Eu estou numa fase da vida onde não sei para onde ir

Feita por >Port.palmeira · 8 nov 2020 Desenvolvimento pessoal

Olá!!! Eu estou numa fase da vida onde não sei pra onde ir, estou em cima do muro em relação a minha vida, decisões a tomar
Não tomo decisões por medos e pensar demais
Tenho 30 anos, moro de aluguel com minha mãe e também namoro. Eu converso sobre casamento com meu namorado mas ainda sem nenhuma data afirmada pra compromisso mais sério, apenas planos e conversas.
Minha irmã mora com minha tia e está nos chamando para morarmos com elas, minha mãe não quer ir por conta da convivência difícil..e sinto que se não formos, como vai ser se um dia eu casar, ela vai ficar sozinha morando de aluguel?
eu também estou pensando em fazer uma outra faculdade e pagando aluguel junto complica também, seria uma oportunidade de nos safarmos do aluguel.
Vai ser so minha mãe trabalhando e pagando praticamente tudo sozinha
Sei lá... não consigo tomar decisões na minha vida!

A melhor resposta 9 NOV 2020

Olá Port.palmeira.
Organizar melhor seus pensamentos para tomar decisões também é um dos objetivos dos atendimentos psicológicos.
Vou deixar algumas perguntas para você refletir.
O que você pensa sobre o casamento? E sua mãe e seu namorado?
O que sua mãe fala sobre você sair de casa? Você conversa com ela sobre suas intenções de casamento?
Sua mãe prefere ficar sozinha ou morando com pessoas de convivência difícil?
Não ficou muito claro a questão da faculdade, porém, qual a necessidade de fazer outro curso agora? o que te impede de estudar e trabalhar ao mesmo tempo?
Não sei o quanto sabe sobre metas, quando se pretende concretizar algo, se faz necessário colocar datas para que as coisas aconteçam, do contrário não há uma movimentação para que o objetivo se cumpra.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

10 NOV 2020

Olá Port! Obrigada por sua participação.
São decisões difíceis mesmo a se tomar, mas elas fazem parte da vida de todos. Entendo a preocupação com sua mãe, porém é preciso pensar também em você e no seu futuro. Você já conversou com sua mãe expondo o que pensa, sua preocupação com ela e ouviu a opinião dela? Quem sabe vocês consigam decidir juntas sobre o futuro dela e, sobre o seu próprio, um psicólogo poderá te ajudar com as avaliações de prós e contras para que você decida com mais segurança.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba