Ele terminou comigo e eu não consigo entender

Feita por >Calan · 24 abr 2018 Terapia de casal

Ele era meu melhor amigo desde o começo da faculdade, um dia a gente acabou se beijando e dps de um tempo resolvemos assumir nosso relacionamento. A gente namorou durante 1 ano, mas ele sempre colocava nossa relação em dúvida, um dia me amava 100% e tinha certeza absoluta que queria estar cmg e no dia seguinte me via como amiga e não queria mais, falava que estava me fazendo mal e me atrapalhando, eu acabei descobrindo que ele tinha depressão (mas não aceita tratar) e com o tempo esses episódios foram me deixando cada vez mais insegura, até que chegou em um ponto que eu cobrava dele coisas absurdas por não ter certeza se ele gostava de mim.

Sexta feira ele estava super amor comigo, tinha certeza q queria ficar cmg e no final do dia a gente teve uma briga muito feia, pedi pra ele ir embora da minha casa e depois me arrependi e pedi desculpas, mas aí ele surtou cmg e falou que tava cansado, que não queria mais e que estava vendo a gente mais na amizade desde aquele momento, fiquei perguntando se era uma coisa q ele já queria e ele disse q não, mas que aquilo tinha sido o limite , que ele gostava de ser tranquilo e a vida de solteiro dele era bem tranquila... enfim, ele mudou de ideia 3 vezes durante o dia e no dia seguinte de manhã eu perguntei se ainda havia dúvidas e ele falou q sim, resolvi então terminar, ele concordou, falou que ia ser melhor assim e eu perguntei se ele não queria mesmo tentar de novo, aí ele falou q a gente já tinha tentando demais e pra mim não dificultar as coisas, aceitei ok, cheguei a perguntar se ele estava mal e ele disse que não, acho que não fez isso por causa da depressão.

Conversamos ontem e ele falou que estava tranquilo, que não pensava em voltar agora e que não queria que a amizade e o companheirismo entre a gente mudasse. Aceitei pq tbm não quero ver ele fora da minha vida, mas ele está agindo do msm jeito, a única coisa que parou foram as cobranças e o jeito fofo q a gente se tratava, mas isso dá pra perceber que é uma coisa que a gente segura... Eu não sei mais o que fazer e nem o que pensar em relação a ele, queria entender o porque dele ter terminado, pq parece que ele ainda gosta mt de mim

A melhor resposta 24 ABR 2018

É bem provável que ele goste mesmo de você, mas talvez não esteja muito claro para ele de que forma, se como amiga ou como namorada. Para além disso, para viver um relacionamento a dois é preciso fazer concessões, e inevitavelmente abrir mão de algumas coisas. Será que o momento de vida de vocês dois está propício para um relacionamento sério? É preciso conciliar as expectativas de ambos, minimizando as frustrações. De qualquer forma, parece que esta instabilidade da relação está te deixando muito insegura. Seria muito recomendado um processo de psicoterapia para você neste momento, para você se fortalecer e avaliar também o que é melhor para você. Fico a disposição. Boa sorte!

Isabele Sartori Psicóloga Psicólogo em São Caetano do Sul

3 respostas

24 ABR 2018

Oi! Pelo seu relato, o relacionamento de vocês tem altos e baixos. Se de fato seu (ex) namorado tem depressão, ocorre mesmo que esse transtorno deixe os sentimentos confusos e a autoestima baixa, fazendo a pessoa querer se isolar, seria importante que ele buscasse ajuda psicológica. Agora, falando sobre você, entendo sua angústia em não entender o que está acontecendo e um atendimento psicológico ajuda a compreender melhor o que você está sentindo e como lidar com essa situação.

Psicóloga Thatiana Fraga Psicólogo em São Paulo