Estou com uma pessoa há um ano e ele não me assume, isso me incomoda

Feita por >M. M. · 2 fev 2022 Terapia de casal

Eu tenho 2 filhos e já fui casada 2x, acho que ele tem vergonha de assumir um relacionamento comigo.
ele diz que me ama mas nunca me apresentou a família e amigos, diz que tem um ritmo lento e que devemos viver o agora. Não penso em casar, mas as vezes acho que ele nunca vai me assumir, isso me incomoda.

A melhor resposta 6 FEV 2022

MM
Em vez de ele te assumir, porque voce não assume a ti mesma?
Não espere ele te assumir... voce não precisa disso. Viva como se só pudesse contar contigo mesma.
Viva a sua vida sem esperar por ele, Administre a tua vida com autonomia e não com dependência.
Voce é dona da sua vida, seja comandante e não subalterna.
Ele, vendo este movimento teu vai ficar alerta, pois "pode te perder".
É isso que deve provocar. Tem uma frase na Bíblia que diz "Seja quente ou seja frio; não fique morno porque te vimitarei"
Defina-se e defina a situação sem esperar por ele.
Abraços

5817 respostas

6 FEV 2022

ola! Posso lhe ajudar no que você precisar. Se você estiver precisando se consultar com um psicológo é só agendar comigo que eu lhe respondo o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 FEV 2022

Boa noite. A questão é que vc precisa se valorizar mais. Se vc vive em uma relação que n é satisfatória e não te faz feliz vc Deve pensar melhor sobre isso.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

3 FEV 2022

Boa tarde, M.M.
Para uma relação dar certo antes de mais nada é preciso autoestima em dia e segurança em si mesma. Primeiro se bastar antes de estar com alguém.
Por um lado, ele é sincero dizendo não estar pronto para assumir publicamente um relacionamento. Talvez tenha suas razões.
Por outro, ele não leva em conta a sua insegurança. Parece estar focado no tempo dele, sem se preocupar com o seu.

A primeira coisa que deve se perguntar é: Quais são as SUAS expectativas para esta relação? Primeiro lidar com as suas inseguranças, e avaliar se vale a pena estar com alguém que ainda não está pronto para assumir a relação, algo que parece ser importante para VOCÊ.
Pense nisso. Numa relação, ou os dois igualam os tempos, ou viverão 2 relações diferentes em uma.

A psicoterapia pode ajudar a lidar com estas inseguranças.
Caso tenha interesse, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

3 FEV 2022

Olá MM
Grata por sua participação aqui.
Colocar-se em situações que sente que está dependente das decisões do outro e sentimentos de impotência frente esses eventos denota baixa auto estima. Procure ajuda psicológica o quanto antes possível para aprofundar-se nessa e em outras questões que possam estar envolvidas.
Fico à disposição.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

3 FEV 2022

Olá M. M., espero que esteja tudo bem com você!

O seu parceiro está sendo completamente sincero e honesto com você nesse sentido, um sinal de maturidade para relacionamentos, e isso é muito bom para ambos, porque deixa as coisas as claras, sem meias palavras ou atitudes escondidas que podem levar a desentendimentos futuros. A partir da colocação dele, que deve ser respeitada pois sinaliza um limite dele dentro da relação, e é importante saber colocar limites em situações gerais de vida e também em relacionamentos, você deve decidir se deseja continuar com o relacionamento desta forma, ou se isso já não é mais o suficiente para você. Essa reflexão passa a ser importante também pois fará você entrar em contato consigo própria neste momento, e também com suas necessidades e limites. Reflita sobre isso mais detalhadamente, pois você já informou que isso te incomoda, e sinta se é possível continuar desta forma, ou se para você essa maneira não é interessante e é preciso parar. Essa decisão é sua, bem como a maneira como você irá agir dentro de sua relação. Se sentir necessidade, busque um Psicólogo para te dar um auxílio na melhor tomada de decisão, isso pode te favorecer no momento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

3 FEV 2022

M.M você sente o que por ele?
É amor, apego, dependência? responda estas questões pra você como forma de ir esclarecendo o que você sente.
Como anda seu amor próprio? pois para amar alguém verdadeiramente, não podemos esquecer de nós mesmos, ou seja, você em primeiro lugar.
com relação a teus relacionamentos anteriores, o que você pensa, sente vergonha ou é aprendizado?
O que ele te oferece te basta?
O que teu relacionamento atual tem de idêntico ou similar com os teus relacionamentos anteriores?
O que você espera de um relacionamento?
Após essas análises, você conclui que merece mais ou está bom.
São muitas as questões a serem trabalhadas e por aqui é muito superficial esse contato, procure atendimento psicoterapêutico com um bom profissional, e precisando eu estou a disposição.

Cátia Simone Wermuth Psicólogo em Cascavel

7 respostas

3 FEV 2022

Olá.
No seu relato não há definição de quem seja "ele". E isto leva a pensar que sua análise pode aproveitar esta questão: quem é ele para você; como é a pessoa que você procura; quais são as possibilidades (e as impossibilidades, claro) dele ser este "ele" que você quer assumir no relacionamento (aliás, você já "assumiu" ele? ). Cada pessoa tem suas possibilidades e impossibilidades (limites) e é fundamental que você analise as suas e as dele para saber até que ponto ele vai junto ou não vai... Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

3 FEV 2022

Olá M. M.! Grato por citar. Precisaremos contar com muito mais dados para que possamos te ajudar a pensar. A questão inicial a ser temperada com a tua história, rotina de vida, personalidade, planos, precisa se associar com a questão do quanto você mesma, se assume.
Estaremos à disposição para maiores esclarecimentos, aprofundamentos e detalhamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religisos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organzação Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças, Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.