psicológico. Na terapia você será capaz de se enxergar/ entender melhor e modificar seu comportamento.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul