Me ajudem não sei mais o que fazer. Estou enfrentando momentos difíceis

Feita por >jose guilherme · 21 jul 2023 Abordagem psicológica

"Estou enfrentando momentos difíceis na minha vida pessoal e estou considerando terminar meu relacionamento. No começo, quando comecei a namorar essa pessoa, acreditei que ela seria o amor da minha vida. Porém, a situação está difícil. Sofro com depressão e ansiedade, mas não tenho feito terapia ultimamente devido estar desempregado e sem recursos no momento .

Nosso relacionamento é à distância, e nos vemos apenas a cada 3 meses. para ajudar estou desempregado o que fod* mais a situação psicológica,

Essas doenças têm um grande impacto negativo em mim, o que me leva a ter inseguranças e medo de que ele possa trair minha confiança. Tenho traumas familiares relacionados à infidelidade, o que torna esse medo ainda mais intenso.

Eu o amo, e ele me ama também e por video e mensagem vejo que ele realmente se preocupa comigo , mas sei que traição não é uma manifestação de amor e sim falta de caráter, mas estamos a pouco tempo e impossível saber se ele realmente tem caráter, afinal meu irmao e casado há 13 anos trai sua esposa, sem nenhum motivo aparente por parte dela .

Estou me sentindo muito insuficiente, como se não fosse o que ele realmente quer porque estamos ressentes e ele vai conhecer esse lado negativo meu e , Isso está afetando muito meu estado psicológico, e eu sinto que talvez ele me traia afinal estamos longe eu nunca descobriria, ele e um doce as vezes penso que e coisa da minha ansiedade e os traumas que passei, mas la no fundo tem uma pulga que veem e fala que ele vai achar outro alguém la para satisfazer as suas vontades, mas depois fico e paranoia minha, - sei la minha vida Ta uma bosta antes de escrever esse texto estava com uma corda na mão pensando seriamente em suicídio, nao tenho crenças em deus, estudei muito esse tópico e tenho certeza que deus nao ampara e que ele realmente nao existe, então vim pedir ajuda a seres humanos que possa me auxiliar no meu questionamento!

Estou em dúvida se devo terminar esse relacionamento que tanto prezo, para cuidar melhor da minha saúde mental. É difícil pensar em abrir mão de alguém que amo tanto, mesmo que a possibilidade de traição possa ser apenas uma insegurança minha e que ele seja um homem fiel.

Gostaria de saber o que você acha sobre essa situação e se você tem alguma sugestão para lidar com esses conflitos internos."

Atenção psicólogos meu texto pareceu confuso ? mas apenas resumi confesso que escrevi isso como um pedido de socorro, porque a vida nao tem sido muito justa, muitas coisas ruins aconteceram nesse ano, e unica coisa boa foi conhecer ele, mas fora isso a vida nao tem mais sentindo nenhum e na minha mente parece que a unica saida e o suicídio porque viver perdeu a graça . quero agradecer de coração se voce leu ate aqui.

A melhor resposta 27 JUL 2023

Olá José! Obrigado por escrever. Todas as coisas que fazemos na vida, apresentam algum risco. De outro lado, o não fazer nada, será risco total. Namoro com distância é algo complexo que precisa ser avaliado com muito critério. Sendo namoro com encontros a cada três meses, sugere que vocês já contam com alguma vivência palpável sobre o companheiro. Isso ajuda bastante. Depressão e ansiedade são conceitos que precisam ser esclarecidos, caso a caso.
Se formos ver a questão do conceito de traição, veremos que a grande traição que vivemos, é quando ficamos focados na preocupação de sermos traídos ou não, por pessoas que amamos. Desperdiçamos esse tempo aumentando nossa dor, por elementos que supomos que poderão acontecer. Estaremos nessa suposição sofrendo e ao mesmo tempo, sendo preconceituosos, e obviamente injustos, com a pessoa que dizemos amar. Acontece que a base, o alicerce do amor, está em nós, no amor próprio. Melhoremos tua autoestima!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8607 respostas

24 JUL 2023

José Guilherme
Voce está misturando os problemas, fazendo uma sopa que vai te dar indigestão...
Precisa fazer o básico: curar sua depressão e ou ansiedade, resolver teus conflitos internos, emocionais.
Inútil pensar em namorado quando antes precisa resolver estes.
Faça Psicoterapia, não há outro caminho.
Abraços

5817 respostas

22 JUL 2023

José Guilherme, boa noite - espero poder te ajudar.

Em primeiro lugar, precisa ver se essas ideias de suicídio são recorrentes? - se forem recorrentes é importante procurar uma atendimento presencial com profissional da psiquiatria, as vezes precisamos de medicamento para poder estabilizar nosso humor para só então pensar como mais clareza sobre as coisas que nos aflige. Sentir-se bem, é possível independente de se estar ou não com alguém.

Segundo, você falou que estão juntos a pouco tempo, quanto tempo? - imagino que essa questão de tempo é muito relativo, porque tem pessoas que se apaixonam a primeira vista.

As suas experiências na vida anteriores a esse momento agora, moldaram você, mas não são determinantes para seu futuro, você pode ser o agente que irá reformar tudo isso, precisa se permitir...

Já conversou com ele sobre o que está acontecendo hoje? - será que ele n;ao pode ter ajudar.

Vocês se conheceram como? - O que te faz pensar que o ama? se estão juntos a pouco tempo, não têm convivência - pelo que entendi do texto.

É possível que traição seja fuga, seja valvula de escape, seja falta de caráter, sejam vários outros adjetivos, mas o importante é compreender o que está acontecendo ou acontece na vida daquela pela para ela ter tomado tal atitude. Entender o que você busca numa relação e deixar isso bem claro na relação com ele. Você vai encontrar a pessoa perfeita? talvez não, justamente porque essa pessoa talvez não exista. Você vai encontrar a pessoa que lhe respeita e ama por quem você é e não pelo que vocÊ tem? é possível, mas é preciso que você acredite em você e se permita....E isso pode não acontecer no primeiro encontro, isso pode levar dias, meses ou anos.

Espero ter te ajudado, e reforço que procure uma ajuda no CAPS mais próximo de sua residência.

Carla Glenda Souza da Silva Psicólogo em São Gonçalo do Amarante