Sinto uma dor que não sei de onde vem.

Feita por >Cace · 7 ago 2023 Abordagem psicológica

Tenho 20 anos, fazia terapia e tomava remédio (flouxetina, lítio, risperidona e clonazepam) tudo que faço eu me frustro, me sinto a pior pessoa do mundo, as vezes eu não queria ter nascido. Vejo minha mãe se esforçar tanto, trabalha de auxiliar de limpeza, eu já trabalhei de vendedor e em um mercado como repositor, mas não aguento mais essas coisas. Só queria saber o que fazer da minha vida...

A melhor resposta 8 AGO 2023

Olá Cace, espero que esteja tudo bem com você.

Mesmo que no momento você não esteja vendo alguma possibilidade com clareza, é importante falar que você pode sim construir um futuro incrível pela frente, e que você pode sim encontrar boas possibilidades para sua vida, em uma projeção futura que seja favorável para você. Procure não se sentir desmotivado, e entenda que o processo de crescimento requer paciência, mas com clareza tudo pode ficar mais favorável. Muitas vezes temos que nos automotivar e acreditar que somos capazes de obter aquilo que desejamos. Nessa idade, é muitíssimo comum não saber o que fazer da vida, e não é incomum não conhecermos nossas potencialidades, habilidades e maiores desafios. É neste sentindo que um processo de psicoterapia pode te ajudar muito. Ele pode te favorecer a você entender justamente esses pontos, para que você possa direcionar suas escolhas para algo que faça sentido para você. Isso requer um aprofundamento em seu autoconhecimento, para que você possa se sentir realizado em suas escolhas. O momento é esse mesmo, ou seja, de, primeiro, entender suas habilidades e dificuldades, para depois traçar um bom caminho para seu desenvolvimento, que te traga realização pessoal a médio e longo prazo. Por isso, se houver possibilidade, entre em contato com um profissional de Psicologia para que você possa obter mais autoconhecimento, e mais clareza em suas escolhas. Isso, com certeza vai te ajudar em suas escolhas de decisões, e vai te responder, aos poucos, a pergunta sobre o que você deseja fazer de sua vida. Muitas coisas positivas te esperam pela frente, não tenha dúvidas sobre isso. A hora de buscar respostas, é essa mesmo.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

928 respostas

8 AGO 2023

Olá Cace, é imprescindível reavaliar seu contexto farmacológico e investigar este quadro através da terapia. Não há resposta ou hipoteses prontas para sua questão e certamente há muito o que se desvendar. Você já parou pra pensar nas suas habilidades sociais e quais são os comportamentos que realmente te geram sofrimento? É um bom momento para descobrir.

Cristina Maria Santos Psicólogo em Vitória

1 resposta

8 AGO 2023

Olá Cace! Obrigado por se colocar. Será preciso retomar psicoterapia individual de cinquenta minutos, com frequência minimamente semanal, para construir a resposta que você buscou aqui. Para te ajudarmos com consistência e base, precisaremos te conhecer de forma mais detalhada. A distância entre a melhor e a pior pessoa do mundo é muito pequena. Ambas radicalizaram e buscam se fazerem destacadas, especiais, para o bem e para o mal. Ser o melhor ou o pior, não é fácil, nem aconselhável. Melhorar-se sim, é adequado.
Trabalhe com seriedade, estude com seriedade, vivencie turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, pratique esportes coletivos de contato, participe de grupos de teatro, estudos, arte, cultura.
Direcione seu tempo para ocupá-lo com construções.
Mexa-se teórica e praticamente por fazeres éticos e significativos para você.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8699 respostas

8 AGO 2023

Olá Cace, abandonar o tratamento medicamentoso e a psicoterapia, não é o melhor caminho para se ajudar. Retorne ao psiquiatra, pois se estava com medicação deve ter algum motivo. E volte também para a terapia, pois somente a medicação não lhe ajudará no autoconhecimento.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

8 AGO 2023

Oi Cace
Em primeiro lugar, precisa parar de tomar medicamentos. Qual a razão de estar tomando? Medicamento nenhum cura o que voce sente.
Precisa fazer Psicoterapia, conhecer-se, resolver teus conflitos, tua baixa autoestima, encontrar a razão da tua existência.