Homens bem relacionados deveriam dar moral em ajudar ou proteger suas amigas?

Feita por >Julia Silva · 11 mar 2023 Abordagem psicológica

Olá, eu namoro há um ano, ele estuda e mora na cidade vizinha a minha e ontem passei por uma situação desconfortável.
Na qual meu namorado foi socorrer uma recente “amiga” do condomínio dele que ficou com medo de um inseto e o chamou no privado pra ir ajudar a tirá-lo de lá. Eu avaliei a situação e questionei quando ele citou que acha normal ele querer, e, ter ido, mesmo eu dizendo que não seria legal, pois há um grupo dessa residência e outras pessoas pra moça decorrer e logo (ele) ir lá passar uma proteção pra moça.
Me digam, fui injusta ?

A melhor resposta 13 MAR 2023

Oi Julia Silva,
Duas coisas precisam ser analisadas:
1 - A solicitação de ajuda: um homem nunca deve se negar prestar proteção e ajuda quando perceber que precisam ou quando solicitado. Faz parte do papel do homem como protetor.

2 - A intencionalidade: Ela pode estar intensionando se aproximar dele para conhecer e ou estabelecer diálogo. Quem deve se dar conta é ele e se ele tiver um compromisso contigo, sinalizar que a intenção dela foi essa, mas ele agradece.

O fato, pode reforçar o amor, a confiança e a segurança entre voces dois: ambos saem fortalecidos.
Ou o fato pode balançar as estruturas do relacionamento de voces dois, se ele estiver fraco, morno, inseguro.

Em ambos os casos, é positivo.
"seja quente ou frio! Não fique no morno porque te vomito"

Abraços

5817 respostas

14 MAR 2023

Olá Julia, como você está? Espero que esteja bem!

Para dizer se foi injusta ou não precisamos avaliar alguns pontos, mas de fato a situação te causou um incômodo e isso não pode ser descartado. É preciso olhar para si mesma para compreender suas questões. Podemos agendar uma sessão para conhecer mais sobre meu trabalho e para que eu também possa conhecer mais sobre sua história.

Estou atualmente me especializando em relacionamentos afetivos e teria o maior prazer em atender sua demanda!

Isabelle Cristina Taborda Psicólogo em Londrina

1 resposta

14 MAR 2023

O que sente em relação a isso? Estranho ela pedir no privado pra ele ir fazer algo assim. Não digo que exista intenção da parte dele, porque tem gente mesmo que gosta de ajudar e homem tem uma certa ingenuidade. Como está a relação entre você e ele? Não sente confiança, segurança? Caso queira desenvolver mais sobre isso, entender sobre dinâmicas ocultas, medos, inseguranças, e outras sentimentos em relação a relacionamentos saudáveis, entra em contato comigo!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

13 MAR 2023

Olá Julia! Obrigado por colocar sua dúvida. Ajudar as pessoas pode conter maldade ou não. Ajudar as pessoas, em termos gerais, é algo que a maior parte de nós, sente-se bem em fazer. Haverá alguma história a mais para justificar tua dúvida? Será prudente podermos te conhecer mais, com levantamento metódico de dados em Psicologia, para que possamos te ajudar. Há indicativos de que você se sente insegura, quer que ele não tenha esses tipos de troca.
Será adequado? Será possível?
Creio que não. Salvo engano, você precisa amadurecer, desenvolver melhor autoconfiança. Nunca se esqueça que o grande namorada de cada pessoa, é ela mesma. Se for o namorado, será ídolo e ídolos são desumanizados, para gerar ilusória proteção a seus próximos.
Conte conosco para entender melhor a situação, amadurecer e desenvolver autoconfiança.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8644 respostas

13 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém