Estou confuso e não sei o que fazer quanto ao meu relacionamento

Feita por >Mano · 29 ago 2021 Terapia de casal

Bom, eu possuía uma esposa e um filho de 3 anos, eu amo estar com eles e fazer parte do dia a dia disso tudo, porém terminamos algumas vezes por conta de eu não sentir que deveria ficar na vida deles, em um dos términos a uns 2 anos atrás eu conheci uma outra pessoa e foi totalmente diferente de qualquer coisa que já vivi, porém não consegui seguir com essa pessoa com medo que minha ex esposa prejudicasse o meu acesso ao meu filho pois a amo mais que tudo nessa vida.

Acontece que eu essa outra pessoa não seguimos pois ela queria algo mais sério, o tempo passou e eu e minha ex mulher estamos voltando porém eu não consigo tirar da cabeça a pessoa que eu conheci a 2 anos atrás e ela diz ser reciproco, me sinto muito mal com tudo isso, pois não quero fazer ninguém sofrer com essa situação toda, meu filho é o que mais me preocupa, sinto vergonha disso tudo, as vezes penso que o certo era ficar com minha ex mulher e com meu filho, porém não me sinto com tudo isso.
Já me perguntei algumas vezes o que fazer e realmente não sei mais.
Minha vida como minha ex mulher e meu filho era tranquila onde não tínhamos problemas de ciúmes ou qualquer coisa do tipo.
Preciso de ajuda...

A melhor resposta 30 AGO 2021

Olá Mano, espero que esteja bem!

Ao voltar para sua mulher e para seu filho depois da separação, parece que você começa a ver com mais clareza o que eles realmente significam para você e para o desenvolvimento de sua vida. Se houvesse certeza dentro de seu coração, se houvesse certeza de seus sentimentos, você não estaria confuso desta forma. O que acontece, de fato, é que existe confusão dentro de você, e essas duas pessoas estão,de alguma forma, tendo contato com essa confusão também, e isso pode estar prejudicando a todos.

Parece que, em um momento de pouca clareza de seus sentimentos, você acabou se envolvendo com uma pessoa, e por não ser um momento em que estava com sua autoestima da melhor maneira, acabou se apegando aquela sensação momentânea, e a outra pessoa idem. Se fosse algo realmente significativo, com toda certeza não haveria tanta dúvida assim.

É preciso que você se conheça mais, e entenda o que realmente esta se passando dentro de você, para que suas ações futuras sejam congruentes com aquilo que você sente e pensa, além de favorecerem seu desenvolvimento pessoal. Por isso, assim que possível, é interessante você buscar ajuda profissional para que possa iniciar seu processo de autoconhecimento e também de resolução de conflito interno que esse envolvimento está te causando. Não deixe para depois. Espero ter te ajudado e desejo que fique tudo bem!

Um abraço!
Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

928 respostas

6 SET 2021

Mano,
O problema é que voce abre ciclos e não fecha... os ciclos abertos continuam reverberando.
Terminou com a sua ex-mulher mas não encerrou o ciclo, tanto que agora vai voltar com ela e como abriu ciclo com a outra mulher, agoar tem dois ciclos abertos....
Tchê... precisa abrir e encerrar... precisa ter iniciativa e acabativa. Dialogou com a sua ex-mulher para ver isto?
Que modo de vida quer ter com ela? ou melhor... que vida voces querem viver juntos?
Precisam conversar sobre isso. Caso contrário, a confusão e os problemas se instalam.
E se voce voltar para a sua ex-mulher, que depois não vai ser mais ex, vai ser a tua mulher, que na verdade nunca foi ex... voce tem que encerrar com a outra. Se deixar aberto não vai ser feliz nem com uma e nem com a outra.

5874 respostas

1 SET 2021

Olá Mano,

Entendo como esssa situação é angustiante, e te faz sentir perdido em tomar uma decisão. Mas o "certo", é você ser feliz e sem culpa!
Você sempre será pai, isso ninguém pode tirar de você. Ser marido é uma decisão sua.
O importante é pensar o que essa relação significa para você, pensar o que te faz bem nesssa relação.
É muito bonito o amor que você tem pelo seu menino, mas para amar, educar, brincar, cuidar é muito importante que você esteja feliz, realizado.
Colocar a responsabilidade da sua felicidade no seu filho, pode ser perigoso futuramente.
Em relação a sua ex-mulher, você também pode estar tirando a oportunidade dela conhecer alguém.
Se puder, procure um psicólogo, a psicoterapia vai te ajudar a entender e organizar seus sentimentos e trabalhar a culpa.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

30 AGO 2021

Olá Mano2! Grato por escrever. O texto que se escreve aqui é a ponta de iceberg. Há muito mais dados a integrar. Pela síntese escrita, dá para entender que você precisa amadurecer, precisa viver estabilidade, continuidade.
Sua mulher e seu filho precisam de estabilidade, regularidade, esforço, continuidade.
Não há ex esposa. Separação para adquirir o status de ex, precisa ser longa, precisa ser convicta, precisa ser para valer, em profundidade. Convivência de família, de longo prazo, necessita de muito tolerância, respeito, esforço, construção.
Será enriquecedor você contar com a assessoria científica de um psicólogo para que possa consolidar forma viável de enriquecer sua convivência de família. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.