Eu não consigo amar e nem chamar esse cara de pai

Feita por >la · 10 jun 2022 Terapia familiar

ate os meus 12 anos de idade meu pai sempre foi muito amoroso e presente, após minha mãe ficar gravida ele se tornou ausente, bebia muito e chegava em casa agressivo. uma certa noite quando minha mãe esta por volta dos 7 meses de gestação ele ameaçou minha mãe e após uma briga ele me empurro na parede que fiquei com as costas todas raladas. minha mãe teve uma gestação muito difícil, principalmente por culpa dele, com um mês e 20 dias de vida o meu irmão faleceu e eu sempre o culpei por isso, mas ele não sabe disso.
nos mudamos e ele se afundou na bebida de vez, chegava em casa e se jogava no chão da sala completamente bêbado e nunca entendi o porque minha mãe não deixava ele.eu cresci e comecei a sustentar a casa pq nem isso ele dava conta mais, tive vários embates com ele em casa e isso acontece ate hoje. minha mãe não consegue emprego, tenho um irmão adotado que já tem 13 anos e vou me casar daqui a 2 meses.
recentemente vendo uns exames que meu pai fez descobri que ele tem sífilis, minha mãe não entendia oq era aquilo, eu expliquei e mesmo assim ela continua cuidado dele. Não sei oq será da minha mãe e meu irão quando eu for embora de casa, ele é um inconsequente. não me vejo entrando na igreja de braço dado com ele, só nos dirigimos a palavra para brigar, ele não olha na minha cara. tenho muita raiva dele. já não sei mais oq fazer.

A melhor resposta 12 JUN 2022

La o que eu penso é q vc precisa falar sobre isso. Resolver isso. Mesmo q vc decida não se relacionar c seu pai, vc precisa seguir em frente.
Faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

31 MAI 2023

Oi La. Você não precisa ter uma relação com ele ou mesmo chamá-lo de pai, se isso não faz sentido para você. Entendo sua preocupação com sua mãe e seu irmão, mas infelizmente não podemos tomar decisões pelas pessoas. Acredito que fazer terapia para lidar com todos esse sentimentos seria de grande ajuda para você. Abraço

Gisele Rodrigues Psicólogo em Florianópolis

25 respostas

25 JUN 2022

Voce está nesta situação, está experimentando todas estas realidades e precisa entender o teu momento, voce vem depois dos teus pais, eles tem estas pendências para se resolverem, sua mãe não é diferente do seu pai... ela aceita toda esta história e por não falar deixa as coisas acontecerem. Lembre-se de que voce veio através deles, mas não é deles. Voce nasceu para compreender, corrigir a tua vida e ser feliz... Teus pais são de outro momento e eles precisam se resolver.
Voce vai casar, deve pensar em sua nova vida... mas não esqueça de que precisa se corrigir, precisa se curar, precisa de autenticar de acordo com as coordenadas da vida; as referências que tem é deese pai e dessa mãe que não souberam até gora resolverem as suas coisas e voce tem muito deles contigo. Precisa se curar disso para que não aconteça o mesmo com o teu marido.
Sem curar o teu emocional, vai acontecer contigo também. Mantenha um diálogo franco e aberto com seu marido; compartilhe sentimentos; expresse o que sente.
Abraços

5817 respostas

20 JUN 2022

Oiiii la
Até seus doze anos você se considerava filha do seu pai. No período antecedente a gravidez deve ter acontecido algo negativo na relação dos dois que você desconhece. O cotidiano deve ser sempre reciclado na vida do casal. Quando a falta de trabalho e de dinheiro entra pela porta, o amor sai pela janela, segundo o ditado. O julgamento dos filhos as vezes é inevitável, mas o ser humano é muito individual, cada um tem suas questões. Entendi que perdeu a admiração e o respeito ao seu pai, e tentou segurar as responsabilidades que não são suas. Agora você quer ser feliz, ser independente, e seguir sua trajetória de vida, e não tem ideia de como fazer isto sem se sentir culpada.
Quando você perdoar seu pai pelas atitudes dele que compreende ser errada, e deixar de julgar se sentirá melhor. Há ações que sua mãe se distanciou e não lutou. De repente seu pai precisava de uma amiga como a filha para falar. conversar apoiar, alguém que lhe indicasse emprego ou que ouvisse o que ele precisava dizer.
Acredito que seria fundamental você cuidar de si, conversar com eles e explicar sua demanda.
Att, Psi Celeste.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

12 JUN 2022

Boa noite, La!
Compreendo o seu sentimento. ..

Entendo que não são os laços sanguíneos que garantem uma boa relação com os integrantes da família e sim a forma como esses integrantes tratam você

Entendo também que talvez não seja fácil para você compreender, mas me parece que o seu pai também não é uma pessoa saudável psicologicamente. Pois essa relação dele com a bebida álcoolica, pelo que você conta, parece ser algo disfuncional.

Então tentar compreender que talvez o comportamento do seu pai não aconteça com a intenção direta dele de machucar você e sim porque ele passava ou passa por problemas, não significa que você irá muda-lo, mas talvez nessa compreensão esteja um viés para resgatar esse vínculo entre pai e filha.

Faz sentido?

Nessa perspectiva cabe a você avaliar se para você é possível ou não o resgate desse vínculo.

Caso entendas que não é, tudo bem. Respeite seus sentimentos. O importante é que de toda forma você consiga seguir bem.

Falar sobre isso é muito importante para você organizar seus pensamentos e regular as suas emoções. Para tanto, um acompanhamento psicológico pode te ajudar.

Se cuida! :)

Alessandra da Costa Araújo Psicólogo em João Pessoa

8 respostas

11 JUN 2022

Olá La! Obrigado por escrever. Sua história é compreensível. De outro lado, nossa identidade, tanto no sentido documental como no sentido essencial, contém pai. O amor até os doze anos, é algo que precisa ser ponderado. Quando não perdoamos, é a nós mesmos que não perdoamos. Isso acontece porque o sentimento ruim, o sofrimento, as direções amargas de pensamentos e sentimentos fica em nós, nos punindo. Sua mãe e seu irmão deverão temperar as formas deles, segundo as percepções, movimentos e possibilidades deles.
O texto indica que há um fechamento metal recíproco: você não ama, não chama de pai; ele não olha para você.
Escreveste aqui porque quer modificar a situação.
Permita-se com a ajuda técnica de um psicólogo, aprofundar formas de modificar as coisas. A princípio, parece que a experiência de casamento, está te colocando dúvidas sobre como se posicionar em relação ao pai. O que seu noivo achará?
Como você ficará melhor no futuro?
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "lideres religiosos" querem é dinheiro; são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Use máscara, evite aglomerações e criadouros do mosquito.