Me chamo Lorena, tenho 22 anos e descobri que estou grávida

Feita por >Lorena Freitas · 29 mai 2023 Abordagem psicológica

Antes da descoberta eu achava que seria bom essa nova experiência e me sentia preparada, porém agora não estou aceitando bem a situação e me sinto culpada por isso. Todos estão felizes com a notícia porém eu ainda não sei se digeri essa informação. Como aceitar a gestação?

A melhor resposta 31 MAI 2023

Olá Lorena, obrigado por compartilhar conosco. Na Psicologia nós dividimos a crise em duas classificações: crises por perda e crises por ganho. Todo mundo consegue pensar com facilidade em situações de perda que podem gerar uma crise. Nem sempre nós lembramos que algo novo em nossa vida é capaz de nos desestabilizar. E ter um filho pode sim gerar uma situação de crise no indivíduo. Os sentimentos mais comuns são de não se sentir preparada, de achar que não vai dar conta, que não é capaz. Essas inseguranças fazem parte da crise. Vem uma torrente de pensamentos negativos sobre o evento que desencadeou a crise e isso vai retroalimentando toda a dinâmica. Um fato que você não citou, foi sua idade. Talvez você seja mais jovem e ainda precise amadurecer em alguns pontos, mas isso sou eu refletindo sobre sua situação. Sem muitos elementos fica difícil falar algo mais preciso. Não existe uma resposta para sua pergunta de como aceitar a gestação. Você precisa ficar consciente dos seus medos, inseguranças e desenvolver uma maneira de lidar e elaborar elas. Sozinha às vezes é mais difícil, então se puder buscar um psicólogo isso pode ajudar bastante. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 JUN 2023

Não existe isso de se sentir preparada, é a cada vez. São aprendizados constantes. Todo dia vem algo novo , e você precisa estar aberta para receber e buscar solucionar. Criança não é um livro de receita, não se abre e pronto, tá ali o que fazer. Importante saber de onde vem esse sentimento de culpa também, o que gera isso. Estou à disposição.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

1 JUN 2023

Olá, Lorena!
Esta fase gestacional é muito comum. O início da gestação, na maioria dos casos, vem acompanhada de várias de sensações e emoções. É importante o acompanhamento terapêutico para que possa falar mais sobre isso. Me coloco a disposição para ouvi-la.

Beatriz Alves Psicólogo em Apucarana

1 resposta

31 MAI 2023

Oi Lorena. Na sua pergunta você coloca algo muito importante, que é a percepção de que talvez ainda não tenha digerido a informação, portanto, respeite seu tempo e seu processo. Não é porque as outras pessoas estão felizes que você precisa se sentir da mesma forma. Aceitar é um processo e você já começou ele ao perceber e reconhecer seus reais sentimentos (ainda que não sejam os sentimentos que você gostaria de estar sentindo). Encontrar um sentido, um significado para tudo que está acontecendo também ajuda a aceitar. Eu diria que o mais importante é ser gentil com você mesma, praticar ter paciência e respeito com seu tempo. Não fique sozinha, converse com pessoas queridas, coloque para fora seus sentimentos. A terapia também pode te ajudar a se entender melhor e encontrar caminhos para a solução. Abraço

Gisele Rodrigues Psicólogo em Florianópolis

25 respostas

31 MAI 2023

Olá Lorena, obrigada por compartilhar!!!

A gravidez é um processo bastante diferente na vida de uma mulher. Ela envolve muitos hormônios, sentimentos e emoções, as quais muitas vezes não sabemos entender e nem como lidar com elas, isso porque muitas coisas mudam em nós em todos os sentidos.
É importante saber se a gravidez foi planejada, se você tinha o sonho/vontade de ser mãe, o que ser mãe significa pra você e também a sua relação como filha com seus pais.
Tudo que é novo e diferente nos causa medo e insegurança, isso é perfeitamente normal.
Não querer ser mãe e não estar feliz com isso também é, são mudanças significativas que implicam em grandes responsabilidades.
Vamos agendar uma sessão e conversar sobre isso?
Estou a sua inteira disposição.

Sinta se acolhida
Fique Bem
Um abraço

Karim Silvestro
Psicóloga

Karim Cristina Silvestro Psicólogo em São José do Ouro

33 respostas

31 MAI 2023

Aceitar uma gravidez pode ser uma experiência emocionalmente complexa, e é normal ter sentimentos mistos ou até mesmo conflitantes sobre a situação. Cada pessoa reage de forma diferente às notícias de uma gravidez, e seus sentimentos podem mudar ao longo do tempo. É importante dar-se permissão para processar e aceitar essa nova realidade no seu próprio ritmo. Aqui estão algumas sugestões para ajudá-la a aceitar a gestação:

Dê-se tempo: Lembre-se de que é normal ter uma variedade de emoções em relação à gravidez. Dê-se tempo para processar e aceitar a notícia. Não se sinta pressionada a sentir-se instantaneamente feliz ou animada.
Expresse seus sentimentos: Encontre um espaço seguro para compartilhar seus sentimentos com alguém em quem você confie, como seu parceiro, amigos ou familiares. Falar sobre seus medos, preocupações e incertezas pode aliviar o fardo emocional e ajudá-la a compreender melhor seus sentimentos.
Busque apoio: Considere a possibilidade de buscar apoio profissional, como um psicólogo. Pode ajudá-la a lidar com emoções complexas e oferecer estratégias para aceitar a gestação de uma maneira saudável.
Conecte-se com outras mães: Procure grupos de apoio, fóruns online ou comunidades de mães para compartilhar suas experiências. Ouvir outras mulheres que passaram por situações semelhantes pode ajudá-la a perceber que seus sentimentos são válidos e comuns.
Eduque-se sobre a gravidez: À medida que você aprende mais sobre a gravidez e os estágios de desenvolvimento do bebê, pode começar a se sentir mais conectada à experiência. Converse com profissionais de saúde, leia livros sobre maternidade e participe de aulas de preparação para o parto. Quanto mais você souber sobre o processo, mais confiante poderá se sentir.
Cuide de si mesma: Tire um tempo para cuidar de suas necessidades físicas e emocionais. Isso pode incluir atividades relaxantes, como meditação, exercícios suaves, hobbies que você aprecia ou tempo de qualidade com entes queridos. Priorize o autocuidado durante a gestação.
Não se culpe: Lembre-se de que seus sentimentos são válidos e não há motivo para se sentir culpada por não estar aceitando a gestação imediatamente. Cada pessoa tem seu próprio processo de aceitação e é importante ser gentil consigo mesma durante essa jornada.
Lembre-se de que é normal ter dúvidas e incertezas ao enfrentar uma gravidez. Aceitar essa nova fase pode levar tempo, mas com o suporte adequado e a busca por recursos, você pode encontrar a maneira certa de lidar com essa situação e se preparar para a maternidade.

At.te,
Tamile Andrade
CRP 03/27819

Tamile Andrade Psicólogo em Jequié

26 respostas

30 MAI 2023

Olá, Lorena!
É normal ter uma variedade de reações e sentimentos diante de novas realidades que se apresentam, e cada pessoa vivencia a aceitação da gestação de forma única. A primeira coisa é aceitar o que está sentindo.
É importante permitir-se sentir e processar suas emoções, mesmo que elas sejam contraditórias a sua 'vontade' ou às vontades de seus familiares etc. A gravidez é uma grande mudança na vida e é natural ter dúvidas e preocupações. Culpar-se por não estar aceitando a situação imediatamente não é produtivo. Em vez disso, tente ser gentil consigo mesma e lembre-se de que é normal levar tempo para se ajustar a essa nova fase da vida.
Essa questão também pode estar fazendo surgir questões relacionadas à imagem de mãe que você tem etc. Buscar apoio emocional é fundamental nesse momento. Conversar com pessoas de confiança, como um parceiro, família ou amigos próximos, pode ajudar a compartilhar seus sentimentos e receber suporte. Além disso, considerar buscar a ajuda de um psicólogo, existem psicólogos especializados em gestação e maternidade. Isso poderá proporcionar um espaço seguro para explorar suas emoções, medos e expectativas em relação à gravidez.
Lembre-se de que o processo de aceitação pode ser gradual e não acontece da noite para o dia. Dê a si mesma tempo para se adaptar à ideia e para cuidar de sua saúde mental e física durante a gestação. Com o tempo, você pode descobrir recursos internos e externos que a ajudarão a encontrar um senso de aceitação e tranquilidade em relação à sua gravidez.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

30 MAI 2023

Oi Lorena, espero que você esteja bem! Bora conversar um pouco sobre a sua fala.
Gravidez por si só, é um processo de muitas mudanças tanto emocionais, quanto físicas e hormonais. É um pouco complicado falar qualquer coisa sobre esse assunto pois exige muita investigação. Precisamos entender o que esse momento significa para você, foi uma gravidez planejada ou não, a vontade de ter filhos já existia ou não, como é a sua visão de ser mãe, quais são suas expectativas em relação a essa criança e ao novo papel que você assumirá, etc.

Mas principalmente, ter medos e inseguranças é normal quando estamos diante de coisas novas, coisas que não sabemos como vai ser. Está tudo bem sentir essas coisas. Ver as pessoas ao redor felizes às vezes também não ajuda muito pois precisamos lembrar que gravidez não é o sonho de toda mulher, mulheres não são obrigadas a ficarem felizes e animadas por estarem grávidas. Gravidez significa mudanças significativas, principalmente na vida da mulher. Então também está tudo bem não querer a gravidez, não ficar feliz com esse momento.

Ter a ajuda de um profissional nesse momento para te acolher e te ajudar a entender esses conflitos pode ser uma boa opção, pense nisso.

Att, Raquel. :)

Raquel Guimarães Psicólogo em Goiânia

10 respostas

30 MAI 2023

Olá Lorena.
É normal seus questionamentos e insegurança.
Com o tempo se sentirá mais segura.
Sua condição social, familiar e pessoal mudará gradativamente.
Caso precise, procure ajuda psicológica para administrar melhor as mudanças que ocorrerão fisicamente e emocionalmente.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

666 respostas

30 MAI 2023

Oi Lorena! Que bom que você escreveu. Parabéns pela mais nobre realização humana: dar vida a outro ser humano. A gravidez é a grande vocação do ser humano. Implica muitas experiências altamente amadurecedoras e enriquecedoras. Lembre-se que é da natureza de nossos corpos a procriação. Certamente precisaremos ter alguns cuidados, sabedoria, discernimento, harmonia interna, tolerância, abertura mental, para conduzir o processo de gestação, nascimento e amadurecimento gradativo da nova pessoa. Nenhuma experiência humana é mais rica do que a maternidade. Confie na vocação natural para a maternidade.
Estarei a disposição para maiores fundamentações e organizações de condutas.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8671 respostas

30 MAI 2023

Olá, Lorena! tudo bem?
Um novo movimento em nossa vida pode despertar vários sentimentos (inclusive a mudança deles). Principalmente uma gestação, onde muitas pessoas relatam medos e inseguranças em relação ao futuro e a lida com a criança que chegará. Como se trata de algo complexo, é difícil te apontar uma solução simples, até porque não sei como essa noticia esbarra em sua história e no que você conhece como maternidade até o momento ou que sentidos essa gestação possui para ti. Em respeito a essa complexidade, te sugiro conversar com um psicólogo em uma consulta afim de entender melhor o que você vem vivendo, de maneira que seja possível viver esse momento de uma maneira mais tranquila e emocionalmente mais segura.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha