O sertralina pode causar embotamento afetivo?

Feita por >Lola · 5 jun 2023 Abordagem psicológica

Olá eu estou com uma dúvida, e gostaria de saber se alguem poderia me ajudar com isso.
Então....já faz mais ou menos um mês que eu tô tomando sertralina porque eu estava com muita muita ansiedade, explodindo do nada, tendo muita oscilação de humor (em fração de segundos) sabe, aí passei pelo clínico geral, e de lá eu já passei pelo psiquiatra e ele receitou pra mim o sertralina 50mg.
Só que eu percebi que de umas 2 semanas pra cá (depois de ter iniciado o tratamento), eu não consigo sentir emoção nenhuma, tipo assim eu não tô mais ansiosa como antes sabe, mas por outro lado eu também não consigo mais sentir aquela alegria, é como se eu não conseguisse sentir mais amor, empatia, arrependimento, culpa felicidade ou tristeza. É como senão passa-se nada dentro de mim sabe, tipo um "vazio" (não que eu me sinto vazia), mas eu sinto como senão tivesse nenhuma emoção dentro de mim sabe ?como se fosse vazio, "em branco" (emocional), aí eu gostaria de saber por favor se isso pode ser mesmo um embotamento afetivo e se isso por ser por causa do remédio que estou tomando
Se puderem me ajudar com essa dúvida, muito obrigada!

A melhor resposta 8 JUN 2023

oi! você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 JUN 2023

Olá Lola! Obrigado por escrever. É possível sim. Medicamentos para lidar com ansiedade e depressão, podem gerar esse tipo de sensação. De outro lado, antes de ponderar de forma genérica é preciso ver aspectos como, uso com outros medicamentos, possíveis usos concomitantes com drogas psicoativas, peso, metabolismo, personalidade, rotina de vida, histórico desse mal estar.
Será correto retomar conversa com o psiquiatra que receitou.
Embora você não tenha citado, creio que você esteja sendo tratada com um psicólogo. A primeira linha para essas situações é o trabalho científico do psicólogo.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

6 JUN 2023

O embotamento afetivo, ou seja, a diminuição da capacidade de sentir emoções, é um efeito colateral potencial da sertralina e de outros medicamentos antidepressivos. Nem todas as pessoas experimentam esse efeito, e a intensidade pode variar.

Se você está preocupada com o embotamento afetivo, é altamente recomendável entrar em contato com o médico que prescreveu a medicação. Eles estão em melhor posição para avaliar sua situação específica e fazer ajustes adequados na dosagem ou prescrição, se necessário. Comunicar abertamente seus sintomas e preocupações é fundamental para garantir o melhor tratamento para você.

Lembre-se de que os medicamentos antidepressivos podem levar algum tempo para terem o efeito completo e que nem todas as pessoas respondem da mesma forma. É importante manter o acompanhamento com seu médico para avaliar a eficácia do tratamento e fazer os ajustes necessários.

Além disso, se você estiver enfrentando dificuldades emocionais, é sempre uma boa ideia considerar buscar apoio adicional, como terapia ou aconselhamento psicológico. Um profissional de saúde mental pode ajudá-la a explorar suas emoções, desenvolver estratégias de enfrentamento e apoiá-la durante o processo de tratamento.

Lembre-se de que cada pessoa é única, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar da mesma maneira para outra. Com a orientação adequada, você pode encontrar o tratamento mais adequado para sua situação e recuperar seu bem-estar emocional.

Paulo Eugenio Ferreira Rocha Psicólogo em Taubaté

27 respostas

6 JUN 2023

Lola
Voce foi ao médido e ele te receitou um medicamento e não fez mais nada para se curar...
Medicamento nenhum te cura; remédio apenas remedia, é uma camisa de força, ele te segura para não fazer besteiras, mas não te cura.
Que cura é a consciência, é voce fazer o que deve fazer.
Quem é você? Qual o seu propósito de vida?
A ansiedade é diretamente ligada ao propósito de vida e a forma como voce lida com ele.
Precisa fazer Psicoterapia
Só esta é capaz de te dar lucidez e orientação