Eu não me sinto válida no mundo

Feita por >raissa vitoria · 20 jul 2023 Abordagem psicológica

Olá ,me chamo Vitória, eu só faço coisas erradas na vida , desde pequena , sempre fui aquela de mostrar para meus pais que nada e nem ninguém me feria , mas na verdade sim , eu sofri rejeição na escola ,e isso tá até hoje na minha cabeça hoje tenho 19 anos . Faço tudo errado , não me sinto capaz de absolutamente nada , está tudo ruim , e eu me faço passar por situações constrangedoras sem pensar ,sem pensar nas pessoas que me amam, a minha dúvida é, fui adota pelos meus pais com uns dois anos , mas não em orfanato ,minha mãe biológica permitiu, pois não tinha condições na época, os meus erros de hoje pode ser um reflexo do passado dos meus pais? Ou são escolhas má pensadas e sem pensar nas consequências? Me sinto um perigo para meus pais , dei trabalho demais , e hoje são idosos e só tem eu como filha .Estou muito triste por ser assim e por agir assim ,me sinto anestesiada, não estou conseguindo abrir mão desse Sofrimento.

A melhor resposta 24 JUL 2023

Olá Vitória, obrigado por compartilhar conosco. Logo de cara a gente já percebe algumas distorções cognitivas, ou seja, um mecanismo de defesa que faz com que você perceba a realidade de modo distorcido. Quando você fala que faz tudo de errado. O que você chama de "tudo"? Você está generalizando, catastrofizando e pegando somente a parte ruim, que te incomoda e talvez ignorando a outra parte. Você claramente se desvaloriza, isso sinaliza uma baixa auto estima e uma dificuldade de lidar consigo mesma. Nós somos responsáveis pelas nossas escolhas mas precisamos levar em conta o contexto das coisas, pois passamos por situações que estão além do nosso controle. Você ser entregue para adoção, por exemplo não tinha necessariamente a ver com você, mas com sua mãe biológica. O que você chama de "os meus erros de hoje", o que quer que sejam, são muito mais consequências das suas escolhas do que algo a ver com seus pais. E será que são erros mesmo? Essa visão muito negativista de si acaba por prejudicar seu julgamento crítico. Vitória, claramente você é uma moça que pode se beneficiar muito de terapia, se você fizer um acompanhamento com um psicólogo isso poderia te ajudar bastante a entender melhor seus sentimentos, lidar com eles e desenvolver respostas mais adaptativas. Tem muitos locais que fornecem terapia a preço social nas cidade, basta procurar. Você pode buscar nas clínicas escolas das faculdades de Psicologia, ONGS, projetos, etc. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

26 JUL 2023

Olá Vitória.
Entendo que você precisa trabalhar questões em relação ao seu nascimento, adoção, desenvolvimento e gratidão.
Sentir-se-á melhor e mais responsável.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

663 respostas

25 JUL 2023

Olá, Vitória. Primeiramente, quero dizer que é corajoso e importante reconhecer seus sentimentos e comportamentos. Como psicólogo, gostaria de te ajudar a entender melhor o que pode estar acontecendo e a encontrar formas de lidar com essas dificuldades.

É normal que experiências passadas, como a adoção e os desafios enfrentados na infância, possam influenciar em como nos sentimos e agimos no presente. O passado pode moldar nossas crenças sobre nós mesmos e o mundo, impactando nossa autoestima e autoconfiança. É possível que algumas atitudes sejam reflexo dessas experiências, mas é importante lembrar que o presente também é moldado pelas escolhas que fazemos hoje.

É relevante considerar que a adolescência é uma fase de descobertas e muitas vezes tomamos decisões sem pensar nas consequências. Entretanto, é fundamental lembrar que o ser humano é capaz de mudar e crescer. Se você está se sentindo triste e anestesiada, talvez seja o momento de buscar ajuda profissional, como um psicólogo, para trabalhar essas questões mais profundamente.

Lidar com sentimentos de inadequação, tristeza e comportamentos impulsivos pode ser desafiador, mas é possível encontrar maneiras de construir uma relação mais positiva consigo mesma e com as pessoas ao seu redor. O suporte terapêutico pode ajudá-la a identificar padrões de comportamento, entender suas emoções e desenvolver estratégias para lidar com as dificuldades emocionais.

Quanto aos seus pais, é compreensível que você se preocupe com eles, mas é essencial lembrar que você não é responsável por todas as situações que acontecem em suas vidas. Cada pessoa tem suas escolhas e responsabilidades individuais. Concentre-se em melhorar sua relação consigo mesma e, através desse processo, você poderá encontrar maneiras de ser uma filha mais presente e apoiadora.

Lembre-se de que é normal enfrentar desafios na vida, e pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas de coragem e vontade de crescer. Busque apoio profissional e permita-se explorar suas emoções e experiências para encontrar caminhos para uma vida mais plena e equilibrada. Seus pais te amam e querem o melhor para você, e buscar o cuidado emocional é um passo importante para cuidar de si mesma e da relação com eles.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

25 JUL 2023

Olá Raissa, vamos trabalhar suas questões na psicoterapia? Tenho certeza que lhe ajudará com suas questões e ajudará a ressignificar muitas coisas do seu passado. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

24 JUL 2023

Por carregar sentimentos de rejeição e abandono advindos de todo esse processo da sua infância, ser dada pela sua mãe, você adquiriu um sentimento de desvalor por si mesma e com isso vai repetindo durante toda vida. E aí , a terapia entra para te fazer ter consciência de como esse passado te afetou e afeta nas escolhas de hoje mas que isso não te transforme em uma eterna vítima, pois no processo terapeutico, você vai aprender o passo a passo da mudança , como sair disso, como se libertar e libertar teu sistema familiar (as gerações após você) disso tudo aí que carrega. Mas é preciso você dar o primeiro passo, decidir querer sair disso. Entre em contato comigo, vamos trabalhar isso !
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

22 JUL 2023

Olá Vitória,
Fico grata pela entrega de seu questionamento. Quando no geral vamos nos frustrando em relação às nossas expectativas, isto gera angústias ou sofrimentos que precisam ser melhor compreendidos e re-significados. O fato de você ter sido adotada não necessariamente contribui para este sentimento de menos valia. A qualidade de atenção e comprometimentos dos seus pais adotivos é o que define o sucesso da sua adoção. ,Por outro lado, toda pessoa aos 19 anos tem muitos erros e acertos que vão se mesclando no próprio processo de desenvolvimento. Acho importante e fundamental que você inicie o atendimento psicoterapêutico. Fazendo terapia, você terá como se aprofundar em seu autoconhecimento a avaliar as questões dos seus erros de maneira mais produtiva.
Agende um horário comigo o mais breve possível. Terei imenso prazer em lhe auxiliar.
Um abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

22 JUL 2023

Primeiro gostaria de te agradecer por confiar em nós compartilhando um pouco sobre a sua trajetória.

Vitória, os seus relatos demonstram que as suas ações te causam sofrimento e que você gostaria que o seu presente fosse diferente. Quanto a isso, eu gostaria de te dizer que o primeiro passo para a mudança de comportamento é a tomada de consciência, você pode passar a agir diferente e reescrever um novo capítulo da sua história. Busque um profissional qualificado para te auxiliar nesse processo.

Com carinho,
Tamile Andrade
CRP 03/27819

Tamile Andrade Psicólogo em Jequié

26 respostas

21 JUL 2023

Oi Raissa Vitória,
Quando souber que é você e o que veio fazer nesta vida, vai pular de alegria pelo que está acontecendo... tudo está tomando forma e precisa apenas entender que tudo faz parte do teu objetivo de vida.
Você não é dos seus pais, você apenas nasceu através dos pais (biológicos e os que cuidaram de ti)... você quis passar por estas experiências todas para aprender a se construir.
Você diz que faz tudo errado, mas “tudo errado” segundo o padrão social.
Para a vida, nada é certo e nada é errado, tudo são oportunidades de aprender, corrigir e expandir a tua consciência. A vida te dá (e dá para cada um de nós) a liberdade de fazer experiências; dá também a possibilidade de sempre fazer novas escolhas caso não se satisfazer com os resultados. Cada escolha gera suas consequências pelas quais cada um é responsável.
Precisa apenas viver a vida e aprender a usar o sistema, as leis, as regras familiares, sociais religiosos em teu benefício sem nunca contradizer a você mesma.
Você está revoltada e de fato pode estar fazendo coisas erradas de acordo com os padrões sociais... precisa de ajuda para compreender e se colocar de forma diferente, para ter outros resultados.
Precisa de Psicoterapia para ser auxiliada no entendimento de tudo o que está acontecendo.
Tudo tem solução e você encontrará a sua.
Tão logo compreenda e se reposicione, o sofrimento acaba, as coisas começam a se encaixar.
Abraços

5817 respostas

21 JUL 2023

Olá Raissa Vitória.
Grata por sua participação aqui.
Vitória! Que tal honrrar o seu lindo nome Vitória!
Com apenas 19 anos você jamais deve dizer que faz tudo errado! Que tal passar a dizer: - Eu fiz errado, mas à partir de agora tratarei de honrrar os meus pais biológicos e meus pais do coração pois é isso que eu quero, é isso que eu mereço e é assim que é Agora. Acredite que você pode começar agora e terá uma nova vida pela frente. Busque ajuda psicológica, caso não possa pagar busque nas Universidades e afins, mas aceite ajuta de alguma forma. Todos nós em momentos da vida precisamos pedir ajuda e isso é sinal de sanidade e inteligência. Portanto devemos deixar a arrogância, orgulho ou seja lá o que demonstramos ser ir em busca de um Ideal que nos dê Sentido à Vida. Fico à disposição para auxiliá-la nesse processo.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

21 JUL 2023

Olá, Vitória! Obrigada por compartilhar os seus sentimentos. Você vivenciou muitas experiências e algumas delas negativas e eu sinto muito que você tenha passado por isso.
Parece que existe uma lacuna na sua história e que te faz pensar que você seja o resultado ruim das ações dos seus pais biológicos. Porém, eu te convido a olhar para o resultado do amor, você foi acolhida por pais que escolheram cuidar de você e que como qualquer ser humano não sabe de tudo e comete erros mesmo com as melhores intenções. Existe um sentimento de rejeição seja dos colegas da escola ou de seus pais biológicos que fizeram o possível para você ficar bem, e o possível nem sempre é o ideal, porém é o que se consegue fazer no momento. E ao mesmo tempo você tem uma auto cobrança em ser perfeita que talvez esteja superestimando os seus erros, ou reconhecendo que errou, Será que agora não seria o momento de você se acolher, olhar para você com um cuidado amoroso e tentar se perdoar e escolher uma nova trajetória?
Espero que essa última seja a sua escolha e a trilha da psicoterapia irá te possibilitar muitas coisas extraordinárias.
Lembre-se: assim como as estrelas se tornam mais brilhantes em um céu escuro, assim a sua luz irá brilhar ao escolher sair dessa neblina!
Espero ter contribuído de alguma forma.

Maria Edislanhe Lima de Souza Psicólogo em Delmiro Gouveia