Filho pre adolescente com dificuldade para socializar

Feita por >Fabiana · 14 abr 2023 Adolescência

Meu filho de 11 anos, está no sexto ano e atualmente está com dificuldade para socializar. Desde sempre ele se insere em círculos sociais na escola com meninas, desde pequeno vinha dizendo que tinha namorada na escola..porém esse ano as amigas dele saíram e entraram meninas novas. O jeito que ele aprendeu a acessar as meninas é implicando e zoando mas as meninas novas não entendem e o rejeitam. Isso está trazendo problemas porque as meninas reclamam com os pais e estou temendo que ele fique excluído na turma. Não sei como orientá-lo..ele diz que é muito difícil fazer amigos.

A melhor resposta 25 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

17 ABR 2023

Oi Fabiana
Seu filho está com dificuldades, conflitos emocionais para se relacionar com meninos; por isso, prefere, meninas. E, mesmo com essas, tem dificuldade de lidar com as emoções, afeto, não sabe usar de flexibilidade ao lidar com elas.
Com essa idade, já pode fazer Terapia.
Precisa ser ouvido, como se sente... ver a causa dessa dificuldade dele.

Abraços

5817 respostas

15 ABR 2023

Olá Fabiana! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu. O problema da desenvoltura social está com grave crise na atualidade. As pessoas de dez ou onze anos, em geral, devem costumar, na maior parte das vezes, consolidar grupos do próprio gênero, para depois, aos poucos, começar a interagir com o sexo complementar.
Pelo seu breve relato, você aponta que seu filho antes já interagia com as meninas com razoabilidade. Zoar e implicar é muito comum para idade, pois é uma forma de disfarçar a insegurança, de não entregar de bandeja, o interesse e a sensação de desvantagem, própria da idade, no que se refere a conquistas afetivas. Infelizmente isso tem sido tratado, erroneamente, como se fosse bullying. Inseguras as pessoas arranjam formas disfarçadas para abordar as outras.
O que é importante para a idade: turma de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, estudos sérios e consistentes, esportes coletivos de contato, grupo de teatro, leituras, artes, danças. Mais importante ainda do que isso, é não permitir que fuja através de televisão, internet ou celular. Sem dúvida nenhuma, essa comunicação virtual, é a pior das drogas da atualidade. Estimule, direcione e imponha convívio real com pessoas.
Caso necessite, estou a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.