Ex namorado ameaçando suícidio

Feita por >S. · 23 out 2019 Depressão

Conheci um homem há 2 anos atrás, começamos a conversar por tinhamos um plano em comum, morar fora do Brasil. Resolvi dar uma chance ao namoro exatamente por conta disso, pois como tenho planejado me mudar a uns 5 anos, uma pessoa que estaria disposta a mudar também encaixaria melhor nos meus planos para o futuro.
Porém conforme fomos nos conhecendo, percebi que muitas ideias e principios nossos não eram parecidos. Exemplo, ele me falar que se tivesse um filho gay ou que não concordasse com ele em alguns pontos colocaria para fora de casa com 18 anos e etc.
Quando conheci a familia dele ficou pior ainda, pois a casa dele parecia que eram pessoas estranhas que moravam juntas, eles nunca me destrataram, porém percebia as indiretas do pai para a mãe. Depois ele me contou que a pai falava para ele que ele foi golpe da barriga, porque a mãe queria casar e ele não.
Outra coisa que começou a me incomodar foi ele mudar de opinião o tempo todo, a opinião dele sempre era a que me agradaria mais, até o jeito dele de beijar mudava de acordo com qualquer minimo comentário que eu fazia.
Os planos de mudança de país continuaram nesse meio tempo, porém ficava cada vez mais disconfortável com toda a situação. Cheguei a comentar com ele umas 3x sobre meu desconforto, porém ele começava a chorar e prometer mil mudanças que iam fazer a gente dar certo.
Como ele já estava de viagem marcada para fora, resolvi segurar um pouco mais o namoro, para ele ter um minimo de apoio emocional indo para outro país, porém devido a uma briga acabei terminando 4 dias antes dele viajar.
Desde a viagem, ele ameaça se matar várias vezes, me culpando por tudo que aconteceu na vida dele e afirmando que eu sou a pessoa que mais desgraçou a vida dele. Mesmo ele me ofendendo e xingando fiquei tentando dar apoio via mensagem e aconselhando a buscar ajuda.
As vezes ele fica em um estado mais calmo, porém os xingamentos sempre voltam. No atual momento ele diz que o minimo de dignidade que posso ter é dar uma segunda chance a ele e morarmos juntos como tinhamos conversado no inicio do namoro. Ele diz que agora é a vez dele dominar o relacionamento, pois antes só eu tinha voz e ele não e agora devo fazer todas as vontades dele e se não fizer ele vai se matar (ele me disse que já tinha um remédio para se matar, que se livrou dele há uns 2 meses, porém ameaça compra-lo de novo).
Antes de viajar ele também brigou feio com os pais e atualmente diz que não conversa mais com ninguém além de mim.
Me sinto um pouco culpada pela mudança dele acho que não foi no momento certo e ele fez isso só para me agradar, mas ao mesmo tempo me sinto enganada, pois quando perguntava se ele realmente queria isso ele enchia a boca para falar que sim e planejava isso antes de me conhecer

Quero muito ajuda-lo, porém não sei mais o que fazer. Ele já está fazendo um acompanhamento nesse país, porém já esta quase desistindo depois de um mês.

Obrigada

A melhor resposta 26 OUT 2019

Olá!
Primeiro é pensar no porquê você ainda se sente ligada a ele e dá atenção às suas chantagens emocionais.
Ele provavelvente vem de uma família disfuncional, sem ou com muito pouco afeto, que não o ajudou a desenvolver segurança e autonomia, sendo assim, ele por sua vez, acredita que sua vida dependa do outro. Ele projeta seus desejos e frustrações no outro. Neste momento em você. Mas adiante, em outra pessoa e assim sucessivamente. Se ele já está em terapia é um ótimo começo. Entender que a felicidade dele não depe de de ninguém e que as pessoas podem mudar de idéia sim e deve ser respeitado.
Mas a questão que vem é: porque você sente culpa por ter percebido " a tempo" que o relacionamento de vocês não era saudável? Culpa por ele sofrer de baixa autoestima e autonomia insuficiente?
Não alimente aquilo que você não mais deseja em sua vida. Tenha segurança em terminar o que já está terminado, se assim for seu desejo. E ele segue a vida dele da forma que ele acha que deve ser. Se ele sentir necessidade de enxergar o que há de errado, ele vai se dedicar na terapia e fazer a parte dele - e por ele, não por ninguém.
Fico à disposição.

Adriana Correia Alves Psicóloga Psicólogo em São Paulo

23 respostas

27 OUT 2019

B dia. Me parece que ele faz muita chantagem emocional c vc e como ele ve que surte efeito ele continua. As vezes é necessário dar um corte. Já q isso não esta sendo bom p vc. Abs

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

24 OUT 2019

Cara S.
Onde você foi atracar seu barco?
O que você tira de um copo? Tira leite se tiver leite, Azeite se tiver azeite, água se tiver água. Ou uma lavoura, se plantar milho não colhe soja.
Com as atitudes que ele tem, o que espera de um casamento assim? Acha que vai mudar?
Porque ele não muda agora? O que ele faz é chantagem emocional. Quando ele fala em se matar, ofereça uma corda, mande para ele uma corda.
Cadê os teus sonhos? É você quem vai realizá-los e não outras pessoas.
Porque não foi viajar para outro país e lá construir tua vida? O que tiver que ser, será.
Você está se mostrando fraca para consigo mesma. Tem que mudar esta sua postura.
Problema não é ele. Problema é você que não toma atitude com relação a si mesma, seus planos, seu futuro.