Eu e meu namorado destruimos nossa relação e não sei se tem como voltar atras

Feita por >Katherine · 26 ago 2023 Terapia de casal

Eu namoro com meu namorado já faz 2 anos, no começo era paixão e tudo mais, sendo que eu não era amadurecida e eu fui no começo a pior namorada que alguém poderia ter, era tóxica, proibia ele de ir sair com a família, queria que ele ignorasse a própria irmã só por um problema que teve, sempre ameaçava terminar, tratava ele mal quando tava com raiva, enfim, eu era péssima, desde julho do ano passado eu percebi e tentei me redimir, sendo que após isso eu fui melhorando e fazendo terapia e ele foi piorando de alguma forma, se tornou impulsivo, agressivo, se tornou basicamente igual a mim antigamente, e desde o começo desse ano eu tô insistindo na relação e nele, a gente tá pensando em morar juntos sendo que ele sempre volta atrás com esse tipo de decisão pelo oque ele está sendo comigo atualmente, eu só queria que ele melhorasse, eu não sei o que fazer porque eu também estou no processo de melhorar e aprender, eu não quero terminar mas não sei mais o que fazer.

A melhor resposta 30 AGO 2023

Olá Katherine, é importante destacar que certas coisas nós não temos controle, como é o caso das ações e pensamentos de seu namorado, neste sentido não se cobre quanto a isto, por outro lado, pense neste processo que você passou e os ganhos que teve nestes dois anos em questão de autoconhecimento e amadurecimento, o que foi necessário ser feito para que você mudasse e os ganhos que teve com a terapia, neste sentido seria importante que seu namorado passasse pelo mesmo processo, para que possa se entender e reconhecer estes movimentos agressivos e impulsivos citados por você, outro ponto importante a se destacar é que todo relacionamento é baseado no diálogo, portanto, tente conversar com seu namorado para entender o que se passa, se antes ele era de uma forma e agora você o vê de outra, algo pode ter acontecido neste meio tempo, para que uma relação seja harmoniosa é importante que tenha sintonia nesta relação e que vocês se entendam primeiramente enquanto indivíduos e depois enquanto casal, espero ter ajudado, um grande abraço!

Gabriel Guimarães Hass Psicólogo em Brasília

23 respostas

28 AGO 2023

Katherine
Nada podes fazer para mudar outros... não tem poderes sobre os outros, mas pode ter poder sobre voce mesma.
E não force a barra para morar junto agora porque vai ser um desastre...
Primeiro, precisa se conhecer e se qualificar como mulher, como ser humano, recuperar a tua inteligência de vida;
Resolver teus conflitos, tuas carências, tua dependência, teus traumas;
Precisa curar teu emocional, ser uma mulher que valha a pena e não que dá pena!
Precisa ser para si mesma; o foco principal é voce conquistar o teu objetivo de vida; não é te tentar salvar uma relação que já nasceu mal, já nasceu caótica.
Garantindo a ti mesma, vai atrair pessoas, homens que percebam o valor que tem ...
Voce não precisa correr atrás de ninguém, voce vai atrair naturalmente.
Faça Psicoterapia
Abraços

5817 respostas

27 AGO 2023

Olá Katherine! Obrigado por escrever. Na verdade vocês não namoraram. Não estavam bem consigo mesmos. Geralmente os primeiros namoros são assim mesmo: ilusão de namoro. As pessoas sufocam, perfeccionizam as relações. Não há como ser namorado de outra pessoa se não se é namorado de si mesmo. Não se pode ter namoro pleno se a outra pessoa não puder ser totalmente livre e original.
Vocês não estão maduros para namorar com outras pessoas. Cada qual não está namorando amadurecidamente consigo mesmo.
Em nossa sociedade complexa, antes de namorar com outra pessoa, de forma madura, é preciso compreender a cultura, compreender a complexíssima natureza humana. Isso se faz com trabalho sério, estudos sérios, turmas de colegas éticos e saudáveis, com esportes coletivos de contato, com amadurecimento social.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.