Não sei se estou amando, ou preso no relacionamento.

Feita por >Philipe · 8 fev 2021 Dependência emocional

Olá, me chamo Philipe, tenho 29 anos, estou em um namoro tem 8 anos, e nesse meio tempo, acabei me envolvendo com outra pessoa e já fazem 3 anos.

Obs: em toda minha vida, sempre, não era intencional, me relacionei com mulheres mais magrinhas, um magrinha saudável, não aquela magreza obsessiva, e acabei tomando gosto pelo biotipo.

A digamos, oficial, é gordinha, uma pessoa maravilhosa, nós nunca brigamos sério, somos cúmplices em tudo, passamos por várias barras na vida, como desempregos, situações clínicas, e sempre estivemos lá um pro outro, ela é um pouco desatenta para elogios, e homem também gosta de ser elogiado, sinto falta de carinhos quando estamos juntos sem fazer nada, mas o que me fez cair em fraqueza, foi o físico dela. Começamos o relacionamento e ela já era acima do peso, mas eu consegui trazê-la para o mundo "fitness" e ela até ficou bem, só que isso aconteceu no primeiro ano de namoro, entre o 1-3 ela variou muito e teve extrema dificuldade pra manter o peso, não tem problemas de saúde que atrapalhem isso, nem histórico na família. Do ano 3-6 de relacionamento, ela parece ter se "acomodado" e chegou a pesar 85kg com somente 1.63m! Onde eu, com 1.84m, peso apenas 78kg e 78 kg atlético. Hoje, digamos 3 anos após esse pico de 85kg, ela ainda está 15 kg acima do peso e lutando para emagrecer, e todo esse tempo, toda essa demora, me fez estar mantendo o relacionamento com um único pilar estrutural: a esperança de vê-la magra. Já temos nosso apartamento, uma estrutura financeira, coisas que casais constroem juntos, mas está tão demorado e cansativo tentar fazê-la emagrecer que sinto desistência.

Do ano 5 ao 6, conheci uma pessoa do jeito mais natural possível, nada de aplicativos, na rua mesmo, magrinha, bem resolvida financeiramente, e até agora estamos juntos, concordamos em não nos prender, e que ela era livre para se relacionar com outros homens, desde que com cuidados, visto que desenvolvemos um tipo de amizade colorida. A situação deveria ter durado no máximo duas ou três transas casuais, e hoje estamos a quase 3 anos. Já lutamos pra parar, eu por já ter alguém, ela por querer progredir num relacionamento, e sabe que não vai ser comigo, mas nossas tentativas frustradas só nos fizeram nos querer ainda mais.

Hoje sinto mais falta da outra, que da oficial, o sexo é incrível com a outra, e OK com a oficial, hoje, a outra está com um rapaz até gente boa, mas ainda não nos deixamos.

Não sei o que fazer nem o que pensar, amo minha namorada mas a demora pra ela emagrecer foi tanta que me gerou desinteresse :,(

A melhor resposta 9 FEV 2021

Olá Philipe.
A impressão que dá no seu discurso é que sua namorada oficial trata-se de um desafio pra você, neste caso, se fizer sentido, te pergunto: o que pensa em fazer quando ela chegar no peso ideal? Qual a dificuldade de aceitá-la com as imperfeições que tem? Se ela tem dificuldades de se manter magra, quanto tempo você acredita que ela manteria um peso ideal?
Quanto a outra moça, o que você sabe sobre ela? Quais os momentos que passaram juntos incluindo outras pessoas e familiares? Será que o peso é a única coisa que se espera de um relacionamento? O sexo com ela é bom, mas será que isto continuaria assim se houvesse uma rotina?
Espero que consiga refletir com estas perguntas.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

9 FEV 2021

Olá Philipe! Grato por escrever. Mais vale uma pássaro na mão do que dois voando. Quando temos um pássaro na mão, mas ficamos focado no pássaro que está voando, podemos apertar demais o pássaro da mão e machucá-lo, ou descuidar e o mesmo voar. Pelo relato, pelas caminhadas, pela idade, vocês se acomodaram a uma construção juntos, que caminhava em descompasso com o que ocorria dentro de você.
O peso e as trocas sexuais de uma pessoa, são duas partes dentre mil partes. Não se fie somente nessas.
Será importantíssimo você amadurecer através da caminhada científica com um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, máscara obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)]

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8670 respostas

9 FEV 2021

Olá Phillipe, você relatou várias situações por aqui que com certeza fariam muita relevância em uma terapia, te aconselho a começar já! Vejo que está dividido pelo que tem hoje, que te traz estabilidade e conforto e pela possibilidade de ter a outra pessoa que te atrai mais porém mais incerto e aparentemente mais interessante e novo. Leve isso para terapia, tenho certeza que encontrará uma diretriz se entendendo melhor.

Estou a disposição
Carolina Ovalle - Psicóloga Clinica

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo