Eu quase nunca sonho, e quando isso acontece é em preto e branco

Feita por >Lucio Abraão · 26 set 2019 Psicologia clínica

Eu durmo quando quero.
Nunca tive insônia ou algo do tipo e por incrível que pareça eu sonhei pouquíssimas vezes na minha vida (isso claro levando em consideração que as pessoas têm o costume de esquecer os seus sonhos) mas nas poucas vezes que isso acontece eu sempre sonho da seguinte maneira:
Estou voando na cidade vendo ela de cima e minha visão é totalmente preto e branco.
Já pesquisei sobre sonhar em preto e branco e dizem que pode ter relação com ver TV no tempo que ainda não tinha as cores atuais expressadas pelas transmissões televisivas, eu acho que posso descarta porque nunca tive como hábito de assistir programas nessa coloração e também sou jovem as televisões desde sempre foram coloridas.
Eu achei que poderia ser o fato de esquecer os outros sonhos e lembrar só desses mas também acho improvável porque eu quase nunca sonho.
Se puderem gostaria que me explicassem esse sonho e também e dissessem porque de ser em preto e branco e se for de se possível também me dizer se existe algo de errado em sonhar tão pouco como eu.

A melhor resposta 27 SET 2019

Oi Lúcio, os sonhos são manifestações da nossa própria vida, de coisas que carregamos ao longo dela, de situações inacabadas, de necessidades não satisfeitas, normalmente sao situações ou fragmentos de nós mesmo que precisamos integrar, reviver e resignificar. O fato de não sonhar sempre não diz nada pq muitas oessoas não lembram de seus sonhos. O fato de vc sonhar em preto e branco e pelo que entendi o mesmo sonho pode ser algo não acabado. Mas o fato de vc ter um sono regular e não ter insônia é bom. Você tem que avaliar o quanto é importante p vc trabalhar com esse sonho e pensar como anda sua vida hj. Espero ter ajudado e QQ coisa estou à disposição!

Maria Virgínia Campos Rocha Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

27 SET 2019

Olá Lúcio, Quanto a relação do sonho preto e branco com a televisão podes descartar essa questão. Não se preocupe tanto em não lembrar dos seus sonhos. O sono e também os sonhos servem para regular o nosso funcionamento como um todo ( parte hormonal, memória, etc). Como você dorme no horário que deseja, já tens uma boa vantagem em relação as pessoas que tem insônia. Os sonhos são compostos por restos diurnos somados as suas necessidades de regulação mental, que muitas vezes não aparecem de maneira consciente. Para dares um significado ao seu sonho, deves avaliar como se sentiu "voando sobre a cidade" e o que significa essa sua percepção do sonho na sua vida real, no aqui e agora?!. Dormir a hora que quer não é necessariamente ter uma boa qualidade de sono. O sono por sua vez precisa de uma preparação prévia, ou seja, em torno de 1 hora e meia antes devemos nos preparar para termos uma boa qualidade de sono. Isso inclui a temperatura do local onde você dorme, evitar os aparelhos eletrônicos no quarto, não comer ou beber e em seguida deitar-se para dormir e assim por diante. Um abraço!

Pensare Psicologia Psicólogo em Criciúma

10 respostas

27 SET 2019

Lúcio Abraão, os sonhos são dados importantes, são radiografias que o inconsciente faz/tira do investimento que voce está fazendo da tua vida. Não, nada a ver com assistir televisão, porém, como voce está se sentido? como está a sua vida? está feliz, realizado ou está chocha, sem graça, sem colorido? Sente tesão pela vida? Sente-se energizado, empolgante com seus projetos? Consegue atingir as metas? E estas, lhe trazem prazer e realização? Pense nisso.....