Me sinto incomodada com o mundo jovem

Feita por >Amora · 29 out 2018 Desenvolvimento pessoal

Eu não saio para festas, não gosto de beber, não fico o tempo todo falando sobre sexo, não me sinto bem em apenas "ficar" (eu sou das que espera um relacionamento sério), nunca fiquei com mulher e me considero hétero, e pra finalizar, tenho 19 anos e nunca fiquei com ninguém.
Às vezes sinto que não me encaixo no mundo jovem. Meus amigos quase não falam sobre relacionamentos e coisas assim comigo, eu sou a "santinha" do grupo. Me afastei de um grupo de amigas porque algumas delas me julgavam. Uma diz que tenho que experimentar com mulher pra depois poder assumir a heterossexualidade, a outra me ofende com "besta" ou "chata" porque faço faculdade e nunca vou as festas (já que não bebo e lá só tem música e bebida). Alguns amigos meus sabem que nunca fiquei com ninguém, uns acreditam, outros se recusam a acreditar por eu já ser "velha". Isso faz com que eu me sinta mal, principalmente quando tô na faculdade (já que lá a maioria é jovem).
Eu não sei nem o que perguntar, na verdade, mas gostaria de um direcionamento com tudo isso que falei. Eu me sinto fora desse mundo.

A melhor resposta 4 DEZ 2018

Amora, boa noite, não se preocupe em não ser igual as pessoas da sua idade, pois a opinião alheia por muitas vezes só atrapalha e é isso que acontece nesse momento, existem milhares de jovens da sua idade que também não curtem, não gosta de beber e se relacionar só por se relacionar, fazer sexo só por fazer, ser virgem não é nenhum absurdo, cada ser humano tem seu tempo, o momento das coisas acontecerem sem pressão ou obrigação, fazer o que não quer apenas por modismo pode causar arrependimento e danos futuros..

Você pode encontrar pessoas que gostem das mesmas coisas que você em qualquer lugar, na faculdade, em festas, apenas você tem que observar as pessoas ao seu redor e vai ver que muitos jovens se comportam como você. Amigas de verdade nunca iria te julgar, ofender ou pressionar para você fazer o que não quer e nem sente vontade de fazer. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

30 OUT 2018

Boa tarde! A questão aqui é o quanto você se sente bem ou mal contigo mesma em relação a pensar e sentir diferente dos seus pares. O que chama atenção aqui é como você constrói seus relacionamentos com as amizades, pois no exemplo que você deu de festas, além de música e bebida tem pessoas que podemos conversar, dar risada, planejar coisas para o dia a dia. Se você acredita que precisa de orientação para buscar equilíbrio na sua vida e desenvolver relacionamentos interpessoais de forma saudável, a psicoterapia pode ser uma boa ferramenta de intervenção. Realizo atendimento presencial e online.

Jaqueline Elisa Psicóloga Psicólogo em Jaraguá do Sul

63 respostas

30 OUT 2018

Bom dia, Amora,
Pelo que você relata, parecem conflitos naturais da adolescência, a mudança nos gostos e valores, as festas e os namoros... cada um tem a sua forma de viver e de lidar.
Julgar nunca é a solução, e muito menos se afastar dos amigos.
Primeiramente, você tem que procurar entender os seus valores e as suas definições, e então refletir se isto te satisfaz, se você é feliz desta maneira.
Se a resposta for sim, lembre-se, nunca vamos agradar a todos, e temos de nos cercar de pessoas que nos façam bem, não que nos julguem e comparem.
Se a resposta for não, então sugiro repensar seu estilo de vida.
Lembre-se que você é o seu termômetro emocional. Comece por você, antes de seguir aquilo que os outros te dizSe quiser convarsar mais, estou à sua disposiçãoem ser "bom", "certo" ou "errado".
Se quiser conversar mais, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

29 OUT 2018

Boa tarde! Algumas vezes pode ser comum não nos identificarmos com as preferências das pessoas da nossa idade e tudo é relacionado a sua história de vida e de família e a descoberta das suas próprias preferências. A questão é o quanto você sente-e bem ou mal contigo mesma quando identifica situações similares. O que chama atenção aqui é como você desenvolve seus relacionamentos com suas amizades, pois no caso do exemplo de festas, além de música e bebidas, tem pessoas que você pode conversar, dar risada, planejar situações para o dia a dia. Se você identifica que pode ter dificuldade em desenvolver relacionamentos saudáveis a psicoterapia, presencial ou online, pode se configurar numa ferramenta apropriada para trabalhar a sua questão.

Jaqueline Elisa Psicóloga Psicólogo em Jaraguá do Sul