Me apeguei demais ao meu marido e agora não consigo terminar

Feita por >Bru · 30 set 2021 Terapia de casal

Olá me chamo Bruna tenho 26 anos e dois filhos estou com meu marido há 10 anos, e foram muitos anos de desgaste e chegou a hora que eu vi que não posso mais ficar no casamento pois já não sou mais feliz, o problema é que eu não tenho emprego e dois filhos e isso me deixa sem saber o que fazer pra sair disso. O pior é que eu quero terminar mas não consigo de forma alguma sempre acho que tem algo a mais, sempre dei tudo pra ele e me entreguei, tenho a sensação de ter perdido minha identidade e o controle da minha vida porque isso acontece? Achar ele mais importante do que eu? Ivesti tudo no casamento e agora não sei como sair. Grata desde já

A melhor resposta 1 OUT 2021

ola, bruna!
muito delicada a situação por envolver duas crianças, mas saiba que todas as situações são "resolvíveis", sempre é possível apostar em nossa capacidade de enfrentar as situações, sempre podemos nos reinventar, mesmo que isso exija reconstruir toda a nossa vida, por mais doloroso que possa parecer a principio.
gosto da ideia de experimentarmos todas as nossas possíveis versões, desde a bruna num relacionamento a bruna fora dele, passando pela bruna que enfrenta esse processo.
acredito que você já tenha dado o primeiro passo: a percepção da situação, agora vem a coragem para encarar a vida
conte comigo se precisar!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

1 OUT 2021

Olá Bru! Grato por escrever. Faltam nos teus escritos, os detalhes consistentes fortes para te fundamentar a ideia de terminar. Certamente vocês se casaram quando vocês não estavam amadurecidos para viver o casamento e o desfrute das demandas e necessidades da cultura: estudo, preparação para o trabalho, turma de conhecidos, colegas e amigos, viagens, artes, etc..
Pode, no entanto, acontecer de as pessoas aprenderem a compatibilizar , casamento, paternidade e maternidade precoce com desfrute adequado de inserção cultural/profissional com realização pessoal.
Não há pessoa mais importante do que a outra, mas é muito comum as pessoas sentirem desigualdades a agir como se fosse possível alguém ser inferior ou superior. Sentir-se inferior ou superior é muito frequente, mas isso não se sustenta como verdade profunda e abrangente.
Você precisa melhorar tua autoestima, precisa, conhecer melhor a si mesma.
Recomendo que você conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos, para conhecer melhor a si mesma e a tuas possibilidades e potencialidades, bem como, melhorar tua autoconfiança.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

1 OUT 2021

“Quero, mas não consigo” Há uma forte inversão de prioridades aí, hein?

Busque ajuda de um profissional para se fortalecer em suas decisões. O fim de um casamento envolve muito mais coisas e pessoas.

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema