Devo terminar esse relacionamento?

Feita por >Luz · 7 fev 2020 Terapia de casal

Bom, eu namoro desde 2012. Já ficamos noivos e terminamos um 2 meses depois. Voltamos fazem 3 meses. Nesse meio tempo uma menina que surgiu no grupinho de amigos de dele teve interesse nele, porém eles não tiveram nada. Hoje tenho que conviver com essa menina e isso me incomoda muito. Mas, a questão é mais complicada, pois essa menina é prima da namorada do meu melhor amigo dele. Existe um grupo o qual sempre combinamos de sair e tal, churrasco e essas coisas de galera. Eu não falo muito no grupo porque me sinto meio excluída. A poucos dias, teve a noite dos " meninos" e das "meninas". Meu namorado não foi, porque ele fica na semana em outra cidade, mas eu estava aqui onde todos nós moramos (ahh eu moro com meu namorado e só nos vemos aos finais de semana). Pois bem, eu me senti totalmente excluída, visto que, do nada surgiu uma foto no grupo de todas as meninas que são as namoradas do outros meninos e mais 3 meninas solteiras que fazem parte da galera). Não tinha nada no grupo de convite, o que pra mim mostrou que foi tudo combinado fora desse grupo onde estão todos. Enfim, já é um sacrifício enorme ficar no mesmo lugar que essa menina, eu me sinto totalmente excluída pelas outras meninas, quando eu falo ninguém dá atenção e eu acabo me fechando ainda mais. Meu namorado disse que não quer se afastar do amigos dele e eu entendo, mas eu não quero estar em um ambiente que não sou bem vinda e sim aturada. Já vi diversas vezes as meninas falando baixinho e olhando para mim, nos churrasco as vezes eu fico que tem uma tonta olhando para o nada. Até quando é saudável isso? Vale a pena suportar tudo isso pelo relacionamento. De fato, eu sou muito intensa, eu brigo pelos meus amigos e por quem eu amo, sem pensar 2x. Na minha opinião (posso estar errada), se meu companheiro está sendo excluído pelo "meu grupo de amigos", aquele grupo não serve mais para mim. Meu namorado fala que tenho que ir, que não posso ligar, que eu não "ouvi nada" referente a mim e pode ser coisa da minha cabeça, daí eu surto, porque não sou louca. Eu não quero que ele pare de falar com os meninos, mas eu não quero sair com as meninas que sempre me deixam de lado. Eu estou muito triste, porque eu sinto, eu vejo e parece que ele não vê nada disso e ao mesmo tempo eu não tenho o direito de proibir nada.

A melhor resposta 10 FEV 2020

Oi Luz
O único problema é tu sentir-se Excluída... Porque sentir-se excluída? Porque se deixa influenciar pela outra menina que também gostava do namorado? Está se considerando menos?
Isto tu tem que trabalhar em ti, o sentimento de exclusão, o sentir-se menos, a menosvalia, a falta de confiança que tens de ti mesma.
É tu que se exclui.
Seja mais espontânea, viva mais não fique cuidando das outras. Curta mais a vida, não tens que aparentar para ninguém. Largue-se e curta o que sente. Quanto menos cuidar dos outros melhor!
Te faria muito bem fazer Psicoterapia.

5817 respostas

19 MAR 2020

Bom dia Luz, respondendo a sua pergunta, "Devo terminar esse relacionamento?", só você tem a resposta, mas o motivo que você apresenta é o bastante para terminar? E qual o motivo de você ainda continuar a frequentar um grupo que te exclui? Seu namorado te diz que você tem que ir, e a sua opinião não conta para você mesma? E a opinião dessas pessoas tem importância para você? Responda essas perguntas para você mesma e depois pense a respeito sobre as respostas.

Luz se relacionar com pessoas ás vezes é difícil, mas não impossível, é normal quando você chega para se inserir em um grupo que já está formado há muito tempo, onde as "amiguinhas", "panelinhas", já estão formadas, é a mesma coisa que cada um tem seu lugar na mesa de jantar e se você for sentar na cadeira, recebe o aviso: aí não, é o lugar de fulaninho, isso para mostrar que a pessoa não tem lugar naquele "grupo", posso te dizer mais, ainda mais quando envolve relacionamento mulher-homem, "os amiguinhos e amiguinhos querem ditar regras, dá conselhos minar a relação", nesse momento você tem que ter calma, observar o comportamento dessas pessoas e não se envolver simplesmente conviver alguns minutos, pense mais em você sorria, outra estratégias é chegar demorar um pouquinho dá uma desculpa e ir embora saindo feliz sem olhar para trás, assim elas podem se tocar e mudar o comportamento em relação a você.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador