Saudades do relacionamento anterior

Feita por >Alicia · 25 jun 2023 Dependência emocional

Passei por um relacionamento de muitas traições, mentiras e até agressões (tudo da parte do meu ex) tiveram. Tiveram momentos felizes também, o meu ex tinha uma boa condição financeira e eu tinha tudo o que eu queria. Eu terminei com ele após descobrir uma traição e ficar com muito nojo, antes disso já tinhamos terminado três vezes. Tiveram recaídas, mas depois conheci uma pessoa na mesma cidade, que é o meu atual namorado, estamos juntos a 6 meses. Ele me trata como uma princesa, o início do nosso namoro parecia um conto de fadas, mas depois vinheram algumas brigas, nada demais. Eu me sentia insegura com ele, rastros do antigo relacionamento. Ele é maravilhoso!!! Sempre via o meu ex por ai, o coração tremia um pouco, mas eu não dizia nada. Só que de um tempo pra cá a saudade tá apertando, chego a pedir a Deus pra tirar isso de mim, como posso sentir falta de alguém que me fez tanto mal? Eu sinceramente não sei o que fazer, estou perdida, sinto falta dele nos mínimos detalhes. Não sei se é por conta da condição financeira, mas as vezes sinto que é sentimento mesmo. Estou com medo de só agora quase 1 ano depois tá sentindo a ressaca desse término. Já estando morando junto e construindo um negócio próprio com outra pessoa.

A melhor resposta 27 JUN 2023

Olá, Alicia!

Você sabia que quando temos relacionamentos conturbados como foi o seu relacionamento com seu ex, onde houve mentira, abusos e agressões, é muito difícil se desvincular e entrar em um relacionamento saudável? Isso acontece por você já estar habituada a ser tratada mal e quando recebe o contrario acaba achando sem graça e comparando ao anterior.
Acredito que é o momento de procurar terapia e encontrar o seu valor e saber o que você merece receber dentro de um relacionamento!
Boa sorte

Natalia Marques Psicólogo em Sorocaba

18 respostas

27 JUN 2023

Olá Alicia, espero que esteja tudo bem com você!

É preciso que você busque compreender em mais detalhes e com maior profundidade seus sentimentos, buscando entender de onde eles estão vindo, o que eles representam e o que eles estão tentando te dizer. Será que é realmente possível você retornar a um envolvimento com seu ex, de uma forma realmente nova, sem que hajam as brigas e desentendimentos do passado? É isso que você espera? Não há como prever se vai existir uma mudança real no seu ex, a ponto de existir um relacionamento realmente novo. Se há um retorno, sem que haja uma mudança nas pessoas, então é muito provável que o ciclo que você já vivenciou e conhece, se repita. É isso que você deseja para si? Procure se conectar com seus sentimentos, a partir da realidade que você está vivenciando agora. No momento você mora com outra pessoa, e está iniciando um negócio com ela. Para entender melhor seus sentimentos, e construir decisões e escolhas que estejam alinhadas com seus sentimentos, um profissional de Psicologia pode te ajudar muito. Com mais autoconhecimento e autoconsciências sobre seus sentimentos, você terá mais segurança em suas escolhas, e saberá quais decisões são a melhores para você no campo afetivo. Não deixe procurar esse profissional assim que possível, para te auxiliar a explorar suas experiências passadas, identificar padrões de comportamento e fortalecer sua autoconfiança, permitindo que você tome decisões que sejam verdadeiramente benéficas para o seu bem-estar. Cada relacionamento é único, e é importante valorizar a si mesma, suas necessidades e seu crescimento pessoal. Dê-se tempo para refletir sobre o que você realmente deseja em um relacionamento e esteja aberta para a possibilidade de construir uma história saudável e feliz ao lado de alguém que a valorize e respeite.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

27 JUN 2023

Oi Alicia!!

Infelizmente engatar um novo relacionamento sem ter elaborado o luto do relacionamento anterior é extremamente perigoso. Principalmente porque envolve outra pessoa além de você e o ex.
Talvez seja momento de olhar para dentro de si avaliar as próprias emoções e se for possível buscar ajuda profissional para enfrentar a situação.
Muitas vezes na tentativa de esquecer alguém, buscamos soluções menos dolorosas, como iniciar um novo relacionamento na tentativa de negar nossos verdadeiros e dolorosos sentimentos.

Tenha calma e busque momentos sozinha para avaliar suas emoções.

Abraços

Luciana Araújo de Oliveira Psicólogo em Brasília

5 respostas

26 JUN 2023

Alícia
Este é o resultado de agir apressadamente (o apressado, come cru e quente) sem antes encerrar o ciclo e aprender por que não deu certo o relacionamento.
Se a aprendizagem não acontecer, o problema voltará, se repetirá porque não aprendeu a lição.
Nosso objetivo de estar aqui é para aprender e corrigir.
Precisa fazer Psicoterapia para analisar sua carência, sua dependência, conflitos, bloqueios e ver as causas das tuas escolhas e decisões.
Abraços

5822 respostas

26 JUN 2023

Olá Alicia! Obrigado por escrever. Pelo relatado, você está com tempo insuficiente, investindo poderes, vinculações e significados profundos em outras pessoas. É preciso construir as coisas mais devagar, com as devidas pesquisas e cuidados, tendo a si mesma, como o centro das coisas. Há indícios de que você ainda não consolidou a identidade, a autonomia, a independência, o amor próprio ainda, mas já viveu inúmeros términos e retomadas, com tempo insuficiente para amadurecer e gerar respeito e validade para as tuas próprias decisões.
Amadurece-se com turma de colegas e conhecidos, que sejam éticos e saudáveis, com esportes coletivos de contato, com estudos sérios e consistentes, com trabalho amadurecido, com grupos de teatro, estudos, serviços comunitários, culturais, dentre outros. Depois disso é que se tem situação harmônica para namorar com outra pessoa, sem ficar refém do relacionamento.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.