Memorias falsas e distorcidas.

Feita por >thay · 22 dez 2022 Abordagem psicológica

Olá meu nome é Romulo, e recentemente passei a ter medo de ter algum transtorno mental pesado como esquizofrênia ou anti-socialidade, e dentro desse medo minha mente começou a pensar em fatos antigos da minha vida de forma distorcida, como se tudo fosse voltado pra uma lente de análise de comportamentos meus em relação a busca de semelhança a esses transtornos. Sempre tive uma visão minha mesma de uma pessoa boa com problemas de auto estima, mas agora vejo as situações da minha vida voltadas como se tudo meu fosse por um motivo de distúrbio ou algo do tipo, as vezes também crio memórias falsas que me pertubam e me confundem com a realidade e sinto que estou ficando louco com isso, não sei mais em quem acredito, não sei mais se minha mente vivenciou aquilo da forma que penso agora e que distorceu pra não me decepcionar comigo mesmo ou se ocorreu o contrário.

A melhor resposta 23 DEZ 2022

Olá Romulo.
A mente humana pode sim distorcer fatos, pois as vezes a realidade é muito dolorida. Quanto a estar ficando louco, o fato de ter esta percepção é um motivo para que não esteja, pois o louco não sabe diferenciar o real do não real. E se pensa ter ou não esquizofrenia, seria importante consultar um médico psiquiatra.
Se tem sentido dificuldades de relacionamento, auto estima, entre outras coisas, busque ajuda psicológica.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

8 JAN 2023

Olá! Você precisa de ajuda? Então entre em contato comigo que eu lhe responderei da formar mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

23 DEZ 2022

Olá Rômulo
Pode ser tudo isso, pode também não ser.
Nossa mente cria a realidade baseada em fatos reais ou imaginários de acordo com a realidade vivida e as experiências anteriores que lhe dão suporte.
Voce precisa se conhecer; quem é voce; qual a sua verdadeira identidade; qual o seu objetivo de vida
Como a sua mente funciona, como ela se organizou para enfrentar os desafios qie voce passou desde o primeiro dia de gestação.
Voce deve aprender a viver/construir a voce mesmo, ser como a vida intensionou e saber lidar com as pressões que sente do ambiente.
Precisa de Psicoterapia, escolha um profissional que possa te dar este suporte.
Precisa aprender em como ser dono da sua vida, dos seus pensamentos, sentimentos e emoções!
Abraços

5817 respostas

23 DEZ 2022

Olá Rômulo (thay)! Obrigado por escrever. Você relata um caminho razoavelmente frequente na conexão entre a mente, o amadurecimento e a história de algumas pessoas. Sozinhos, isolados, sem trocas, ficamos vulneráveis a esse tipo de obscuridades. Será importante você poder trocar socialmente, com pessoas inseridas na cultura, com
ética, flexibilidade, sensatez, maturidade e abertura mental. Ao mesmo tempo, será muito recomendável que você possa passar por uma avaliação e estudo qualificados, com um de nós, psicólogos, para que se veja tua rotina, personalidade, metas, realizações e possibilidades.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas. Que vivamos o natal e a passagem de ano com os valores mais elevados que a cultura organizou!

8634 respostas

23 DEZ 2022

Uma coisa muito importante que você precisa saber a respeito de quadros psicóticos, como no caso da esquizofrenia, é que um louco não se questiona nunca se está ficando louco. Quando uma pessoa começa a apresentar sintomas psicóticos como no caso de delírios ou alucinações, ela não acha que tá ouvindo coisas e nem acha que tá sendo perseguida, na mente dela ela realmente tá ouvindo coisa e está sendo perseguida, ou seja, ela não questiona a veracidade do que ela ouve ou pensa. Por tanto, esse seu medo de está ficando louco não corresponde a um quadro psicótico.

Paulo Ricardo Seixas Psicólogo em Manaus

1 resposta