Devo terminar meu relacionamento para curtir a vida?

Feita por >pazeamor · 18 ago 2020 Coaching

Olá pessoal, primeiramente obrigado por me lerem meu desabafo e por tentarem me ajudar.

Eu tenho 21 anos e namoro desde os meus 18, são 2 anos e meio de relacionamento ao todo. Comecei a namorar muito cedo, eu estava no começo da faculdade e no começo da "liberdade", pois sempre sofri restrições por parte do meu pai. No começo do relacionamento tudo era novo para mim, minha namorada já era mais experiente pois saia desde os seus 16 anos (ela é dois anos mais velha do que). e tudo estava indo muito bem, comecei a sair para alguns shows e baladas com ela e tive algumas experiencias que nunca havia vivido. Tudo começou a mudar quando fizemos 1 ano de namoro e eu comecei a trabalhar e ter mais independência financeira e por pode tomar algumas decisões que antes deveriam passar por aprovação. Eu comecei a ter vontades que o relacionamento não me supria e não me supre, tenho vontade de sair com os meus amigos, de viajar, de conhecer pessoas e de ter experiências (tudo o que minha namorada já teve e viveu). Não sei se devo chegar nela e ser sincero e terminar logo com este "sofrimento", pois eu não me sinto mais bem no relacionamento, eu tenho 21 anos e a vida passa muito rápido, ela já fala em casar e em morar junto, mas eu nunca tive minhas experiencias e momentos! Na minha cabeça, se eu não passar por este momento agora eu vou me tornar uma pessoa frustrada e infeliz daqui uns anos! Eu amo ela, ela é perfeita pra mim em certo aspectos, mas ao mesmo tempo que ela é perfeita eu não suporto mais ter que forçar algo que eu não sei se eu quero, fora que ela é extremamente ciumenta entao eu não posso nem ir ao barzinho com uns amigos que ela já surta e brigamos feio.
Gostaria de pedir a ajuda de vocês! Eu devo viver a minha vida e aproveitar a minha juventude e independencia?
Espero que eu tenha conseguido expressar meus sentimentos em algumas palavras, me perdoem se ficou um pouco confuso!

A melhor resposta 19 AGO 2020

Olá Pazeamor! Grato por participar. Seu relato é, em partes sóbrio. Vinte e um anos, começo de faculdade, é idade que espera-se, a maior parte das pessoas tenham como foco central os estudos, em segundo plano as boas amizades. Namoro é parte, mas é experiência, conhecimento, que na maior parte das vezes, termina. Seu relato é, em partes sóbrio, porque é possível ter vida social, estudo e namorar ao mesmo tempo, desde que se coloque os devidos limites. A imensa maioria das pessoas, acabam por privilegiar uma das partes, prejudicando as outras. Por essa razão, durante a faculdade, alguns escolhem como "profissão", curtir a vida, alguns escolhem namorar. A faculdade, para ser profunda, precisa ser profundamente priorizada. Diploma muitos terão, conhecimentos profundos, poucos.
Ir a barzinho com amigos, desde que com bons amigos, com moderação, é condição muito importante para o tempero social de forma a que, no futuro, se desenvolva bem a conexão entra a profissão, a vida social e a família. Bem ponderado, deve ser uma prioridade.
Aos vinte e um anos, matriculado em faculdade, namoro e curtição da vida, precisam ser secundários, a faculdade é agora!. Liberdade traz a responsabilidade de saber administrá-la. Muito cuidado.
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, solidariedade, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.