Até onde os pais podem interferir na vida do adolescente?

Feita por >Soraia · 15 nov 2021 Adolescência

Minha filha tem 16 anos e recentemente descobri que ela beijou um amigo, acabei surtando com ela, dizendo que isso não era apropriado, mas me sinto culpada agora...Estou privando-a de aproveitar essa fase, de fazer as coisas que ela sente vontade? Até onde posso interferir na vida dela?

A melhor resposta 22 NOV 2021

Soraia, boa noite.
Os pais interferem na vida, não só do adolescente, como de todos, até onde a pessoa deixar.
Sua filha está com 16 anos, pensa de quando voce tinha a idade dela, o que voce sentia...
Na verdade, ela é que precisa aprender a colocar limites nas intervenções dos pais, ela precisa ser mae de si mesma, pai de si mesma. Voces podem ser bons amigos, mas ela precisa aprender a ser responsável por ela, responsável pelas consequências que as escolhas e decisões dela gerarem. Voces devem ensinar tudo para ele e não proibir tudo. Ela deve ser a mais experta pessoa, de todas.

5830 respostas

28 NOV 2021

Olá! O diálogo é parte primordial dessa fase da adolescência. Se ela te contou é bom, pois demostra que tem confiança em você e consegue compartilhar assuntos com você. Nas conversas, não surte, mas diga porque acha que esse comportamento não é apropriado para ela. Não se sinta culpada por isso, você como mãe está tentando fazer o melhor para ela.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

17 NOV 2021

Bom dia!!
Você é responsável por ela!! Pode interferir 100%
Mas existem diversas formas disso, talvez uma abordagem mais tranquila e amigável seja mais simples. Afinal ela está passando pela adolescência e quer dividir com você se afastá-la não quer dizer que ela vai parar de passar pela adolescência.
Uma boa conversa sempre ajuda.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

17 NOV 2021

Olá, Soraia
Não há uma resposta objetiva, né? O que temos é nossa própria avaliação. Podemos usar como referência a época que nos éramos adolescentes de 16 anos para tentar compreender melhor como ela se sente.
Para além disso, num processo de terapia, podemos elaborar sobre de onde vem esse sentimento com relação a minha filha (se são expectativas que eu criei com relação a ela, etc).
Não deixe de buscar ajuda para você também
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

16 NOV 2021

Olá Soraia.
Você pode aproveitar estes momentos para ter uma conversa saudável com sua filha e explicar porque ficou tão incomodada, então dizer a ela como seria mais aceitável e saudável os relacionamentos dela, seja com um namorado, ou com amigos, e ainda explicar porque das suas orientações. Tendo comportamentos de proibição total com sua filha, você corre o risco dela não te contar nada e você não terá como ajudá-la orientando da melhor forma possível, ficando ela exposta a pessoas da idade dela que também tem pouca experiência de vida para ajudá-la.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 NOV 2021

Olá Soraia! Grato por citar. Certamente o beijo na boca de um amigo, sem outras informações não pode ser um causador de surto. De outro lado, os pais precisam sim, direcionar a vida dos filhos com base no afeto, no diálogo, na firmeza, no exemplo, para que os filhos não cometam enganos (próprios da idade), de difícil (obesidade, rotina de vida inadequada, falta de preparo para a vida e para o trabalho, mas companhias, drogas, bebidas, vício em comunicação virtual) ou impossível reparação (Aids, gravidez).
Será recomendável que você veja nossos perfis, escolha um de nós, e passe por um processo de assessoria científica com um psicólogo, buscando a melhor forma de interferir na vida dela. É necessário, mas é preciso interferir com adequação.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.