Me sinto incomodada ao me ver em fotos!

Feita por >Anbys · 28 jun 2023 Abordagem psicológica

Eu nunca entendi o porquê.

O fato de que eu não goste de tirar fotos, não significa que eu não goste de mim!!

Eu apenas me sinto incomodada, agoniada, impaciente e desconfortável quando me vejo em fotos.
É quase como se, o meu "eu" da foto estivesse se deformando aos poucos, diante dos meus olhos.

Só tiro fotos para documentos, e mesmo assim, eu não consigo olhar-las.

E ao mesmo tempo
( não sei se isso tá interligado) ,
quando tá todo mundo me olhando, eu sinto meu coração doendo e todo o meu corpo pulsando junto a ele,
e minhas pernas começam a tremer.

Não consigo controlar.
As vezes é muito intenso
e eu penso que vou morrer.

O que eu tenho?

A melhor resposta 5 JUL 2023

Olá Anbys, obrigado por compartilhar. O que você descreveu aqui pode ter muitos significados. O trabalho do psicólogo é pegar o que o paciente traz e ajuda-lo a entender o significado dos seus pensamentos e comportamentos. Se eu interpretar o que você me traz com o meu olhar, não necessariamente vai ser o que você sente/pense ou o que é, porque eu estou usando o meu viés. Todavia podemos pensar que você pode ter questões com sua auto imagem, ou seja, a forma como você se vê e interpreta a própria auto estima e acaba tendo reações ansiosas ao se deparar com esses estímulos. De toda forma se você fizer terapia isso poderá te ajudar bastante a entender melhor isso. Muitas vezes esses comportamentos e pensamentos estão trazendo prejuízos para nossa vida e não percebemos ou não queremos admitir, então é importante buscar uma intervenção profissional.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

30 JUN 2023

Possivelmente, algo ligado a sua autoimagem, isso pode ter sido gerado lá na sua infância em que passou por algo que a tenha traumatizado nesse sentido. Importante, trabalharmos isso , ressignificar e você poder se enxergar como é e se amar. Todas as nossas questões, problemas estão atreladas a crenças e histórias que carregamos de nossos referenciais (pais, professores ou quem faz esse papel na nossa vida), e aí carregamos como verdades absolutas sobre nós, mas muitas vezes são só distorções da realidade. Entre em contato comigo que te auxiliarei nesse processo pra vencer tuas dificuldades,medos e ir além na vida, te permitindo mais.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

29 JUN 2023

Olá, Anbys!

Provavelmente você tem uma questão a ser resolvida com sua autoimagem, com o modo como você se enxerga, se percebe, sente a imagem que você tem de si. Há algum tipo de distorção ou supressão na sua percepção sobre si, tanto o quão você se vê quanto o olhar (e "interpretação") do outro, o que pode configurar certo grau de fobia social. O processo psicoterapêutico lhe auxiliará a entender e reverter esse estado de mal-estar, Anbys!
Fico à disposição,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

29 JUN 2023

Olá Ambys! Obrigado por escrever. Na essência, na estabilidade transformação do seu corpo, fotos não alteram nada. Com certeza você vivencia baixa autoestima com desdobramento, nas situações de exposição e sensação de ser observada, de sinais físicos decorrentes de ansiedade.
Será preciso, em analogia com os corpos de outras pessoas, vivenciar experiência de lidar com o corpo que tem, com o que as fotos apresentam. Fotos são registros gráficos estáticos, muito diferentes das expressões de vida.
Se desejar, poderemos te ajudar nessa evolução.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.