Até onde devo ir com essa situação?

Feita por >Nem sei · 12 out 2022 Abordagem psicológica

Estou conhecendo meu vizinho (moramos no mesmo prédio). Ele é solteiro há 2 anos, teve um relacionamento de 8 anos, foi noivo, e o fim foi muito traumático para o mesmo. Desde então ele nunca mais namorou. Já ficamos juntos por 1 mês no meio do ano e não deu certo, ele se afastou e disse que a gente “não combinava”. Após uns 40 dias, nos reaproximamos e agora estamos saindo de novo, porém desta vez está diferente (pra melhor). A gente vai pra vários lugares, ele me compra rosa, bombom, escreve bilhetes, parece estar mais aberto emocionalmente. Mas as vezes se afasta, não manda mensagem e quando questiono ele ainda diz que tem dúvida e receio sobre se relacionar de novo, e que tem medo de me magoar pois sou uma pessoa muito boa e não mereço ser magoada. Minha dúvida é se isso pode virar um namoro? Se sim, qual a probabilidade? Também não quero sofrer com essa situação, mas não sei até onde vou aguentar. Esse fim de semana fomos no casamento da minha prima, dormimos juntos num hotel (porque a festa foi em outra cidade), mas tivemos uma discussão por conta de rede social antes de dormirmos, foi um pouco tenso. Quando voltamos eu conheci os pais dele, eles me adoraram, ele almoçou comigo e com minha família, a noite ficamos juntos, ficou tudo bem. Mas ontem já senti ele distante e frio novamente. Obs: em novembro ele me convidou pra ir com ele no casamento de um amigo.

A melhor resposta 14 OUT 2022

Nem sei... é nem sabe...
Sim, voce não sabe nada dele, não o conhece, nem ele conhece a ele mesmo... Nem voce conhece a voce mesma.
Ele não te falou tudo, está escondendo coisas, por isso, fica estranho, não quer te magoar... que coisas poderiam te magoar?
Por que não quer te falar?
Se voce se conhecesse já teria percebido, teria questionado, teria esclarecido.
Voces estão num relacionamento extremamente superficial, fingido, com medo de melindrar.
Com a probabilidade? Depende do que vê, do que enxerga e do voce quer ver...
Qual a disposição de cada um para saber a verdade? Ele está disposto a ser verdadeiro? Voce está disposta a ser verdadeira, consigo mesma e com ele?
Há possibilidade? Sim, depende do que cada um quer... a verdade? Ou a ocultação?
Ele é assim, e voce não tem poder para mudá-lo; ele muda se ele quiser.
Mas voce pode mudar a si mesma, voce pode escolher e decidir o que quer e o que não quer.

5817 respostas

18 OUT 2022

oi! se vc precisar de ajuda é só entrar em contato comigo e agendar a sua consulta que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

15 OUT 2022

Olá "Nem Sei",

Obrigada por entrar em contato. A resposta de até onde você deve ir com essa situação só cabe a você responder. Quais são os seus limites? E seus valores? Qual o seu projeto de vida? Esse homem se encaixa nele?
Procure ajuda com um psicólogo para trabalhar mais detalhadamente todas as demandas apresentadas. Há psicólogos que trabalham na modalidade de plantão psicológico e acredito que isso será o ideal para você ter certeza se quer se engajar em uma terapia ou não em um primeiro momento.

Abraços!

Pâmela Fernandes - CRP 17/3314

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

13 OUT 2022

Olá Nem Sei

Entendo sua duvida e sua insegurança, mas precisamos entender o que ocorreu para o termino do relacionamento do seu "Amigo", pode ter sido algo onde ocorreu um trauma e desta forma cada um de nós reage de forma diferente (como se fosse um luto), vá com calma, (se você realmente gosta dele), tente conversar e entender a insegurança que ele sente com relação a novos envolvimentos emocionais.

Atenciosamente

Claudio Benhame Psicólogo em Santo André

30 respostas

13 OUT 2022

Olá Nem sei! Sei que há fatores importantes e inadequados na história que você relatou. Se um mês e meio atrás não deu certo, quarenta dias não modificam substancialmente as coisas. Para as coisas se modificarem substancialmente, ainda em raras situações, é preciso intervalo mínimo de três anos. Por que vizinho? Por que é mais fácil?
Vocês estão se acomodando no que está acessível, de maneira rápida, sem viver amadurecimento, pesquisa e escolha plena. A dúvida implica que não ocorreu maturação da formação consistente de ideia. Namoro não pode conter dúvidas. Há muitos potenciais namorados, livres de preconceitos. Conheça-os.
Estou a disposição para maiores fundamentações.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.

8607 respostas

13 OUT 2022

Olá,
Diante da relação traumatizante que ele passou, está totalmente inseguro.
Se relacionar com outra pessoa que também é insegura, deixa ele com dúvidas, com receio e com medo de se envolver e sofrer novamente.
Te aconselho a fazer psicoterapia para trabalhar seu fortalecimento emocional, sua autoestima e principalmente saber quem é você.
Fico a disposição.
Rute Martins - Psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo