Não sei se devo terminar um relacionamento

Feita por >Rafale · 29 set 2017 Terapia de casal

Bom dia! Estou nesse dilema já faz um tempo e venho me sentindo no mínimo estranho em relação a isso. Eu namoro há 3 anos e, como eu venho me sentindo diferente, eu comecei a achar que talvez fosse o momento de terminar, já conversamos sobre isso e resolvemos manter o relacionamento, mas agora me sinto novamente assim, mas ao mesmo tempo eu quero ela perto de mim.

Ela é muito sentimental e estuda muito, o que me deixa ainda mais confuso, porque caso a decisão final seja terminar o namoro, eu não queria magoar tanto os sentimentos dela e muito menos atrapalhar os estudos dela. Eu realmente não sei o que eu devo fazer. Se alguém puder me dar uma luz, eu agradeço muito!

A melhor resposta 3 OUT 2017

As vezes precisamos nos afastar de uma situação para que , de longe tenhamos uma dimensão real dela. Acho que você se acomodou ao relacionamento e não consegue ver o que está acontecendo de verdade. Ela deve ser uma pessoa muito boa por isso você fica confuso. Você não acha que ela merece ser amada de verdade? E você também merece um relacionamento que te faça realmente feliz. Você poderia viver assim por mais 10, 20 anos?Voce seria feliz sozinho? O que você procura em um relacionamento? Faça-se essas perguntas e talvez você descubra o que fazer. Boa sorte.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

3 OUT 2017

Boa tarde,
Entendo que voce ja tomou a decisão de terminar a relação, porem esta preocupado com os sentimentos dela.
Nao será um momento fácil pra ela, mas também nao esta sendo pra voce. Cada um deve ficar com sua parcela de pesares e lamentos. O que nao pode acontecer é acumular magoa nem culpa, E para isso um dialogo honesto e bem esclarecedor poderá evitar futuros danos emocionais. Fique com o coração tranquilo e mentalize que ela estará ciente que sua decisão. Nao acumule "pre-ocupacoes"
Paz

Márcia Alflen Chirinea Psicólogo em São Paulo

35 respostas

2 OUT 2017

Rafael, bom dia! De fato é uma decisão que deve ser ponderada, que gera muitas dúvidas e medos. Entenda que em uma psicoterapia você terá um espaço para acima de tudo se ouvir, e o processo terapêutico sempre traz amadurecimento para uma decisão mais acertada.

abraço.

Moniky C. Forrequi

Moniky Coelho Forrequi Psicóloga Psicólogo em Vitória

3 respostas

1 OUT 2017

Olá, Rafael! O relacionamento amoroso passa por várias fases. Pelo que entendi, tu percebes agora que a paixão esfriou e isso te faz acreditar que é o tempo de terminar a relação. Por outro lado, também gosta de estar com a sua namorada e a admira. Rafael, é nesta fase, quando a paixão inicial diminui que temos a oportunidade de investir nas outras dimensões do relacionamento: a intimidade e o amor. Intimidade, de conhecerem mais e melhor um ao outro, sem as idealizações da paixão, o Amor, proporcionando um ao outro o bem-estar, o respeito, o companheirismo. E a paixão? Esta também deve ser alimentada. Avalie se nestes três anos vocês não relaxaram quanto a estarem atraentes um para o outro. Fale com ela sobre isso. A paixão é comparada ao fogo, se puserem mais lenha, ela fica mais acesa.
Entretanto, se neste processo de buscar desenvolver a intimidade, paixão e amor, vocês perceberem que o que mais os liga é o comodismo e a dependência, então, talvez seja necessário sentar e conversar sobre uma vida sem este relacionamento. Caso necessitem, um terapeuta de casal pode auxiliar-lhes a compreender e lidar melhor com o que estão vivendo hoje na relação.

30 SET 2017

Boa tarde, Rafael! Tomar uma decisão sobre relacionamento afetivo é sempre complicado; são muitos anos juntos, afeto, hábitos, entre outros. Além disso, midanças costumam ser difíceis mesmo. Sugiro que você procure ajuda psicológica para ponderar os prós e contrar de suas opções e ter um espaço para pensar sobre suas dúvidas. Espero ter contribuído e estou a disposição.

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

30 SET 2017

Oi Rafael!
Nesse momento, o mais importante é entender o que tem gerado essas dúvidas. O sentimento acabou? Houve alguma situação que pode ter gerado mágoa? Há possibilidade desses sentimentos terem sido gerados por uma crise no relacionamento, que pode ser passageira?
Sobre terminar ou não, só você pode responder essa pergunta! Só não arraste um relacionamento por "culpa" ou "pena", você não merece viver assim e ela merece a oportunidade de ser amada de maneira plena!

Anônimo-323499 Psicólogo em São José dos Campos

2 respostas

30 SET 2017

Ola, Quando se tem um relacionamento duvidoso, é preciso pensar bem antes de tomar uma decisão. Você pensa no lado positivo onde se sente bem e ela também. Trabalho, estudo, filhos é muito bom para o crescimento a dois. Quando o amor é verdadeiro tudo todos os conflitos são superados, e se não consegue com uma conversa a dois, sugiro a vc procurar uma ajuda psicológica pois ai vc ter uma autoajuda, para se encontrar do lado da pessoa que a ama. Boa sorte amigo.

Maria de Paula Silotti Psicólogo em Belo Horizonte

3 respostas

30 SET 2017

Olá Rafael, tente pensar em como estão seus sentimentos para além de seu relacionamento para que os sentimentos em relação a uma área da vida não sobreponha a outra área.
Infelizmente terminar um relacionamento é sempre um decisão muito difícil e existem várias coisas em jogo.
Existem vários motivos fortes que mantém o relacionamento de vocês, para que durasse 3 anos. Invista em seu autoconhecimento.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

30 SET 2017

Boa noite.
Entendo que você se preocupa com ela, mas também é importante olhar para você e ponderar se você está feliz ou não nessa relação, e quais as possibilidades diante disso.
A psicoterapia pode ajudar a desenvolver seu autoconhecimento e a partir disso identificar algumas questões que possam vir a surgir, para que seja possível tomar uma decisão com maior clareza.
Espero ter ajudado, fico a disposição

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville

260 respostas

30 SET 2017

Boa noite.
Fim de relacionamento nunca é fácil, não é mesmo?
A pergunta que vc tem que se fazer é: o sentimento que eu sinto por ela é o suficiente para continuarmos?
Claro que você deve gostar de sua namorada, afinal foram 3 anos de relacionamento é vocês devem ter vivido muitos bons momentos juntos.
Se a sua decisão for realmente terminar o relacionamento, faça quando se sentir seguro.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo