Eu deveria me matar, mas sou covarde até para isso.

Feita por >Inútil falando... · 16 out 2024 Abordagem psicológica

Olá. Já faz algum tempo, eu sinto que cheguei ao fundo do poço, me sinto um completo inútil, insuficiente e coleciono fracassos e fracassos a cada dia. Estou desempregado há mais de 1 ano e nem para arranjar emprego direito eu estou conseguindo e trabalhar era a única forma que eu tinha para ajudar minha mãe, que é a pessoa mais afetada com minha situação. E eu sei que ela nunca vai dizer isso, mas eu sou um fardo, um estorvo, um problema para ela e isso faz eu me sentir a pior pessoa desse mundo. Desde que desempreguei, não converso com mais pessoa nenhuma, não tenho nenhuma relação saudável com ninguém, e não sinto falta disso, pois sei que ninguém me quer do lado. As vezes acho que se eu não existisse mais seria bem melhor que ter essa vida vazia e sem sentido, eu gostaria de morrer, mas eu não tenho coragem para fazer nada disso. Eu fazia tratamento para pressão alta, porém parei com isso, pois na minha cabeça se eu fizesse isso, poderia morrer logo, sem levantar um dedo. Sim eu sou fraco demais, covarde demais, mas eu não sei o que fazer, não tenho perspectiva de nada nem de melhoras para mim, e sinceramente, talvez eu mereça isso, por ser uma pessoa tão horrível e desprezível.
Eu fiz esse texto mais como um desabafo do que uma pergunta, mas quem sabe, talvez, alguém possa me situar no que devo fazer, porque eu não aguento mais...

A melhor resposta HOJE, 18 OUT 2024

Compreendo completamente a sua dor e o desespero que você está sentindo. É realmente difícil lidar com o desemprego, que nos trás a sensação de inutilidade ,a instabilidade, o peso de não conseguir ajudar sua mãe. Você está passando por um momento muito delicado, e é importante reconhecer a sua coragem em compartilhar esses sentimentos.
Em primeiro lugar, quero que você saiba que não está sozinho. Muitas pessoas passam por momentos semelhantes, e seus sentimentos são válidos. Não se culpe por se sentir assim, pois as nossas emoções podem distorcer a forma como vemos a nós mesmos e o mundo ao nosso redor principalmente num momento tão difícil.
É compreensível que você queira ajudar sua mãe, mas lembre-se que ela te ama incondicionalmente, você a ajudando ou não.É natural que ela se preocupe com você, mas isso não significa que você seja um peso. Pelo contrário, você é importante para ela, e ela quer o seu bem-estar acima de tudo.
A sua saúde é fundamental, tanto física quanto mental. Retomar o tratamento para pressão alta é crucial, pois negligenciar sua saúde pode trazer consequências graves. Buscar ajuda profissional, como um psicólogo ou psiquiatra, também é essencial. Eles podem te ajudar a entender e lidar com suas emoções, desenvolver mecanismos de enfrentamento e encontrar caminhos para superar esse momento difícil.
Lembre-se que você não é fraco ou covarde. Você está enfrentando uma batalha interna muito difícil, e isso requer muita força e coragem. Reconhecer seus limites e buscar ajuda é um ato de bravura.
O desemprego pode ser realmente desgastante, mas não desista de procurar novas oportunidades. Busque apoio em amigos, familiares , equipes de saúde e por que não,novas oportunidades de emprego.
Concentre-se em pequenas conquistas diárias, como cuidar da sua saúde,ajudar sua mãe nas tarefas da casa por exemplo ,fazer atividades que te dão prazer, e manter contato com pessoas que te amam. Isso pode te ajudar a se sentir melhor e a trazer mais esperança.

Você não é uma pessoa horrível e desprezível. Você é um ser humano que está passando por um momento difícil, e merece todo o apoio e compaixão. Acredite em si mesmo e na sua capacidade de superar essa fase.

Lembre-se:

Você não está sozinho.
Seus sentimentos são válidos.
Buscar ajuda é um sinal de força.
Você é capaz de superar isso.
Se precisar conversar, desabafar ou buscar orientação, estou aqui para te ouvir sem julgamentos.

Procure ajuda profissional o mais rápido possível:

Centro de Valorização da Vida (CVV): 188 (ligação gratuita) ou https://www.cvv.org.br
CAPS (Centro de Atenção Psicossocial): procure o CAPS mais próximo da sua região.
Você é importante, e sua vida tem valor. Não desista!

O Gemini pode cometer erros. Por isso, é bom checar as respostas.Compreendo completamente a sua dor e o desespero que você está sentindo. É realmente difícil lidar com o desemprego, a sensação de inutilidade e o peso de não conseguir ajudar sua mãe. Você está passando por um momento muito delicado, e é importante reconhecer a sua coragem em compartilhar esses sentimentos.

Em primeiro lugar, quero que você saiba que não está sozinho. Muitas pessoas passam por momentos semelhantes, e seus sentimentos são válidos. Não se culpe por se sentir assim, pois a depressão e a ansiedade podem distorcer a forma como vemos a nós mesmos e o mundo ao nosso redor.

É compreensível que você se sinta um fardo para sua mãe, mas lembre-se que ela te ama incondicionalmente. É natural que ela se preocupe com você, mas isso não significa que você seja um peso. Pelo contrário, você é importante para ela, e ela quer o seu bem-estar acima de tudo.

A sua saúde é fundamental, tanto física quanto mental. Retomar o tratamento para pressão alta é crucial, pois negligenciar sua saúde pode trazer consequências graves. Buscar ajuda profissional, como um psicólogo ou psiquiatra, também é essencial. Eles podem te ajudar a entender e lidar com suas emoções, desenvolver mecanismos de enfrentamento e encontrar caminhos para superar esse momento difícil.

Lembre-se que você não é fraco ou covarde. Você está enfrentando uma batalha interna muito difícil, e isso requer muita força e coragem. Reconhecer seus limites e buscar ajuda é um ato de bravura.

O desemprego pode ser realmente desgastante, mas não desista de procurar novas oportunidades. Busque apoio em amigos, familiares ou agências de emprego. Existem pessoas dispostas a te ajudar e recursos disponíveis para te auxiliar nesse processo.

Concentre-se em pequenas conquistas diárias, como cuidar da sua saúde, fazer atividades que te dão prazer, e manter contato com pessoas que te amam. Isso pode te ajudar a se sentir melhor e a ter mais esperança.

Você não é uma pessoa horrível e desprezível. Você é um ser humano que está passando por um momento difícil, e merece todo o apoio e compaixão. Acredite em si mesmo e na sua capacidade de superar essa fase.

Lembre-se:

Você não está sozinho.
Seus sentimentos são válidos.
Buscar ajuda é um sinal de força.
Você é capaz de superar isso.
Se precisar conversar, desabafar ou buscar orientação, estou aqui para te ouvir sem julgamentos.

Procure ajuda profissional o mais rápido possível:

Centro de Valorização da Vida (CVV): 188 (ligação gratuita) ou https://www.cvv.org.br
CAPS (Centro de Atenção Psicossocial): procure o CAPS mais próximo da sua região.
Você é importante, e sua vida tem valor. Não desista!

Fernanda de Fátima Andrade Psicólogo em Cordeiro

5 respostas

ONTEM, 17 OUT 2024

Boa tarde, Falando! Que bom que você escreveu. Escreveu por que quer construir caminhos. Sem dúvidas você querendo legitimamente trabalhar, logo estará trabalhando e ajudando tua mãe. Não define pelos outros avaliações negativas tuas, como se fossem deles.
O ato de escrever, envolve necessariamente vida, envolve necessariamente aprendizagem.
Humildade, boa vontade e persistência, temperando tuas atitudes, te farão ter muito orgulho de si mesmo, dará alegrias para tua mãe.
Abraços,

9366 respostas

ONTEM, 17 OUT 2024

Olá, boa tarde

Estar no fundo do poço, em meio a escuridão, sem enxergar perspectivas é muito doloroso, sinto muito que esteja passando por isso e se sentindo assim. Não sei em que momento da sua vida vc começou a se sentir um fardo, insuficiente ou inútil, mas certamente isso é reflexo de um sofrimento, não significa que seja verdade. A sua dor precisa ser acolhida e cuidada. Não é verdade que seja um covarde, não é se matar que vc deseja, vc só quer se livrar da dor e conseguir alívio, mas não sabe como conseguir isso. Ficar desempregado afetou a sua autoestima e trouxe muitas dores a tona, talvez dores que vc já carregava há muito tempo e ganharam espaço para serem sentidas. A forma que vc se sente acaba sendo projetada nas outras pessoas, por isso vc acredita que ninguém te quer por perto, mas seu olhar está encoberto pela dor. Sua mãe sabe como vc se sente? vc não está afetando a vida dela de propósito! Vc não está conseguindo se ver com clareza e precisa de ajuda para isso. Às vezes, por estarmos há tanto tempo imersos no sofrimento, nos confundimos com ele, mas não existe só dor aí. Tenho certeza que vc tem muitas partes belas também, só precisa se reencontrar com elas. Vc não é uma pessoa horrível e desprezível, só está sofrendo e merece ser acolhido e receber ajuda como todos os seres humanos. Muitas vezes, não temos forças para nos cuidar e qualquer movimento parece ser extremamente desafiador, mas se dermos um passo de cada vez, aos poucos, já não estaremos mais no mesmo lugar e vc deu um primeiro passo desabafando aqui. Isso mostra que existe vontade de melhorar e de viver, se apegue a isso e não perca as esperanças. Vc tem amigos ou pessoas de confiança com quem possa conversar? Vc disse que se afastou de todos, mas talvez exista alguém com quem vc possa compartilhar o que sente. Isso pode te ajudar porque o que mais nos faz sofrer é ficarmos sozinhos com o nosso sofrimento.
O próximo passo é buscar ajuda profissional, se não tiver condições financeiras para isso, busque encaminhamento no SUS, passe por uma consulta e compartilhe o que está sentindo. Também existe o CAPS e a possibilidade de conseguir atendimento psicológico gratuito nas universidades de psicologia. Muitos profissionais também tem vagas para atendimento por valor social ou simbólico. Vc pode encontrar a ajuda que precisa nesse momento. Espero ter ajudado. Receba meu abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

254 respostas

ONTEM, 17 OUT 2024

Olá, espero que esteja tudo bem com você.

É muito interessante que você comece a ser um pouco mais justo consigo próprio, pois mesmo que tenhamos defeitos e dificuldades, e todos temos, também temos qualidades e potencialidades. Agora que você enumerou todos esses pontos de dificuldade, que tal pensar um pouco sobre suas qualidades, sobre suas habilidades e sobre suas potencialidades? Não precisa se frustrar se não encontrar respostas imediatamente, muitas vezes não sabemos realmente quais nossos melhores pontos. Isso requer um mergulho mais profundo dentro de si, para que possamos descobrir nossos lados que desconhecemos por completo. Talvez você não esteja conseguindo algum emprego no momento porque ainda não encontrou verdadeiramente suas potencialidades. Seja um pouco mais justo e paciente, tenho certeza que você irá conseguir obter aquilo que deseja. Se você precisar de auxílio para adquirir mais autoconhecimento, e isso é importante em seu caso, o profissional de Psicologia é o mais indicado neste momento. Junto a esse profissional você irá ter a oportunidade de se conhecer melhor, reconquistar sua autoestima, e começar a construir o futuro que deseja para si próprio. Tenho certeza que você vai conseguir. Torço por você! Se houver possibilidade, busque esse profissional, e inicie seu processo de psicoterapia. Vindo até este fórum, você demonstrou que possui coragem, a coragem necessária para pedir ajuda, e começar a mudar, e essa coragem não é nenhum pouco pequena.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal