É verdade que ansiedade pode levar ao AVC?

Feita por >Wenderson · 17 mai 2019 Ansiedade

Ola, ontem eu fui ao pronto socorro pois estava com uma forte dor de ouvido, quando a enfermeira foi tirar minha pressão eu fiquei se mexendo sem parar por causa da ansiedade e ela disse que pode levar ao derrame (AVC) queria saber se isso é verdade ou mito? E por qual razão eu não consigo parar quieto fico se mexendo a todo momento, minha pernas, minha boca, gostaria de saber se o tratamento tem que ser com medicamentos e psicoterapia?

A melhor resposta 23 JUN 2019

Boa noite Wenderson, a ansiedade pode desencadear diversas patologias, contudo no seu caso sugiro que procure realizar um checape com o médico clinico, cardiologista, realizar exames laboratoriais, realize também uma consulta com o medico psiquiatra e um psicólogo para avaliar o seu estado geral de saúde.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

19 MAI 2019

Olá wenderson!
Paulo Martins Psicólogo Clínico em Recife.

Bom atendendo a sua pergunta: a ansiedade pode simular diversos sintomas somáticos:dores de cabeça, gastrites, ulceras, cânceres, vc sente o coração acelerado(taquicardia). Em todas as vezes é bom sempre falar com medicos pra um checkup geral ou especifico, para poder descartar tais doencas.

Assim, vc poderá procurar uma Psicoterapia pra entender o que está desencadeando tais sintomas, ver seu histórico familiar e de vida, pra que possamos fazer os diagnósticos e intervenções corretos.

Em meio a psicoterapia será solicitado, em paralelo, o acompanhamento por um Psiquiatra, que vai poder administrar medicações anti-ansiolíticas.

Os dois tratamentos poderão te ajudar bastante nesses momentos.

Paulo Martins
Psicólogo Clínico
CRP: 02/19840

Paulo Sérgio A. Martins Psicólogo em Recife

45 respostas

18 MAI 2019

Olá Wendeson!. Grato pela participação. Há um conjunto grande de evoluções corporais associadas às posturas comportamentais a serem consideradas para se ver probabilidades de AVC. Idade, peso, hábitos alimentares, rotina, vícios, dentre outros fatores contribuirão para se formar um entendimento sobre a maior ou menor possibilidade de AVC. Quanto à ansiedade, o caminho mais saudável, porém que mais exige tempo e dedicação, é a psicoterapia. É importante reaprender a dar significado harmônico ao uso do tempo para desejar e buscar as coisas. Espero ter ajudado. Coloco-me à disposição para outros aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.