Estou problematizando algo que não precisa ser problematizado?

Feita por >00001 · 26 nov 2020 Psicoterapias

Terminei a terapia me sentindo incapaz, não pq tocou em assuntos delicados ou algo do tipo, mas sim pq minha psicóloga falou que para fazer terapia precisa de conteúdo e eu não sou de falar muito, logo não tem conteúdo, eu falo uma coisa ou outra mas pra mim é difícil me abrir assim, eu me sinto mal por não conseguir fazer o mínimo que é falar.

A melhor resposta 1 DEZ 2020

Olá!

Imagino que tenha sido uma experiência frustrante e que tenha reforçado um sentimento negativo sobre você.
Um processo terapêutico é construído pelo vínculo de ambos e talvez a condução não tenha sido eficaz.
Se você sente que há uma angústia ainda latente, ainda que sem nome.. se dê outra chance de viver uma nova experiência com outro profissional.

À disposição.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

6 DEZ 2020

Olá 001, todos nós temos coisas a falar, o q vivemos o q sentimentos, nossa vida n para. Então talvez vc esteja tendo dificuldade p zabrir seus sentimentos, sua vida. Pense nisso.
Se interessar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

3 DEZ 2020

Muito conteúdo nessa tua mensagem!!!
O silêncio é uma forma de se expressar.
Continue buscando acompanhamento profissional.
Avancemos!
Cris Feitosa - Psicóloga clínica
CRP - 02/14.556

Cristiane Feitosa Psicóloga Psicólogo em Recife

5 respostas

27 NOV 2020

Caro 000001
Para fazer Psicoterapia, necessariamente não precisa falar e sim conscientizar e agir.
Se nas sessões voce se conscientizar e depois agir em busca de ti mesmo, vai conseguir a falar, deixar sair livremente o que está preso dentro de ti.
Pode ser sim que com esta psicóloga não conseguiu muita empatia, procure outro Psicoterapeuta pois tudo indica que tem bloqueios emocionais que devem ser tratados e liberados.
Não desanime e busque soluções. Precisa se sentir bem, feliz, realizado.

5817 respostas

27 NOV 2020

Olá 00001! Obrigada por sua participação.
Todos temos nosso tempo. Tempo de iniciar. Tempo de lidar com o processo. E, tempo de encerramentos. Penso que você deva ser uma pessoa reservada e por isso a dificuldade em falar com sua antiga psicóloga. Mas lembre-se que houve um motivo para você ter ido procurá-la, não é mesmo? Resgate isso e não desista do movimento que está fazendo para buscar ajuda. Caso você decida iniciar o processo novamente, com a mesma profissional ou outra, acredito que você deva contar sobre sua dificuldade e isso possa ser uma das coisas a ser trabalhado em sessão. O profissional poderá, inicialmente, desenvolver alguma forma de comunicação diferente, para que você se sinta à vontade em falar. Posteriormente, quando tiver confiança e sentir-se a vontade, a fala virá e consequentemente o conteúdo. Pense sobre isso.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Um grande abraço,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

27 NOV 2020

Olá 0001! Que bom que você escreveu! Esse "falso entendimento" é muito frequente. Há uma série de fatores que geram esse tipo de situação. No seu mundo interno, tenho certeza, não faltam assuntos. Nas caminhadas experienciais teóricas e práticas da psicólogo também não falta. Pelo relato falta o devido encaixe das duas formas de comunicação. As mentes não param, o tempo não para. Certamente falar é uma parte, há outras questões, como gestos, contatos, respirações, respostas, reações a estímulos externos, organização de discurso, histórias.
Psicólogo não é perfeito, pode ser que tua psicóloga não tenha conseguido encontrar a melhor forma de captar tuas comunicações.
Retomem e lutem até conseguir a decifração da tua comunicação.
Caso seja muito difícil com a mesma psicóloga, procure por outro, mas tenha sempre em mente o lutar até conseguir, ponderando que comunicação é gesto, respiração, silêncio, olhar, roupa, chegadas, saídas, lembranças, sonhos, etc.
Espero ter ajudado. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da segunda onda da pandemia, sejamos ainda muito mais razoáveis: máscara, higiene,
distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, muito empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

26 NOV 2020

Olá, como vai?
Cada pessoa tem o seu tempo, tempo para falar inclusive. Algumas pessoas têm realmente muita dificuldade para falarem sobre si mesmas, para se abrir, mas se ainda assim você, enquanto paciente, continua indo para as sessões, é porque ainda tem algo para ser dito.

Talvez, devido à abordagem utilizada pela psicóloga em questão, tenha sido difícil dar continuidade no processo, mediante a sua dificuldade de falar. Mas, se você tem vontade de fazer psicoterapia, insista. Se for preciso busque outro profissional, mas não desista. Fale sobre essa dificuldade que você tem de se abrir, de falar... O profissional te ajudará a encontrar caminhos possíveis para dar andamento no processo psicoterapêutico.

Espero ter ajudado.
Karoline

Psicóloga Karoline Bizatto Psicólogo em Blumenau