Experiência negativa com psicólogos ou esse é o método que eles usam mesmo?

Feita por >Carla · 20 set 2020 Psicologia clínica

Eu queria saber quais são os métodos que os psicólogos usam para ajudar seus pacientes pois eu estou começando a ter desesperança com esses profissionais. É a segunda vez que vou a um profissional e fiquei insatisfeita com a terapia. Vou dar um exemplo. Tenho um medo muito grande do escuro por causa de uma paralisia do sono que tive e por isso não consigo dormir com luz apagada, contei isso para o profissional e em resumo ele me respondeu assim “Você precisa parar de pensar nessas coisas e focar em outras coisas mais importantes na vida”. E só, não sugeriu mais nada para eu exterminar o meu pavor do escuro. Esse é um exemplo de como foram as sessões, eu desabafava sobre algo e ele “e você vai ficar pensando nisso?” Falando de um jeito como se a culpa fosse totalmente minha, me senti pior ainda e já é a segunda experiência negativa, estou começando a desistir.

A melhor resposta 21 SET 2020

Oi Carla,
Existem várias abordagens psicológicas, a melhor é a que você se identifica, onde sinta que houve uma conexão com o terapeuta, se sentiu acolhida, ouvida, para que se alcance o resultado esperado.
Diante do seu relato, aconselho a buscar a abordagem psicanalista, para trabalhar seus traumas, conflitos e medos desde a infância.
Fico a Disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicologa clinica.

Rute Martins Psicólogo em São Paulo