Eu fico criando muitas paranóias na minha cabeça e realmente acredito nelas

Feita por >Manuela Admiral · 11 nov 2017 Psicologia clínica

Do nadaveio à minha cabeça q eu estava com câncer e então eu comecei a pensar como iria contar para os meus amigos e como iria lidar c isso, Fiquei desesperada, chorei muito, mas dps q esse "surto" passou eu fiquei sem entender nd. Isso está acontecendo direto em diversas situações. Pode ser um sintoma de transtorno bipolaridade, por exemplo?

A melhor resposta 13 NOV 2017

Manuela, bom dia! Fiquei sem ter certeza se as preocupações que aparecem do nada dizem respeito exclusivamente à doenças ou são de temas variados. Sugiro que busque uma psicóloga para uma correta avaliação e tratamento. Pensamentos como esses podem ser sintomas de uma série de transtornos e o bom diagnóstico irá possibilitar o tratamento adequado. O ponto mais importante é que quando esses pensamentos aparecem você acredita neles e passa a sofrer. A terapia irá lhe ajudar muito, não deixe de buscar ajuda. Estou à
disposição, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

11 NOV 2017

Manuela, acreditar que está doente é um sintoma de um quadro popularmente conhecido como hipocondria, que no atual DSM-V se chama Transtorno de Ansiedade de Doença. É uma preocupação excessiva em ter ou contrair alguma doença grave e todos os pensamentos e ações da pessoa giram em torno disso. Não estou afirmando que esse é seu diagnóstico, mas que esse sintoma descrito por você faz parte desse quadro. O melhor a fazer é buscar um profissional psicólogo na sua cidade e ser avaliada por ele. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza