Não consigo sentir saudades, o que é? Tem algum problema?

Feita por >Day · 13 set 2020 Desenvolvimento pessoal

Olá, Ah um bom tempo tenho percebido que não sinto saudades das pessoas, nem dos meus familiares apesar de não ser muito apegada a eles.
Quando eu era criança eu sentia falta da minha mãe mas conforme eu cresci não sinto falta de ninguém, nem do meu namorado, eu consigo expressar meus sentimentos, eu choro, rio, fico com raiva, mas não consigo sentir falta nem saudades de ninguém. Quando as pessoas ao meu redor estão doentes ou que passaram por alguma situação de risco ou alguém próximo a eles morreram eu não consigo me importar eu só falo algo pra tentar consolar mas eu não me importo genuínamente.

Se algo não ficou bem explicado ou tenham dúvida de alguma coisa, perguntem e eu irei tentar responde-los

A melhor resposta 14 SET 2020

Todos os sentimentos e emoções são aprendidas. Algumas vezes nem temos tanta consciência, mas expressar alguns tipos de emoções, em alguns contextos e para algumas pessoas, não fazem mais tanto sentido para nós. Não é que você não sinta saudades, o que acontece é que cada um sente de uma forma diferente. Caso isso te incomode e te traga sofrimento, é importante analisar de forma mais aprofundada a esses contextos e as pessoas da sua vida que estão envolvidas na situação. Abraço!

Psicóloga Gabriela Amâncio Psicólogo em Teresina

1 resposta

16 SET 2020

Olá Day, tudo bem?
Para entender o fato de não sentir saudades, é necessário a psicoterapia, pois só assim, juntas descobriremos suas cognições mais profundas que são responsáveis pelo seu pensamento de "eu não consigo sentir saudades", e assim descobrir se ele é realmente válido, e se ele for válido, vamos tentar achar uma formar mais adaptativa para você lidar com ele.
Qualquer coisa, estou a disposição.
Um abraço,
Letícia de Paulo
Psicóloga clínica

Letícia de Paulo Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

51 respostas

14 SET 2020

Olá!

O fato de você sentir-se incomodada por não sentir saudades também demonstra a importância que você dá para o afeto, que é a base da saudade.
Não sentir saudades, entretanto, não é necessariamente um mal em si mesmo.
Para que eu possa lhe ajudar melhor, preciso ter mais detalhes, o que torna conveniente você agendar uma sessão comigo.
Fico lhe aguardando.

Um abraço.

Psicólogo José Almiro Machado Psicólogo em Taubaté

42 respostas

14 SET 2020

Olá. Muito obrigado por seu contato.
Sobre o seu relato é importante entender qual foi o gatilho que a levou despertar essa situação.
Na terapia Cognitivo Comportamental entendemos que uma situação, leva a um pensamento que gera emoções e as emoções faz você apresentar comportamentos. No seu caso o "não sentir saudades" é o que está lhe incomodando e no processo terapêutico irá entender melhor sobre isso.
Estou á disposição

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo

134 respostas

14 SET 2020

Vc deve analisar o quanto essas pessoas são importantes para vc. Se vc quiser marcar sessões comigo posso lhe ajudar a desenvolver essa analise e separar o quanto cada pessoa que vc disse é importante para vc

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém