Não sei se devo permanecer no meu relacionamento

Feita por >Aline · 6 out 2022 Abordagem psicológica

Namoro e moramos juntos há 5 anos. Comecei namorar e com 1 ano de namoro fomos morar juntos, hoje estou com 23 e ele 25 e temos um filho de 3 anos. Eu sempre fui apaixonada por ele, mais de uns anos pra cá eu venho percebendo que nosso modo de pensar e viver estão diferentes, ele virou evangélico e eu n, eu gosto de sair pra festas, se divertir. Eu saio muitas vezes da minha zona de conforto pra acompanhar ele, indo a igreja dele entre outras coisas, mais ele não sai da zona de conforto dele pra ir a uma festa comigo para me agradar, e com isso eu vivo numa sensação de estar sempre presa, quase não tenho amigos e os que tenho ele não gosta, fala mal, eu não posso nem sair pra espairecer pq tanto ele como minha mae ficam no meu pé, como se eu devesse viver somente para ele e para meu filho é isso foi fazendo q eu me quebrasse cada vez mais por dentro, comecei a ter ansiedade, a n saber mais o que fazer da vida, se devo continuar com ele ou ir viver minha vida. Eu n consigo mais nem transar direito com ele pq n sinto desejo, e quando faço algo nem é por vontade, é só para agradar ele, mais eu sei q o amo, ou talvez seja só uma dependência emocional.
A gente se da bem , todo mundo acha que somos um casal legal, que combinamos, os nossos planos de futuro sempre bateram, mas agora já não sei se quero continuar minha vida com ele. Somos muito novos e já temos esse problema , não consigo nem imaginar daqui uns anos assim. Eu ainda tenho sentimentos por ele, ainda sinto amor e tenho medo de sofrer se eu decidir terminar. Fico na dúvida todos os dias sobre o que quero, sobre o que fazer , como falar , eu estou totalmente perdida e sufocada nesse sentimento. Ele me ajudou em muitas coisas e terminar com ele agora seria uma ingratidão ou deixar a pessoa na mão. Estou completamente sem saber oq fazer, fico com esse sentimento de dependência, de ser inútil e que nunca vou ser alguém na vida.

A melhor resposta 10 OUT 2022

Oi Aline,

É preciso entender o que levaram vocês a casarem tão cedo? Casar muito jovem, acaba pulando algumas etapas da vida e mais cedo ou mais tarde, terão vontade de viver.
O relacionamento de vocês precisa de diálogo para um compreender e respeitar o outro, a vontade do outro. É fundamental amadurecer o relacionamento de vocês.
Pense sobre fazer psicoterapia, será essencial nesse momento.
Fico a disposição caso tenha interesse.
Rute Martins - psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

7 OUT 2022

Aline, acho que vc não deveria fazer isso com você mesma.
Vc já se dedicou a ele, foi feliz por um tempo e agora não é mais.
O sentimento que vc tem deve ser de amizade pelo tempo juntos etc.
Pense em vc, faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 OUT 2022

Olá Aline! Obrigado por escrever. Geralmente quando uma pessoa muda de religião na juventude, há algo preocupante: costuma estar buscando soluções mágicas que estão na fé, na atitude e não na religião A ou B.
Pela história que você relatou vocês decidiram morar juntos, ter filhos, ser ter a devida maturidade e conhecimento mútuo. Agora estão com um filho de três anos, com você vivendo esse desconforto.
Antes de decidir qualquer caminho diferente, será preciso amadurecer reflexões, potenciais implicações e consequências das decisões que vierem a tomar, considerando três pessoas. Cada uma dessas pessoas olha a vida de uma perspectiva diferente. Você como uma jovem que quer viver tuas escolhas, teu marido que está direcionando as coisas de forma livre, mas para você opressora. A terceira pessoa, uma criança que precisa se estabilidade, segurança e harmonia para lidar com as formas de convivência que vierem. Será preciso inteligência, sabedoria, discernimento, diálogo, bom senso para que vocês construam formas que contemplem o melhor bem estar possível de cada qual.
Será de muita valia a ajuda científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura! Pesquise com seriedade para além do whatsapp, antes de votar. Você pode estar, sem consciência, contribuindo para transformar o Brasil numa espécie de Afeganistão sul americano.
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.