Por que não sirvo nem pra me matar?

Feita por >Cristiano · 23 fev 2018 Depressão

Minha vida sempre foi complicada conturbada.

Desde a adolescência tive depressão tentei me matar mas até pra isso sou covarde em vez de fazer algo definitivo da medo na hora H e a solução é longos e profundos cortes esperando uma hemorragia ou sangrar até a morte mas sempre falhei .. Ano passado tive uma recaída e quase consegui novamente sinto que aos poucos vou criando mais coragem. Não quero mais só acabar com a dor quero acabar com tudo mesmo posso ser mesquinho sei que há pessoas em situações piores mas cada um com seu limite . Não aguento mais ser inútil não dá certo em nada e a vida nunca caminha certo por mais que eu me esforçe alguns psiquiatras já falaram em hipobulia / boderline etc já não aguento mais esse ciclo depressão tentativa de sucidio / psiquiatras / queria poder ter coragem de dar um fim em tudo.

Moro sozinho desempregado a muito tempo não consigo viver por conta própria e ódeio não ser independente e não me sinto bem estando em casas alheias mesmo que seja de familiares.

Só queria saber por que até pra morre eu sou covarde ?

Esse papo de tratamento e que a vida vai melhorar eu já escutei e já tentei

Será que o medo do desconhecido no caso ( a morte ) me bloqueia tanto? Se eu tivesse uma certeza que seria tranquilo e sossegado criaria coragem pra abrir logo a jugular....

Depois que meu pai faleceu também foi outro motivo que me levou a perder totalmente o gosto pela vida...

A melhor resposta 24 FEV 2018

Cristiano, hipobulia não e um diagnóstico, é um sintoma. Já Transtorno de Personalidade Borderline é sim um sintoma e se encaixa com vários pontos do seu relato. Independentemente do diagnóstico, o tratamento para qualquer transtorno mental é psicoterapia e em alguns casos, tratamento psiquiátrico. Se você não fez terapia, não estava fazendo o tratamento de modo adequado, logo, os sintomas dificilmente iriam mudar e falta a você ferramentas para lidar com os sintomas e crise. Muitos pacientes que tem Transtorno de Personalidade Borderline tem transtorno depressivo, ou transtorno de ansiedade, é bastante comum. Sim, infelizmente a pessoa pode ter vários transtornos acontecendo simultaneamente. Mesmo que você não tenha condições financeiras, procure um CAPS na sua cidade, existem clínicas escolas nas faculdades de psicologia que também fornecem atendimento gratuito. Se tratando de forma adequada, você pode sim melhorar e ter uma qualidade de vida. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

24 FEV 2018

Olá, Cristiano.
As vezes a vida fica pesada, e é difícil seguir em frente, mas é importante fazer um tratamento correto, pois será muito importante para você, sei que você não acredita mais em tratamentos, mas acredito que não tenha encontrado ainda um profissional que você tenha mais confiança.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo