Me arriscar ou deixar ir

Feita por >Ji · 29 jul 2022 Terapia de casal

Tive meu primeiro relacionamento e ele durou 2 anos e 5 meses.depois de 1 ano fomos morar juntos.Terminamos há dois meses porque ele me magoou, e estava em dúvida se realmente estava pronto para um relacionamento monogâmico de longo prazo. Eu me sentia pronta. Agora ele diz que percebeu o quanto me ama e que não quer me perder por estar confuso, eu ainda o amo muito, mas agora eu não tenho mais certeza se voltar para esse relacionamento faria bem a ambos. Ainda sou muito insegura e tenho medo de magoar novamente, mas também estou receosa em deixá-lo ir e me arrepender de não viver esse amor que quero tanto. Sei q nem sempre oq queremos é o melhor e oq deve ser feito , por isso estou confusa .

A melhor resposta 1 AGO 2022

Olá Ji.
Estas inseguranças podem estar acontecendo porque talvez você não se conhece o suficiente para tomar este tipo de decisão. Na psicoterapia, através de um direcionamento você vai entendendo melhor o que está acontecendo e assim tomar a melhor decisão para sua vida, inclusive aprendendo a lidar com os sentimentos de medo em se magoar e diminuindo as sensações que alteram seu humor, por perceber, através da psicoterapia como isto acontece e como encontrar alternativas para diminuir sensações ruins.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

1 AGO 2022

Olá.

Ji,

Não há fórmulas para relacionamentos pois cada caso é único, assim como os indivíduos que o fazem acontecer.
Sua insegurança e medo de se machucar são reações normais frente ao posicionamento dele. Porém, mais importante do que ele diz ou não é você saber o que realmente quer. Seu autoconhecimento é indispensável para este ou para qualquer outro relacionamento futuro. Saber seus objetivos, suas expectativas e limites é essencial. Bem como corrigir pensamentos e crenças disfuncionais que você possa ter.
Estou à disposição para ajudá-la nessa jornada.

Um abraço,

Tania Steiner.

Anônimo-404717 Psicólogo em Rio de Janeiro

22 respostas

31 JUL 2022

JI
Ninguém está plenamente pronto para o relacionamento... estamos aprendendo... não há um modelo a seguir e na vida nada é certo e nada é errado. Tudo é arendizagem. É normal que os relacionamentos desencadeiam conflitos, mas estes, precisam ser compreendidos e resolvidos; eles estimulam para o aperfeiçoamento, para expandir a consciência. Sempre que entre um casal sugir um conflito é porque, ou um dos parceiros fez o que não estava combinado ou fez alguma coisa que bateu numa barreira do outro. Nada é errado, mas causou mágoa, dor no outro; então, precisa ser compreendido e não simplesmente descartar o causador, pois ele pode ser o estímulo para o crescimento.
Importante combinar como querem prosseguir juntos;
Importante é o nível do diálogo estabelecido entre o casal;
Importante é ver o niível de dependência que cada um tem do outro...
A Psicoterapia acaba sendo o melhor investimento para ambos.
Abraços

5858 respostas

30 JUL 2022

Olá Ji! Obrigado por citar. Relacionamentos são construções, amadurecimentos são para a vida toda. Pelo jeito de escrever e de posicionar os períodos, tanto você quanto ele precisam amadurecer. Chegar a conclusões e depois permitir espaço para dúvidas sobre as mesmas, envolve necessidade de maior tempo para se chegar a conclusões. Não há pessoa exclusiva para amor, no outro; há necessidade de situar profundamente as coisas no amor próprio. Citação de mágoas sem explicar envolve comunicação que não esclarece. A certeza que você precisa ter, antes, é do amor próprio. Isso se constrói com revisão de metas e objetivos pessoais, com manifestação espontânea e natural de vida com turma de colegas e conhecidos, com estudos consistentes, com trabalho consistente, com a vivência ética e saudável da juventude.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos; a imensa maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro; são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional