Não consigo sentir saudades a longo prazo, o que pode ser?

Feita por >Larissa · 8 jun 2020 Desenvolvimento pessoal

Várias pessoas dizem que sentem saudades de mim e eu retribuo dizendo que também estou com saudades, mas na real não sinto essa saudade ou falta. É muito raro eu sentir falta de alguém, geralmente sinto falta do meu avô que já faleceu e mesmo assim não é uma saudade constante. Não sei distinguir a saudade em meio aos outros sentimentos e por isso acho que não sinto como as outras pessoas. É de fato muito raro, muito mesmo sentir saudades de alguém e isso me preocupa as vezes. Não consigo manter contato com as pessoas, não me interessa muito mandar uma mensagem, fazer ligações. Por diversas vezes sou cobrada nessa questão de mandar mensagem, conversar por horas. A pessoa que sinto mais saudade é minha irmã e mesmo assim é uma saudade que logo passa. Gostaria de saber um pouco mais sobre isso, já que não achei nada sobre na internet.

A melhor resposta 11 JUN 2020

Oi Larissa,
Talvez seja porque vive bem o momento presente, é uma pessoa prática, objetiva e não guarda mágoas ou não cria expectativas. Tem facilidade de deixar ir, não se apegar com as situações.
Talvez mude quando encontrar um amor que realmente signifique para você.
Viva e saboreie a vida!

5817 respostas

9 JUN 2020

Olá Larissa! Grato por participar. Saudade é um conceito subjetivo da língua portuguesa. Não há parâmetros objetivos para se ponderar. Há, de outro lado, algumas reflexões importantes a serem feitas: saudade apresenta conexão com a palavra "saúde", saudar implicar, de certa forma, ofertar saúde. Também saudade apresenta conexão com outros conceitos como salvar, com vinculação. Cada pessoa somente se faz inteiro, quando é composta por seus vínculos de qualidade com outras. De certa forma, para ser completo, preciso ser "nós." Por exemplo, quando escrevo essas ponderações para você, tento ponderar, seu mundo interno e suas necessidades, ainda que com bases limitadas, que naturalmente, fazem parte de um texto. Muito provavelmente você não se permite aprofundar vínculos duradouros e de qualidade. Vale à pena investigar isso com a ajuda técnico-científica de um psicólogo. Nossa saúde mental plena e degustação abrangente da vida, necessita que tenhamos vínculos duradouros, confiáveis, com os quais possamos contar, quando os momentos inesperados ou potenciais contemplem a necessidade de companhia para a plenitude da expressão desses momentos. Estamos à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente quando for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.