Como saber se a minha insegurança é real ou é autosabotagem?

Feita por >Gê · 18 mar 2023 Abordagem psicológica

Olá, meu nome é Geovanna e acabei de entrar na faculdade de arquitetura e urbanismo, um curso que demandou muito tempo até que eu o escolhesse, pois não me enxergava em quase nada. Passei por esse processo de escolha junto de uma psicóloga, analisei os pontos negativos e positivos e descobri que ser arquiteta era algo que me entusiasmava por envolver criatividade. No entanto, assim que eu conquistei a vaga no curso e que a mudança se tornou real, comecei a sentir que eu estava me enganando. Todos os meus colegas relatam um entusiasmo com o curso, enquanto eu não consigo sentir o mesmo mais. Não sei se o curso é pra mim e não consigo mais me ver direito nele, mesmo nem tendo começado as aulas. Isso já aconteceu várias vezes, de eu querer algo, conquistar e logo depois sentir uma certa aversão pelo o que eu conquistei. Isso me deixa extremamente ansiosa e estraga minhas experiências. Poderiam me ajudar?

A melhor resposta 22 MAR 2023

Olá Geovanna, espero que esteja tudo bem com você!

É importante observar que, se isso já aconteceu outras vezes em situações diferentes, repetindo o mesmo padrão, então você pode se perguntar se isso não está acontecendo mais uma vez agora. Neste sentido, é interessante que você investigue se esse padrão tem te afastado daquilo que você gosta, de seus objetivos pessoais, como um padrão específico de autossabotagem que tem se repetido em momentos similares. Pela maneira que você relata, isso pode sim estar te afastando das coisas importantes em sua vida, coisas que você lutou, que se esforçou para conseguir. Com autoconhecimento é possível entender mais detalhadamente esse comportamento, e compreender como essa característica se relaciona com você, construindo assim sua subjetividade. Como esse parece ser um comportamento que tem se repetido, desconfie um pouco agora, quando ele surge em seu contexto de arquitetura. Não deixe que isso roube seu sentimento de realização pessoal. Se você tem se sentido ansiosa, isso pode atrapalhar um pouco a boa vivência dessas experiências de conquistas, e a melhor condução de sua vida a partir destes momentos. É indicado que você possa se aprofundar mais em seu autoconhecimento, para entender esse comportamento que tem se repetido, e os motivos pelos quais ele ocorre. Você pode desenvolver seu autoconhecimento através de um processo de psicoterapia junto a um profissional de Psicologia. Sugiro você iniciar um acompanhamento com esse profissional, para que você possa ter a oportunidade de desenvolver esse tópico, aumentar seu autoconhecimento, prevenir possíveis autossabotagens, e criar boas oportunidades para desenvolver outras maneiras de se comportar, que possam te oferecer mais satisfação e realização pessoal.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

23 MAR 2023

Oi, Geovanna. Existe um traço de caráter que ama conquistar e depois que consegue, perde o interesse. Provavelmente, você tenha bastante dele mas só posso afirmar melhor te vendo e escutando. Os traços de caráter são mecanismos de defesa formados da gestação até 0s 5/6 anos de idade, é formado na mente , e moldado no corpo, aí gera um tipo específico de corpo físico. Isso vem da análise corporal. Tem muito a ver com se sentir importante pelo que consegue, aí você vai e faz pra mostrar pra si que é capaz e muitas vezes para o outro também, mas no fundo, te deixa triste, porque o que busca mesmo é uma validação de si mesma. Em algum momento de sua infância, você se sentiu manipulada ou só sentiu valorizada quando obteve ou mostrou para os pais as coisas bonitinhas que você fazia, e isso gerou sua dor maior (medo da manipulação). Você precisa ter contato com seu verdadeiro eu e saber da sua importância por quem é e não pelo que você obtém ou consegue conquistar. E junta com traços de criatividade também, coisas que você pode fazer por si. Enfim, agende um horário, vamos entender melhor suas dores e ter acesso também aos seus recursos para viver de verdade. Essa ansiedade vem de se sentir perdida mesmo com o futuro.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

21 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

20 MAR 2023

Olá Gê,
Parece que viver um sonho, ter sucesso, não é algo que você se permita hoje.
Convido que passe por um processo de Psicoterapia, Análise, Análise Corporal (O Corpo Explica), etc. Algo neste sentindo.
Pois assim, poderá realmente entender o que está acontecendo, creio que não seja sobre o curso em si, mas sobre você.
Com certeza você têm potencial maravilhoso, precisa entender porque não se permite a viver isso.

Daiana Oliveira Alvarenga Dos Santos Psicólogo em Campinas

57 respostas

19 MAR 2023

Oi Geovanna
A solução pode passar pela análise de si mesma; compreender como a sua mente funciona; como ela se organizou para enfrentar os desafios que o meio impõe.
Pode passar também pela descoberta do teu objetivo de vida, dos teus sonhos, teus talentos e tua ambição; arquitetura e urbanismo de si mesma, da sua vida, voce como construtora de si mesmo, da sua realidade.
Na medida em que se desenvolve, realiza ações externas, ambientais.
É uma hipótese a ser analisada.
Terá que ter convengência entre escolha interna e ação externa.

Abraços

5817 respostas

19 MAR 2023

Olá Geovanna! Obrigado por escrever. Você experimentou o privilégio de escolher com a assessoria científica de uma psicóloga. Pelo escrito, há componentes de personalidade que estão influenciando em teu envolvimento com o curso. Certamente há imaturidade, ansiedade e insegurança.
Será interessante avaliar o momento e o contexto do curso, suas dificuldades, seus posicionamentos, agora em psicoterapia.
De maneira pontual e direta, na questão do posicionamento de condução dos estudos:
É razoavelmente frequente acontecer o que você descreveu, por outro lado, primeiro a gente se dedica, se aprofunda com disciplina, para depois saborear as conquistas dos aprendizados. As coisas que conquistamos logo, são fáceis, não profundas, sem grande valor, pois todos conquistam rápido e fácil.
Você precisará retomar o posicionamento profundo nos estudos, precisará ser mais persistente.
Um curso assim escolhido, precisa ser concluído com profundidade. Os saberes dele derivados nunca serão perdidos, embora, algumas vezes, sejam enriquecedores de curso e/ou trabalho diverso da área.
Estarei a disposição para te ajudar a organizar motivação, posicionamento diante dos estudos, e conexão com os agregadores para a vida futura.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8607 respostas

19 MAR 2023

Olá Geovanna! Obrigado por compartilhar sua experiência. É normal ter dúvidas sobre nossas escolhas, especialmente quando se trata de escolher uma carreira para a vida toda. Entendo que pode ser uma situação muito estressante e angustiante para você.

É importante lembrar que a escolha de uma carreira é uma decisão pessoal que deve ser baseada em seus interesses, habilidades e valores. Talvez você precise de mais tempo para explorar as possibilidades antes de encontrar a carreira certa para você. Você pode tentar se perguntar o que realmente deseja fazer com sua vida e se a arquitetura e urbanismo é realmente a carreira que deseja seguir.

Se você está preocupada com a possibilidade de estar se enganando novamente, pode ser útil refletir sobre suas experiências anteriores e identificar padrões. Se quiser, pode conversar comigo, eu posso ajudá-la a entender melhor suas emoções e comportamentos.

É importante lembrar que é normal sentir-se um pouco desconfortável no início de uma nova experiência, como iniciar uma nova graduação, e pode ser uma sensação temporária. Você pode querer dar a si mesma um tempo para ver como se sente depois de algumas semanas ou meses de aulas. Pense também em conversar com seus professores e colegas de classe para obter mais informações sobre a carreira de arquitetura e urbanismo e ver se é algo que realmente lhe interessa.

Finalmente, lembre-se de que sua felicidade e realização pessoal são importantes e que é possível mudar de carreira se você decidir que a arquitetura e urbanismo não é para você. Você pode querer considerar fazer um estágio ou voluntariado em uma área que lhe interesse para ter uma melhor ideia do que é a carreira e se é adequada para você.

Espero ter ajudado. Lembre-se de cuidar de si mesma e de buscar ajuda profissional se necessário. Boa sorte!

Filipe Araújo Psicólogo em Recife