É possível uma mulher não conseguir ser penetrada por causa da ansiedade?

Feita por >Thaís · 21 jan 2020 Terapia sexual

Sou casada, apaixonada pelo meu marido, tenho 29 anos e a saúde física perfeita. Sinto que não tenho quase nada de libido. Meu problema é a penetração, só consigo depois de muito esforço e doer pra entrar, depois que entra na maioria das vezes eu consigo ir relaxando até ficar bom e conseguir transar normal e sem dor durante. Mas é raro acontecer pq hoje em dia meu marido prefere sexo oral do que tentar transar comigo por toda a dificuldade que é até conseguir e se conseguir. Parei de tomar o anticoncepcional porque achei que poderia melhorar, mas tem 3 meses e não senti diferença. Não acho que tenho vaginismo, já li bastante sobre. Como eu consigo ser penetrada com o dedo e tbm consigo com o pênis depois de relaxar eu penso que pode ser ansiedade, mas nem sei se a ansiedade pode causar tudo isso.

A melhor resposta 22 JAN 2020

Oi Thaís
A sexualidade é uma dádiva, é um princípio de vida e uma arte, uma fonte de alegria, prazer e espiritualidade.
Mas, precisamos conhecer e nos colocar no caminho do que buscamos internamente. Há tres tipos de sexo, o promíscuo(o mais baixo), o normal (procriação) e o superior (onde se busca prazer, felicidade e bem estar).
Normalmente, por fatores culturais, o homem não sabe amar, fazer sexo com uma mulher. Ele aprendeu em penetrar uma mulher, gozar e só. A mecânica do sexo é diferente de um homem e de uma mulher.
No homem o sexo é visual, local e cerebral e dura dois três minutos; enquanto que na mulher o sexo é orgânico, interno e dura por horas... Todo o corpo da mulher é sexo. Então, começa desde que ela acorda e pode terminar numa transa, à noite.
Muito importante é tu ensinar teu marido na arte da sexualidade. Mas antes precisa aprender contigo mesma. Saiba se masturbar, encontrar prazer no toque, na contemplação de ti mesma. Saiba exatamente como fazer para sentir prazer, aprenda a obter o máximo de prazer e orgasmos sozinha, sem ele. Permita-se esta performance.
Com ele, só aceite fazer amor (não sexo) se estiver em sintonia com o teu íntimo. E respeite tua vagina, teu clitóris: se estiver pronta ao ato é normal o relaxamento, a lubrificação. É o momento que teu aparelho genital diz: vem que eu quero.
Aí vai sentir prazer e orgasmos, vários, antes mesmo da penetração.
Tanto tu como teu marido precisam aprender esta arte, querer ser artista do amor sexual.
Não force as coisas e enquanto sentir tensão e dor, não estás preparada para o sexo. Respeite isto em ti. É a mesma coisa que um homem não é um comando racional que faz o pênis ficar ereto. É uma resposta orgânica, não passa pelo comando cerebral.
Da mesma forma, a mulher. Então, muita atenção ao teu sentimento, não prostitua a ti mesma.

5817 respostas

28 JAN 2020

Bom ter o seu contato Thais!!!

A ansiedade pode ativar o mecanismo de defesa do organismo, gerada por mensagens subliminares pareadas por situações onde houve algum bloqueio em algum momento pretérito, de forma inconsciente, e o corpo pode responder pelas mais diversas formas, sendo necessário reprocessar e dessensibilizar estas causas.

Considerando ser um assunto muito delicado e muito íntimo, relacionado a sua qualidade de vida conjugal, sugiro que procure um profissional da área da psicologia, onde em um ambiente reservado e bem propício, este profissional poderá contribuir de forma significativa a fim de que você possa decidir na melhor solução da sua demanda.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

22 JAN 2020

Olá Thaís,

A ansiedade pelo ato ou com o ato podem sim desenvolver tensão na área genital de forma que você não esteja "pronta" para a penetração. O fato de você ter sentido dor antes já tende a te deixar tensa quando esse momento está prestes a acontecer e deixá-lo ainda mais doloroso.

Não sei a quanto tempo você fez uso do anticoncepcional, mas sua baixa libido ainda pode ser reflexo dele, demora um pouco para o organismo se reorganizar isso certamente já dará novos ares para sua relação.

Quanto a tensão no ato sexual uma dica inclusive de ginecologistas, descubra o que te dá prazer, desenvolva com seu marido preliminares que te deixem relaxada, à vontade. Aproveite cada momento, não fixe seu pensamento na penetração, se tudo que fizer for pensando nela você vai continuar tensa. Talvez nesses testes e tentativas deixe esse momento com seu parceiro, aproveite cada beijo, carinho e brincadeira e quando ele achar que é o momento que ele faça a penetração sem "te avisar", que seja algo natural.

Caso isso persista, procure ajuda profissional para lidar com essa sua dificuldade, descubra o que realmente te faz ficar tão tensa para que você possa aproveitar a vida com seu marido.

Débora Caroline Clerice de Limas Psicólogo em Brusque

18 respostas

22 JAN 2020

Olá! grato por participar. A sexualidade, em suas especificidades é muito íntima, envolve a âmago da individualidade e das questões internas. Será muito interessante você poder explorar a vinculação dessa dificuldade com a sua personalidade, com a sua história, com a ajuda de um psicólogo. A ansiedade nesse caso pode apresentar inúmeras frentes simbólicas a serem refletidas com profundidade. Procure um psicólogo. Um abraço: Ary Donizete Machado.