Quero me separar mas minha esposa está com paranóia

Feita por >vini000 · 21 jun 2023 Terapia de casal

Convivo há 8 anos com minha esposa e desde o namoro eu havia percebido algumas coisas como não conseguir conversar com as pessoas, levar muito em consideração a opinião dos outros, se achar inferior mesmo sendo linda, não parar em trabalho algum pois sempre "ficam falando dela", crises de choro por esses problemas. Já levei em psicóloga e psiquiatra. Toma medicação. Há cerca de dois anos tive de interná-la com paranóia. Ouve vozes dos vizinhos, pensa que cometeu um crime, que será presa, que a polícia vai vir prendê-la. Enfim, já tentei ser compreensível e também já briguei muito por isso. Estou muito cansado, não consigo mais conversar sobre isso sem me irritar. Tenho que fazer tudo pois nem dirigir ela não dirige. Não trabalha e não consigo imaginar ela fixa em um emprego. Penso em me separar, aliás já pensava antes do quadro de paranóia e agora fico com pena por ela. Sei que o momento é ruim. Mas eu estou exausto. Não sei o que fazer.

A melhor resposta 22 JUN 2023

Lamento ouvir que você esteja passando por uma situação tão desafiadora em seu relacionamento. Conviver com uma pessoa que sofre de problemas de saúde mental pode ser extremamente desgastante e pode afetar negativamente o bem-estar emocional e físico de todos os envolvidos.

É importante reconhecer que você já buscou ajuda profissional para sua esposa, levando-a a psicólogos e psiquiatras, e que ela está tomando medicação. No entanto, parece que o quadro dela não melhorou significativamente e a situação está afetando negativamente sua vida e sua relação com ela.

Nesses casos, é compreensível que você se sinta exausto e sobrecarregado. É importante cuidar de si mesmo e buscar apoio para lidar com as emoções e o estresse que essa situação está causando em sua vida. Considere procurar aconselhamento individual para ajudá-lo a processar seus sentimentos, obter orientação e encontrar estratégias para cuidar de si mesmo.

Além disso, seria benéfico buscar apoio de profissionais especializados em saúde mental, como um psicólogo, que possam ajudá-los a lidar com a situação atual e fornecer orientação sobre os próximos passos a serem tomados. Um psicólogo pode ajudar você a entender melhor a condição de sua esposa, oferecer estratégias para lidar com os desafios do relacionamento e fornecer suporte emocional tanto para você quanto para ela.

No entanto, é importante lembrar que, no final, a decisão de se separar ou continuar no relacionamento é pessoal e depende de vários fatores. Se você estiver considerando a separação, pode ser útil buscar aconselhamento legal para entender seus direitos e responsabilidades, bem como as opções disponíveis para ambos.

Lembre-se de que você não está sozinho nessa situação. Busque apoio de amigos, familiares ou grupos de apoio que possam lhe oferecer suporte emocional durante esse período desafiador. Priorize seu próprio bem-estar e tome as decisões que sejam melhores para você e sua saúde mental.

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville

66 respostas

27 JUN 2023

Vini, pelo seu breve relato dá para perceber que você não está conseguindo lidar com o problema da sua esposa, que você está adoecendo também nesse cuidado com ela. De fato, estar na posição de cuidador, seja qual for a enfermidade, é algo bem desgastante e se a pessoa não se cuidar ela pode adoecer também. Uma sugestão seria buscar tentar dividir esse cuidado com outros membros da família, além de você próprio buscar se cuidar e fazer terapia é um dos meios para isso. Ressalto a importância do acompanhamento da sua esposa com o psiquiatra, do uso correto e adequado das medicações pois são os remédios que vão melhorar os sintomas que você relatou. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

23 JUN 2023

Oi Vini000! Grato por escrever. Cada caso é único, mas quando se consolida determinados estágios de paranoia é preciso muita sabedoria, discernimento, acompanhados de orientação de especialistas.
Aconselho que você conte com a assessoria de um de nós, psicólogos, para construir as melhores formas para lidar com a situação.
Abraços!

8607 respostas

23 JUN 2023

Vinicius
Se voce percebeu como ela era, por que casou?
Ela poderia ter superado isso antes de casar; agora a situação piorou.
Sim ela precisa se tratar e pelo jeito a psicóloga não resolveu nem os medicamentos.
Ela precisa fazer Psicoterapia.
Voce também precisa de Psicoterapia para aprender a lidar com ela; não é o momento de voce pensar em se separar; se coube para voce esta tarefa, abrace a causa, mas deixá-la, só vai complicar a sua vida.
Pensa e decida.