Insegurança? Paranóia?

Feita por >cherrypie · 13 mai 2020 Desenvolvimento pessoal

Eu não consigo fazer amigos. Sou extremamente tímida. Já é de um tempo que ando encontrando um motivo em tudo e todos pra me afastar, me afastei da minha única e melhor amiga porque jurei que ela estava me trocando, sinto raiva da minha irmã pela proximidade dela com a minha mãe o tempo todo e sinto que a minha mãe ama mais a minha irmã do que eu. Sendo que eu sempre faço de tudo pra agradar ela, pra ser a filha perfeita. E eu consigo. Mas não é a primeira vez. Pra mim, as pessoas sempre estão me trocando por alguém melhor. O que pode ser isso?

A melhor resposta 7 JUN 2022

Olá Cherrypie
Os filhos tem comportamentos e necessidades diferentes, então os pais tratam seus filhos de formas diferentes, isto não significa que sua mãe está te trocando por sua irmã ou gosta mais dela. Talvez justamente por você ser uma filha perfeita, sua mãe tende a se preocupar menos com você. Você já falou para sua mãe os seus sentimentos e o que gostaria que ela fizesse por você?
Quanto mais você se afastar das pessoas, menos experiências terá de enfrentamento, se você quer aprender alguma coisa precisa estar em contato com este conhecimento, como ler sobre um assunto, o mesmo para as relações, se quer melhorar sua relação com sua amiga, não será afastando-se dela, que terá uma relação melhor. Amigas tem outras amigas, e entender isso é muito importante para mantê-las como amigas.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

14 MAI 2020

É importante compreender essa necessidade de exclusividade.
As pessoas assumem papéis diversos na sociedade, e a relação com outras pessoas se faz necessário.
O fato de uma pessoa que seja muito querida por você, se relacionar com outras pessoas, nao faz de você, menos importante. Você é singular, só você é do jeito que você é!!
Entrar num processo de autoconhecimento, é importante para desmistificar crenças, fortalecer autoestima, e se compreender empaticamente.

Laiane de Jesus Araújo Psicóloga Psicólogo em Salvador

2 respostas

14 MAI 2020

Olá! Obrigado por participar. Quanto à timidez, você pode e deve aprender a lidar com ela, tornando-a uma aliada sua. Conseguir fazer amigos, implica em ser, primeiro, amiga de si mesma. Seu texto sugere que você quer dedicação única e exclusiva a você. Isso não acontece de forma razoável e harmônica, quando se pensa a inteireza da evolução humana. Não há filhos perfeitos, não há pessoas perfeitas, talvez aí possa estar um ponto importantíssimo a ser modificado: pessoas que se sentem significativamente inferiorizadas, querem a qualquer custo agir com perfeição e, para isso, perdem a naturalidade, agem de forma artificial, tensa, com muito peso em cada ação, fracassando sempre na busca da perfeição. Pondere. As pessoas querem interagir, comunicam-se, movem-se, querem sentir a doçura e a harmonia das trocas, aliadas a algum desafio, novidade. Será que você está oferecendo isso. Será de grande valia você organizar uma rotina enriquecedora e que abranja todas as áreas saudáveis da vida, assim como será muito enriquecedor você passar por conduta técnico-científica de um psicólogo, para ressignificar o amor próprio e as características humanas. Abraços virtuais: (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.