Gases excessivos podem ser causados por ansiedade?

Feita por >Rafael Silva · 13 set 2020 Ansiedade

Sinto bastante gases espalhados pelo corpo há mais de 2 anos

A melhor resposta 14 SET 2020

Olá

Você já procurou por ajuda médica? Esse seria o primeiro passo.
Do ponto de vista psicológico, a ansiedade pode sim causar gases, geralmente em virtude de indigestão.
A indigestão por sua vez está associada ao tipo de alimentação, que também contribui para a ansiedade, criando um círculo vicioso.
Para que eu possa lhe ajudar melhor, convido você a agendar uma sessão comigo.
Fico lhe aguardando.

Psicólogo José Almiro Machado Psicólogo em Taubaté

42 respostas

14 SET 2020

Olá Eu, tudo bem?

Olha, quando você quer dizer espalhados pelo corpo, em que partes são?
Possivelmente é bem difícil que os gases sejam um sintoma da ansiedade. Recomendo que você procure um médico para verificar essa situação

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

14 SET 2020

Olá, obrigado por seu contato.
Os gases excessivos podem estar relacionados à intolerância à lactose, doença celíaca, gastroenterite aguda síndrome do intestino irritável, entre outras.
A síndrome do intestino irritável a causa pode ser ansiedade, mas acredito ser importante agendar uma consulta com Gastroenterologia para orientar melhor.
Sobre a questão da terapia estou á disposição.

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo

134 respostas

14 SET 2020

Olá Eu.
Grata por sua pergunta.
Pode acontecer sim de algumas pessoas terem arrotos e gases por questões de ansiedade.
Mas a primeira providência a tomar nesse caso é procurar um médico para avaliação geral do trato digestório. Se ficar comprovado que os gases estão relacionados à ansiedade procure desenvolver estratégias para o controle da sua ansiedade.
A alimentação precisa ser avaliada pois alguns alimentos como leite e derivados, açucares, entre outros podem causar a flatulências e gases. A mastigação, se muito rápida também pode influenciar.
Se possível procure um profissional na área da psicologia para desenvolver estratégias de enfrentamento de problemas relacionados às suas emoções.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba