Fui abusada? Ou estou criando memória falsa?

Feita por >Hellen · 25 abr 2021 Violência sexual

Eu não tenho certeza que fui abusada ou não, pois não consigo lembrar muitos detalhes, talvez pela minha idade do ocorrido ( 3 anos)... eu tenho a memória da pessoa me pegando no colo e passando a mão entre minhas pernas pegando na minha parte íntima, e as outras memória são do mesmo estilo, eu realmente não sei se isso aconteceu ou se criei memória falsa, isso é possível? Porque sempre tive muito receio com homens

A melhor resposta 27 ABR 2021

Hellen, a veracidade da memória não é tão relevante, o mais importante é como está "lembrança" ou "fantasia" te afetam, você diz ter receio com os homens, algumas perguntas a este respeito devem ser feitas, mas te aconselharia buscar um profissional que te acompanhe neste processo.
Algumas "memórias" são produções inconscientes para resolver questões que não sabemos lidar tão bem, numa boa psicoterapia é que você pode chegar a essas questões mais profundas.

Jéssica Isabely Emmerich Psicóloga Psicólogo em Londrina

2 respostas

27 ABR 2021

Oi Hellen,
é possível sim que você tenha sido abusada, nosso cérebro guarda recordações no inconsciente e temos algumas atitudes na vida adulta que evidencia mas não sabemos do fundo disso; ainda mais quando você trás o receio com relação a homens;
sugiro que busque ajuda psicológica para resignificar essa lembranças, e não absorver sentimentos e culpas que não são seus;
um abraço carinhoso,
fico a disposição
Att

Leni Elisa

Leni Elisa Psicóloga Psicólogo em Itapema

69 respostas

26 ABR 2021

Oi Hellen
Sim é possível sim estar registrado no arquivo das emoções, fatos, acontecimentos que não existiram, bem como quando alguém te conta uma história e voce vai pintando um quadro, forma uma imagem desta história que fica gravado no sistema emocional. A gravidade ou não depende da emoção vivenciada no momento e do reforço que tem, depois de comentários, valores, ouvidos, vistos e vivenciados.
O que precisa fazer é tratar estas memórias e tirar elas de dentro do seu sistema emocional para que não te perturbem agora na tua vida diária. Consegue fazer isso através de um Processo Psicoterapeutico.

5817 respostas

26 ABR 2021

Olá Hellen! Grato por perguntar. Faltam dados, faltam muitos dados. É uma temática muito difícil para o ser humano. Crianças de três anos (sendo real), apresentam uma leitura do corpo, de forma completamente diferente de adultos. Da mesma forma que pode ser verdade isso, também pode ser produto de vivências e percepções sobre essa área em outros momentos da vida. Homens, são parte de uma totalidade, organizada na convivência com mulher: muito além de corpos assim definidos (feminino - masculino), pai, mãe, irmão, irmã, professora, babá, avó, avô, profissões, afazeres, expectativas sociais, além, é claro, de expectativas, sensações e fantasias corporais.
O entendimento da sua pergunta será construído pela conexão da tua questão com a mais completa visão da tua vida, contendo a história, em sua melhor plenitude.
Será muito importante e libertador você poder ver nossos perfis, escolher um de nós, e vir para um trabalho científico em Psicologia, com persistência, disciplina e regularidade.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mais mortes: fechamento total (lockdown) por quinze dias, para que obtenhamos benefícios semelhantes aos de Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

26 ABR 2021

Olá Hellen, suas memórias parecem ser bem reais e seu receio de homens poder ser uma consequência de um abuso real, mas para que consiga identificar melhor se são memórias reais ou falsas e até mesmo para lidar com seu receio de homens indico que faça terapia, pois irá te ajudar muito a lidar com tudo isso!

Vitória de Paula Psicóloga Psicólogo em Curitiba