Os pais que não gostam do filho: tem explicação?

Feita por >Ana · 4 ago 2020 Terapia familiar

Meus pais, minha mãe mais frequentemente sempre me destratou desde pequena, me chamava de nomes, sempre me crítica e diminui em tudo, espragueja, pofrere várias palavras feias desejando meu mal, quando ficando maiorzinha comecei a responder ela, e claro com o tempo fiquei muito danificada, a ponto de não conseguir estudar pois como eles diziam que não seria ninguém e não vai dar em nada eu acreditei, e hoje com 28 anos moro ainda com meus pais e continua a mesma coisa falam que não quis estudar e trabalhar e fico nas costas deles e meio que tem razão do fato de estar passando dos limites sendo quando pequena não tinha nenhum motivo pra me maltratar, hoje se tento sair pra qualquer lugar me maldizem, nem namorado me deixam ter nem amigo pois fala que o mundo é mal e amigos são eles até pouco tempo acreditava pois pensava se eles me tratam assim que dirá os outros. Tenho 2 irmão s mais velhos que nunca trataram assim eles foram adolescentes normais estudaram trabalham, nunca proibiram eles de nada mas se não chegavam na hora que ela mandava ela fazia o escarcel em casa mas quando chegavam mesmo não falava nada e deixavam outro dia denovo sair. Fico triste que eles me irritam o tempo as vezes sou respondona eu sei que e errado, e que devia me conter o que da motivos pra eles enjoar de mim. Tava pensando que Até pouco tempo não entendia o significava o que eles diziam as vezes que meus irmãos podiam porque eram homens já menina não pode... com esse negócio de machista e homofobia tão atual me fez pensar que também quando era pequena já vesti roupa do meu irmão e queria brincar só com as coisas que meus irmãos brincavam,
Acho que e por isso que meus pais não gostam de mim porque nasci meio quadrada dos pensamentos deles. Porque certa vez já perguntei porque me tratam assim e nunca responderam nem tocou no anúncio....
Eu quero ter minha casa e ditancoa saudável deles mais nem sei por onde começar.....

A melhor resposta 7 AGO 2020

Olá Ana!
Grata por sua pergunta.
A sua consciência pede que você tome uma atitude e saia dessa enrascada que a vida te envolveu. Agora você percebe que precisa se desapegar de pessoas, dessa tendência de se entregar à baixa auto estima, ao pessimismo, de se comparar, de se vitimizar, de culpar os outros. Isso não quer dizer que alguns fatos não sejam verdadeiros, quer dizer que você precisa reagir de forma diferente à eles. Agora você não é mais uma menina, portanto pode evoluir. Não quero dizer também que você vai mudar da água para o vinho e de um dia para o outro. Quero dizer que você pode olhar para essa questão de outra forma. Agora mais fortalecida e adulta pode galgar outros patamares na escada da vida. Note que o seu corpo está enviando mensagens e sinais pedindo mudanças e se você não ler esses sinais e não mudar, a doença não demora a responder.
Vá à luta e seja humilde, não seja orgulhosa, comece com pequenas coisas. A vida vai dizer onde você precisa mudar, melhorar, fazer cursos, estudar, trabalhar, viajar, dançar, enfim abrace todas as boas oportunidades que a vida lhe der, se harmonize nos seus relacionamentos.
Você precisa dar importância as coisas mais essenciais, que são as coisas que te fazem bem. Busque ter hábitos, amizades, trabalho que mostrem o que você tem de melhor e o que você nasceu para ser. O que você pode fazer para ajudar o mundo? Tenha amor por servir e se mantenha motivada. Faça o que te dá alegria, descubra o que você é apaixonada por fazer e desenvolva habilidades para trabalhar nelas. De um passo de cada vez e seja cada dia melhor! Desenvolva atividades que te dêem retorno financeiro. A independência financeira te dará poder e a liberdade que precisa.
A cada relação as nossas emoções são afloradas e essas emoções precisam ser trabalhadas profundamente. Procure um profissional da área da psicologia para entender os seus sentimentos e emoções e seguir com mais segurança nesse processo de busca da sua felicidade.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

12 AGO 2022

Oi Ana
Come por ti mesma.
Comece a se conhecer, descobrir quem realmente é e porque está passando por tudo isso.
Cada um tem seus desafios para enfrentar, veja que teus irmãos são tratados de forma diferente do que voe e quando voce pergunta, eles não te dão a resposta, porque não sabem; eles simplesmente executam uma ação que voce mesma desencadeia...
Ana, nada é por acaso; é preciso que voce perceba que deve se responsabilizar por si mesma e não se colocar como vítima das circunstâncias. Voce se desafiou e quis passar por estas experiências de desprezo, de maus tratos, manipulações, ser desacreditada... voce comprou todas estas mentiras que falavam de ti, acreditou que voce não serve para nada, que nunca será nada na vida... voce tem atitudes para confirmar o que os pais diziam...
Voce substituiu a sua inteligencia natural da vida pelo ensinamentos dos pais, dos colégios, da religião, da sociedade, da cultura... dos outros; voce acreditou nestas mentiras e hoje, através da tua vida, comprova que eles estavam certos.
Precisa se recuperar, precisa recuperar a sua inteligência, anular a influência dos outros sobre você.
Faça Psicoterapia
Abraços.

5817 respostas

11 AGO 2020

Boa noite Ana
Você precisa ter coragem para crescer, correr atrás do que deseja, dos seus sonhos, estudar, trabalhar, ter sua família. Precisa cortar o cordão umbilical. seja grata aos seus pais por terem dado a oportunidade de você evoluir, crescer, dado a vida para você. Não se apegue as coisas ruins que fizeram para você. Liberte-se, enquanto não fizer isso ficará sofrendo. Tenha coragem de ser quem você é, mas para isso precisa se aceitar também, se não, os outros também não a aceitarão. Sugiro que procure por ajuda de um psicólogo para entender o que está acontecendo com você, fortalecer-se emocionalmente para poder lidar com tudo isso que você relatou. Ame-se em primeiro lugar. E seja a sua prioridade. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

5 AGO 2020

Oi Ana! Grato por participar. Provavelmente, com o domínio machista, predominante na sociedade, você como edição única de nova mulher, foi tratada a partir desse perspectiva, a partir a ação dominante de seu pai, acatada por sua mãe e fortalecida pela presença e dinâmica de vida de teus irmãos. É um jeito distorcido de gostar, entendido por eles, certo. Você, aos vinte e oito anos, quer ter autonomia, vivenciar tua essência. Vamos à luta, não explique por seus pais e a cultura deles, construa seu caminho. Use essa história a seu favor. Vá aos estudos, vá ao trabalho, participe de grupos. Comece simples, com humildade. Com calma, devagar, você poderá ir longo. Seja persistente, disciplina, flexível, ética. No final dará certo. É uma ótima idade de construir caminhada autônoma. Sendo possível conte com um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.