Falta de saudade

Feita por >Silvio · 2 jan 2019 Habilidades sociais

É normal não sentir saudade de ninguém??? Vejo as pessoas falando que tem saudades, mas é uma pergunta retórica q todo mundo diz ou se sente saudade mesmo...rs

A melhor resposta 3 JAN 2019

Olá Sílvio! Não acredito que este seja um problema no contexto geral. Cada um possui sua individualidade e um mundo subjetivo, desta forma, sentir saudades, além de exigir algum grau de distância ou afastamento, é sentida (ou não) dentro do funcionamento de cada um. :)

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

4 JAN 2019

Sílvio, o conceito de normal merece reflexão complexa. Para que haja saudade é necessário que haja vinculo significativo; para que um vínculo seja significativo ele precisa de investimetimentos e; investimentos geram "importações" de essências da pessoa a mobilizar saudade. Há indícios de que você precisa se permitir aprofundar os vinculos.
Grato - Ary - Limeira.

8727 respostas

3 JAN 2019

Olá Silvio!
Nos dias de hoje, aparentemente falar que temos saudades é algo comum, quase que automático. Há a saudade autêntica, daquelas em que nos sentimos bem incomodados quando não a saciamos. Não é possível sentir saudades do que não conhecemos, tivemos algum tipo de experiência, vivência. Neste sentido, é compreensível não sentir saudade de alguém, ou lugar, ou sensação. Na oportunidade da pergunta, verifique separadamente o que você sente (ou não sente) do que as pessoas falam ou sentem. Pode ser uma boa maneira de iniciar a reflexão de resposta mais ampla.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte