Estou me sentindo confusa. Por que me sinto assim pelo meu ex?

Feita por >Rute · 7 fev 2023 Dependência emocional

Vai fazer 2 anos que sai de um relacionamento conturbado. Todos os dias nós brigávamos, a maioria das brigas era por ciúmes de ambos. Eu sofria demais, ele também. Em uma de nossas brigas ele me expulsou de casa (a casa era dele), e eu sofri demais, emagreci, eu acordava quase todas as noites com saudades dele, eu mandava mensagem para ele pedindo para voltar eu estava muito apegada a ele, chego até dizer que eu estava com dependência emocional por ele, íamos fazer 3 anos de relacionamento. Depois de uns meses não lembro o tanto, com ajuda das minhas irmãs e mãe, consegui me recuperar, eu já não mandava mensagem, nem acordava mais com saudades, comecei a sair, um dia antes do meu aniversário alguém me mandou mensagem, e esse alguém ele era lindo demais, duvidei até dele ter me mandado mensagem KK, então ficamos conversando por horas, dias, nós combinamos de nós encontrar (eu apenas o conhecia via Facebook) morávamos no mesmo bairro então ficava bem mais fácil. Nós nos conhecemos, tornamos amigos,contei pra ele sobre o ocorrido passado, depois de um tempo nós ficamos, nos apaixonamos, e começamos a namorar. Quando o meu ex veio me procurar de novo, já tinha se passado meses, quase 1 ano. E ele se humilhou para que eu voltasse com ele, ele trouxe flores, bombons, e até um anel me pedindo em casamento, ele chorava no meu ombro pedindo uma única chance, mas eu já estava namorando. Eu gostava do meu namorado, não queria magoar ele, eu poderia dizer que eu o amava. Talvez eu ainda sentisse algo pelo meu ex, porque de tanto ele insistir eu aceitei voltar com ele, mas acabei desistindo porque só de eu pensar em reviver oque eu vivo do lado dele, me fazia chora, e até hoje eu choro ao lembrar daqueles dias. então eu desisti de voltar com ele, ele passou uns 2 meses me aperriando para voltar, dizia que ia se matar, que estava com depressão, eu ficava apreensiva, eu estava apaixonada no meu namorado, mas eu ainda me preocupava muito com o meu ex. Hoje em dia ele parou de insistir, ele vê meus story do Instagram as vezes, é difícil. Estou casado com o meu namorado. A história foi contada, mas o que eu não entendo é que, quando eu vejo o meu ex pelas ruas (final de semana, eu sempre estou com o meu esposo) eu sinto nervosismo, fico soando a mão, meu coração bate muito forte, eu não olho pra ele. Eu quero mostrar pra ele que eu tô bem, que eu encontrei uma pessoa que me trata como uma princesa, não tenho nada a reclamar. Hoje eu acordei e é a 3° vez consecutivos que eu sonho com o meu ex, em todos eles nós voltamos. Eu amo muito o meu esposo, chega o coração chega a doer, mas gostaria de saber por que me sinto assim pelo meu ex? Porque eu sonho com ele?

A melhor resposta 8 FEV 2023

Olá Rute, acredito que as vivências que você tivera com o seu ex, foram bem significativas e marcantes, talvez (pois não tenho todas as informações concretas e a sua visão detalhada sobre) o fato de você vê-lo desperte em você sentimentos dos mais variados, isso não significa que você não possa sentir paixão pelo seu atual marido, porém é preciso analisar o que você sente, e qual a sua relação com esses sentimentos, e de fato para se livrar desses calafrios, sudorese é, não querer forçar o seu processo, quanto mais negamos algo ou quanto mais queremos nos livrar de algo, mais ele fica presente em nossa mente, os primeiros passos seriam aceitar o que sente, para depois compreender o porque destes sentimentos. E em relação aos seus sonhos, a ciência pode explicar de diversas formas, porém a minha consideração sempre, pauta-se no que você significa seus sonhos? O que eles representam pra ti? Pois podemos dizer que é um acesso aos teus sentimentos, uma lembrança distorcida (você quer esquecê-lo) mas talvez seu cérebro esteja entendendo o oposto, tornando-o evidente, mas isso tudo pode ser trabalhado em sessões de terapia, para entender melhor os contextos, e o que esses sonhos significam para você, procure a ajuda de um profissional, ele irá te auxiliar neste entendimento. Estou a disposição.

Andressa Gomes da Silva Psicólogo em Cascavel

3 respostas

9 FEV 2023

RUTE!
Sonha com ele e sente o coração bater mais forte quando vê ele, porque ainda não curou , não resolveu o conflito emocional que aflorou com ele.
Não significa que vai ficar com ele, mas precisa se curar emocionalmente.
Pode fazer Psicoterapia para se conhecer e para harmnizar teu emocional com o racional e o espiritual.
Isso ajudará a ter um melhor relacionamento e convívio com o teu marido.
Te possibilita a conhecer e eliminar as travas mentais que tens e que impedem voce ser dona de si mesma.

Abraços

5817 respostas

9 FEV 2023

Olá Rute, espero que esteja tudo bem com você.

Pelo seu relato, parece que existem situações vividas em seu antigo relacionamento que ainda causam algum tipo de desconforto em você, motivadas também por algumas crenças que não estão te ajudando a produzir melhores sentimentos diante desta situação. Para melhor elaborar essas questões de seu antigo relacionamento, fazendo com que você dê o significado mais adequado a tudo o que foi vivido, é muito interessante você iniciar um processo com um Psicólogo. A partir disso, você vai puder construir novas maneiras de entender, e outras maneiras de olhar, para tudo que foi vivido por você em seu relacionamento passado. Quando isso acontecer, você poderá experimentar novas formas de compreender e olhar para seu antigo relacionamento e para seu ex, sem que haja tanta expectativa, e de uma maneira mais natural. Um Psicólogo pode te ajudar agora, e se você desejar explorar mais esses sentimentos, buscando uma compreensão mais detalhada deles, e construindo as bases para as mudanças que você deseja para si, inicie seu processo de psicoterapia. Acredito que trará muita compreensão para seu desenvolvimento pessoal, e será muito esclarecedor.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

8 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

8 FEV 2023

Olá Rute! Obrigado por escrever. Os porquês são construções particulares que precisam ser analisados nas particularidades e profundidades de cada pessoa. Parabéns por ter se aberto para a ajuda de suas irmãs e mãe. As vivências não precisam e não devem ser esquecidas, mas elas precisam ser temperadas com outras adquirir as medidas adequadas a cada atualidade.
Será importante que um de nós, psicólogos, possamos conhecer tua rotina, tua história, para verificar se você não está, sem querer, alimentando algo em sua cabeça, para ver o quanto você quer - de certo modo - ganhar sem perder.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.