Me sinto constantemente incomodada

Feita por >Lilly · 23 mai 2021 Motivação

A 1 mês eu venho me sentindo estranha, eu comecei a trabalhar e o ambiente e estressante, chego em casa é outro ambiente ainda mais estressante, e meu relacionamento parece que vai de mal a pior pq me sinto distante dele, nos falamos menos do q antes por eu está trabalhando e o resto de tempo que me sobrou eu tenho q estudar pro vestibular. Eu não tenho um relacionamento bom com minha mãe dentro de casa ela não me respeita e faz um tempo q ela escondeu a chave da porta do meu quarto e disse q eu sumi com ela, mas não e a primeira vez q ela faz isso, ela não respeita meu espaço nem se quer bate na porta pra entrar detalhe eu já tenho 18 anos próximo dos 19,tirando o fato de q ela arruma pequenas coisas pra brigar comigo e me fazer chorar e depois disser q sou mole e fraca e que não sei lidar com vida e por isso eu não sei de nada.

Meu namorado e uma pessoa emocionalmente saudável e racional, coisa q não sou eu sou emocionalmente instável, e muitas vezes ele não entende o q eu sinto mesmo eu tentando dizer, e ele diz q não interpreto ele direito e isso me deixa mais ansiosa pq não quero q ele sinta o q eu sinto quando não me entendem, e acredito q seja um dos motivos de eu estava me fechando mais

E faz 1 mês e 7 dias q meu pai faleceu, foi como se tivesse tirado parte de mim e pra piorar ele morreu com a gente brigado por causa de um monte de situações ruins q eu passei por não ter ele tão presente, mesmo sabendo q ele podia está mas preferia esta no meio de festas e bare além de trair minha mãe por anos.

Detalhe: quando eu tinha 13 anos eu começei a tomar medicamentos controlados pra depressão, aos 14 meu tratamento estava no meio e minha mãe cortou ele pq o psiquiatra disse q ela tinha q se tratar também pq a fonte da minha ansiedade era ela e ela também era doente emocionalmente, ela de revoltou e não quis me levar mais e até hj eu tenho crises de tristeza de não conseguir levantar da cama ou de só sentir vontade de chorar, eu desconto meus problemas na comida ou as vezes nem como só vegeto.

Eu me sinto infeliz e sozinha, eu tenho que carregar um monte de coisa de uma vez só, eu sei q meus problemas parecem minúsculos perto do de várias outras pessoas e todo mundo tem problemas, mas cada vez mais eu sinto q eu tô morrendo por dentro e me sentindo cada vez mais vazia, eu acordo todo dia já ansiosa, no trabalho e estressante pq a gerente sempre vem chamar minha atenção por coisas q não fiz, quanto com os outros novatos eu já reparei q ela não chama nunca a atenção e chegou ao ponto de eu ter medo dela chamar meu nome de tanto a ela vem encima de mim, minhas pernas chegam a tremer quando ela passa perto de mim e olha pra minha cara, ou quando chama meu nome minha vontade e de sentar e chorar como uma criança.

Eu tenho muita dificuldade em manter amizades,eu gosto muito deles mas sempre me afasto por senti vontade de ficar sozinha e nunca conseguir manter um diálogo por muito tempo e por ter medo de descontar nos outros coisa q eu fazia muito quando era criança e pre adolescente, e isso me frustra pq antes eu não entendia e agora q entendo tenho medo de acabar sendo horrível assim de novo.

O pior disso tudo e q eu mal tenho dinheiro pra pagar psicólogo, meu salário mínimo vai pra pagar contas e o sobra eu tento pagar um cursinho online de pre vestibular.

A melhor resposta 24 MAI 2021

Olá Lilly! Grato por escrever. Você colocou vários fatores que interferem no momento que você está vivendo. Seu título é ilustrativo: "Me sinto constantemente incomodada." Sentir constantemente incomodada não é á mesma coisa que ser constantemente incomodada. Ser cobrado e incomodado por outras pessoas, deve ter um filtro interno que permita separar as coisas: o que e relevante do que não é relevante, o que é prioridade do que não é prioridade. O que incomoda ao outro é e precisa ser diferente do que incomoda a mim.
Na idade que você está, é necessário, normal, em certa medida, saudável, que filhos e pais, experimentem conflitos de gerações. Certamente sua mãe quer o seu bem, do jeito dela, no tempo dela. Você precisa construir seu bem, no seu tempo do seu jeito. Seu jeito precisa levar em conta as considerações da sua mãe, que gosta de você, mas não pode anular a si mesma para viver o tempo e buscas da sua mãe. Da mesma maneira, não pode desconsiderar as experiências dos adultos éticos, ponderados, que querem o seu bem. É somente uma questão de filtrar.
Vestibular, trabalho nessa idade, não são fáceis. São desafiadores. Seja firme, é desafiador para todos.
Cuidado para não atribuir à gerente, colorações emocionais que estão em você.
Sendo possível, será uma hora interessantíssima de você contar com o trabalho científico de um psicólogo, ponderando identidade, personalidade, autoconfiança, construção de carreira.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, agora em crescimento, evitemos mais mortes: façamos fechamento total (lockdown) por quinze dias para obtermos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a saúde, quanto para a economia, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

24 MAI 2021

Lilly,
A causa do teu problema, ou problemas, é voce mesma e não sua mãe.
Voce está se colocando como vítima diante dos desafios que a vida apresenta, mãe, pai, gerente, amigos.... tudo é drama.
Precisa aprender a administrar a ti mesma no meio onde está.
Voce não nasceu para ser ajudada, voce já foi ajudada, recebeu dos pais a vida e eles te cuidaram e te deram uma formação...
O papel deles já foi cumprido, resta agora voce fazer a sua parte.
Seja mãe de ti mesma, seja pai de ti mesma.
Tua mãe agiu corretamente tirando a medicação tua... voce não precisa de medicação, precisa de Psicoterapia para acordar e assumir o seu papel, construir a sua vida, exatamente como gostaria que fosse. Mas precisa aprender que as coisas são como são e não como tu queres que sejam...
O que voce prioriza? Está colocando dificuldades em fazer psicoterapia porque não quer se responsabilizar por si.
Pare de ser a "coitadinha" e faça o que precisa fazer, corrigir-se, conhecer-se, conhecer seu objetivo de vida, interagir com o meio (familia, trabalho, amigos) sem colocar-se como vítima, contribuir para um melhor relacionamento.
Não tem nenhum poder sobre os outros.
Tem total poder sobre voce mesma. Portanto mude a si mesma que tudo mudará