Me culpo por tudo e a felicidade parece estar longe do meu alcance

Feita por >Sisi · 6 set 2023 Terapia familiar

Sou mulher, tenho 21 anos e ainda moro com os meus pais. Não sei se eles são controladores como eu penso, mas sempre fazem uma tempestade em um copo d’água quando eu não faço uma coisa da qual eles querem. Não me deixam sair (passear normalmente), falam que eu deveria fazer outra faculdade diferente da que eu faço, não demonstram confiança em mim (“se sair de casa vai morrer, não saberia se cuidar sozinha, ia sentir falta da gente o tempo todo, não vai sair de casa sozinha, somente se casar”) e isso me deixa extremamente mais depressiva do que ja sou naturalmente. Eles detestam meu namorado e ja tentaram me fazer terminar o namoro algumas vezes. Não deixam ele vir em casa e não deixam eu sair com ele. Tudo isso me deixa muito triste e me culpando por não ser uma pessoa que passe confiança para eles. Parece que só vou conseguir ser feliz se um dia sair de casa e manter minhas coisas sozinha.

A melhor resposta 13 SET 2023

Olá, Sisi,
O teu relato, especialmente o final dele, me lembrou de um trecho do livro "Em busca de sentido", de Viktor Frankl: "quando não podemos mais mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos". Juntando isso com a tua frase "parece que só vou conseguir ser feliz se um dia sair de casa e manter minhas coisas sozinha", isso não te parece um plano? E talvez esta seja a tua história, uma que não é dos teus pais, que tu irá trilhar a partir das tuas escolhas e aprendizados. As vezes, temos que tirar forças de um sonho da vida que queremos e no final das contas é isso que realmente conta. Bom, este é um assunto que rende.
Estou à disposição para marcarmos um horário e aprofundar essa compreensão de si mesma.

Até logo.

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

61 respostas

10 SET 2023

Olá Sisi,
Está na hora de buscar a sua independência. Pais controladores criam filhos inseguros e isso não os deixam a madurecer e fazer suas próprias escolhas. É preciso entender mais a sua para poder ajudá-la. Fico a disposição para um encontro on-line para falar como a psicoterapia pode ajudá-la neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

9 SET 2023

Oi SISI
Voce já tem 21 anos... é hora de cortar o cordão umbilical Psicológico com a sua família. Você não é dos seus pais, apenas veio através deles; e veio para se realizar, para cumprir com a tua missão de vida. E não espere que eles facilitem as coisas porque é uma conquista sua. E pode ser que esta dificuldade faça parte do teu objetivo de vida. Eles pegam no teu pé para te desafiar, para ver se você sabe lidar com as dificuldades. O meio é o eterno útero onde cada um gestiona a si mesmo. Portanto, se responsabilize pelas tuas escolhas e decisões, seja dona da tua vida e não marionete. Escolha tuas companhias, faça os teus cursos que tu quer e não os que eles querem.
Eles só vão te deixar em paz quando voce provar pra eles que sabe se cuidar e se mover.
Abraços
Se necessário, faça Psicoterapia.

5817 respostas

7 SET 2023

Olá Sisi, entendo sua dúvida em relação aos seus pais serem controladores, mas já tentou conversar claramente com eles de como você se sente com esses comportamentos de não deixarem você sair, de ficar falando para fazer outra faculdade, de não gostarem de seu namorado? Já tentou entender o que faz eles quererem essas mudanças e não querer que você saia de casa? Sempre foi assim? Procurar ajuda de um psicólogo pode te ajudar a fortalecer, compreender e dialogar com seus pais.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia