Namorado cheio de paranoias

Feita por >Anônimo · 26 jan 2023 Abordagem psicológica

Quando conheci meu namorado, ele namorava e eu nao sabia. Ficamos bem proximos, e, com o tempo, ele me contou dela. Continuávamos conversando assuntos de rotina, trabalho, treino, etc... nada além disso. Depois de algumas semanas esse cenário de amizade começou a ficar prejudicado, comecei a questionar ele se a menina sabia de mim, pois, se fosse eu, nao gostaria, mesmo sendo amiga, etc (nessa epoca, eu nao tinha interesse nele, mas, quanto a ele, ja estava nítido que ele estava gostando de mim, eu percebia isso, mesmo ele tentando disfarçar absurdamente). Depois, quando resolvi tomar a iniciativa de parar de falar com ele, discutimos, mas voltamos a conversar. Depois, outra briga, e, no fim das contas, ele acabou terminando o namoro dele de 6 anos repentinamente. Depois disso começamos a nos aproximar, ele disse que essa situação foi inesperada (visto q ele ja tinha conversado com várias meninas como amigo e nunca tinha acontecido nada além disso), que foi tudo muito rápido, que o fato de conversar comigo já percebia que estava gostando de mim... Enfim, nos aproximamos, saímos e hoje estamos namorando há 7 meses. Eu o admiro muito, ele me faz bem, é uma pessoa boa, responsavel, estuda, é atencioso... Enfim, desde quando nós só conversávamos como amigos, eu já contava que no meu relacionamento anterior não havia essa liberdade que ele tinha no relacionamento anterior dele, tanto que, quando começamos a namorar, ele ja sabia que eu nao aceitava isso, e nao hesitou em me dar a senha dele... eu, da mesma forma, dei a minha. Nao via/vejo motivos p esconder isso, e ta tudo bem. Ele sempre mexeu nas minhas redes sociais e ficava procurando coisas sobre mim e do meu passado (que nao tem nada de absurdo, inclusive), e isso ja deu muita briga por paranoia dele, e tenho a sensação de que ele quer achar coisa errada minha... Ele, dia desses, disse que nunca tinha mexido diretamente no meu celular. Cansou de brigar varias vezes por coisa da cabeça dele. Tudo ele acha ruim, e isso me deixa sempre tensa. No fim das contas, desativei meu instagram e foram uns 2 meses de paz. Meses depois, estávamos dormindo, ele pegou meu celular e viu uma mensagem minha dizendo que eu já tinha usado lança, mas que nunca mais usava. Eu viajei pra um carnaval fora, fui pra varias festas... ambiente totalmente propício mesmo. O problema é que eu mesma, ha um tempo, ja tinha perguntado a ele se ele tinha usado algo assim, e ele disse q nao, mas acabou me perguntando também e eu neguei. Nao consegui falar, travei na hora e tive medo, porque ele julga tudo e faz uma tempestade num copo dagua... Logo depois, passamos uma madrugada toda brigando por isso e outras coisas q ele junta e sempre aumenta a briga.. uma das minhas defesas foi apagar todas as mensagens do meu instagram, e, assim, eu fiz. Foi uma outra confusao. Tudo, pra ele, é uma catastrofe. Do nada ele fica com a cara fechada, fico achando que fiz algo de errado e ja me da uma tensão horrível... Eu tinha todos os motivos do mundo para ser desconfiada dele, mas nem ligo. Me importo com o hoje, é isso que me interessa. Eu o amo, sou louca por ele, mas ta difícil. Ele tem TAG, toma remédio e tudo, mas o problema é que qualquer coisinha, na cabeça dele, vira o fim do mundo. Ele sonha e fica com raiva de mim no sonho, etc. Eu sei que o que fiz foi errado, eu nao deveria ter mentido, mas eu nao consegui dizer p ele por medo. Isso é tao verdade que, ate hoje, se ele nao tivesse descoberto, eu ainda nao contaria. Infelizmente. Falamos de casar, eu sou totalmente entregue, mas ele é muito ciumento, desconfiado... Não sei o que fazer. Depois desse acontecimento ele diz agora que nao acredita no que eu digo... enfim, sei que não posso fazer nada, mas nao quero ficar namorando pra viver brigando e terminar lá na frente. O que faço? Estou esgotada disso

A melhor resposta 27 JAN 2023

Olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 FEV 2023

Se ele não confia em voce, por que quer dar esta passo e casar?
Se voce não se sente livre para falar a verdade, o que espera que vai acontecer depois do casamento?
Aacha que vai melhorar ou piorar?
Voce não nasceu para casar, embora possa fazer isso.
Voce nasceu para se realizar, cumprir com o teu propósito de vida.
Antes, tens o compromisso para consigo mesma e depois com ele.
Uma realidade é voce consigo mesma outra realidade é voce com ele.
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio... o que está fazendo dessa liberdade?
A quem vai ser fiel? A si mesma, à sua vida ou aos caprichos do teu namorado?

5840 respostas

27 JAN 2023

Olá Princess! Obrigado por escrever. No final das contas, o custo e benefícios de tuas escolhas, serão de responsabilidade tua. Por essa razão, cada situação precisa ser avaliada com profundidade, na condição particular dos envolvidos. Em termos gerais, pelo relatado, o namoro já cumpriu seu papel: vocês se conheceram mais de perto e concluíram que não se confiam. Partindo dessa ideia, esse namoro cumpriu as funções de conhecer, adquirir experiência de vida, amadurecer, mas não assegurou conforto para viverem o estágio do casamento.
Estou a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e primitivos.